Companhias aéreas
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas




 Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Jun 27, 2020 8:49 am 
 Atualizado: Sáb Jun 27, 2020 8:51 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18807
Administrador
Imagem

De acordo com dados de 2018 do Ministério da Saúde, 19,8% dos brasileiros são categorizados como "obesos". O número aparece em um crescimento constante, entretanto, estas pessoas são consideradas um grupo minoritário, uma vez que tudo que compõe a sociedade é feito em moldes que correspondem uma outra realidade corporal. Na prática, o resultado são pessoas com dificuldade de passar em catracas, lojas que oferecem tamanhos só até o G e, mais especificamente no mundo das viagens, aviões inteiramente pensados com espaços restritos. Os banheiros e as poltronas da Classe Econômica são extremamente apertados até para quem é magro. Mas um aspecto essencial para a segurança dos passageiros é ainda mais alarmante: em muitas pessoas maiores, o cinto de segurança não fecha.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

O cinto do avião não fechou: e agora?

O ideal é que os espaços fossem pensados para receberem pessoas de todos os tamanhos, mas enquanto este futuro não chega, se o cinto do avião não fecha em você, a companhia aérea é obrigada a te fornecer um extensor de cinto de forma completamente gratuita. Todo passageiro tem o direito de viajar com a devida proteção. Há vários registros de casos em que passageiros tiveram que voar (inclusive em trechos longos, internacionais) sem cinto e depois processaram a companhia aérea. Isso jamais pode acontecer.

Com o crescimento do movimento body positive, felizmente, pessoas com corpos que não se encaixam no padrão de beleza e acessibilidade abraçaram o amor próprio. Mas mesmo os passageiros mais empoderados podem se constranger quando chega o momento de pedir o extensor de cinto ao comissário de bordo, o que é uma grande bobagem. É preciso desmoralizar o corpo gordo. Quando um passageiro baixinho precisa de ajuda para acomodar sua bagagem de mão no compartimento, não há vergonha envolvida neste processo. Para a extensão de cinto, deve ser o mesmo.

Se mesmo assim você ainda sentir vergonha quando percebe que o cinto não vai fechar, a melhor dica é ser uma das primeiras pessoas a entrar na aeronave e logo fazer o pedido ao comissário. Quanto antes, melhor. Em muitos relatos, passageiros maiores afirmam que o pior cenário é quando a tripulação está fazendo aquela ronda final antes de decolar para verificar que todos estão acomodados da maneira correta e percebe que você está sem cinto. Dessa forma, você provavelmente chamará mais atenção, porque terá o diálogo do extensor de cinto na frente de todos. Novamente, repetimos que, mesmo neste caso, não deveria haver pudor, mas sabemos que esta ainda não é a realidade para muitos.

Se você não quer passa por este momento de diálogo com um comissário, uma ótima solução é comprar o seu próprio extensor de cinto. Ele é vendido por acessíveis em sites como eBay e AliExpress.

Assento extra

Para muitos, o extensor de cinto é uma necessidade, mas há algumas dicas opcionais que vão te ajudar a ter uma viagem de avião um pouco mais tranquila, como adotar uma estratégia para escolha de assento. Viajantes gordos afirmam que o pior lugar para se sentar é no meio. O que, na verdade, acreditamos que seja um consenso entre todos, independentemente de particularidades corporais.

Para explorar ainda mais os detalhes dos diferentes assentos das aeronaves, o site SeatGuru mostra detalhadamente os melhores e piores lugares para se sentar, levando em conta o conforto. Basta você informar a companhia aérea, a data e o número do voo.

Se você é um gordo maior e precisa comprar um assento extra, também vamos te ajudar com isso. A ANAC define que: para cada assento adicional necessário, o valor será igual ou inferior a 20% do valor do bilhete aéreo adquirido.

A única companhia aérea brasileira que oferece um atendimento específico para passageiros gordos é a GOL. Você pode conferir a aba dedicada à assistência especial clicando aqui. Ao voar pela companhia, não é cobrada taxa de embarque do assento adicional.

Caso o seu orçamento permita, esqueça tudo isso e simplesmente voe na Primeira Classe ou Classe Executiva.

Leia também: Grávidas podem viajar de avião? Regras das companhias aéreas brasileiras

Vale a pena deixar de viajar por causa das dificuldades?

Não. Nunca. Jamais. O Falando de Viagem repudia qualquer tipo de discriminação e lamenta que viajantes gordos precisem se esforçar e gastar mais dinheiro para explorar o mundo. Torcemos por um mundo em que isso não precise mais acontecer. Mas enquanto isso, te encorajamos a passar por cima destas dificuldades, porque viajar é a melhor coisa que podemos fazer por nós mesmos nessa vida.

Boa viagem!

E você, precisa solicitar o extensor de cinto? E o assento extra? O que pensa sobre isso? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do melhor grupo de descontos do WhatsApp. Acesse: https://fdv.im/Descontos11



 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Jun 27, 2020 9:06 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10164
Em 2019 o % de obesos na população subiu para 20,3%, segundo o relatório Vigitel do Ministério da Saúde. E esse percentual só tende a aumentar.

Para atender a esse público com o devido respeito acho que os aviões deveriam estar munidos de uma certa quantidade de extensores de cinto. Com relação ao tamanho do assento, o ideal seria aumentar a largura de todos os assentos, mas isso acarretaria um aumento no preço da passagem para os demais passageiros. Talvez um meio termo seria oferecer uma quantidade X de poltronas mais largas, porém reservadas para passageiros muito obesos. Passageiros não obesos só poderiam ocupá-las caso não estivessem reservadas até o fechamento do check-in, mas pagando mais caro.

Não precisa colocar obeso entre aspas, esse é o termo correto, usado na medicina e demais ciências da saúde.

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Jun 29, 2020 7:52 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 5877
Acho também que deveria ter cadeiras para obesos. Pelos menos de 3 avião. Já vi pessoas obesas constrangidas no avião e meu coração apertou ao assistir a cena. Cinto é direito sim mas só ele as vezes não basta.

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Jun 29, 2020 3:07 pm 
Mensagens: 1341
@baran, as aspas foram usadas a fim de determinar o nome da categoria. Não teve a ver com tabus.

_________________
http://fdv.im/ManuCaldas


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Como trocar seu assento por um melhor na TAP de graça antes de entrar no avião

em Assentos

Última mensagem Qui Jan 30, 2020 10:56 am Beatriz Ver última mensagem

 

2

Pedido de casamento em Buenos Aires

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Buenos Aires

Última mensagem Qui Jun 11, 2020 7:15 pm eduardongx Ver última mensagem

 

16

Cartão de crédito EXTRA Itaucard Mastercard Gold

em Itaú

Última mensagem Ter Set 08, 2020 7:23 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

Passagens mais baratas? Governo anuncia fim da taxa extra para voos internacionais

em Notícias

Última mensagem Sex Nov 08, 2019 9:29 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

5

Air Europa melhora a experiência Wi-Fi de seus passageiros

em Internet

Última mensagem Qui Jul 23, 2020 5:12 pm manucaldas Ver última mensagem

 

1

 


Booking.com
Companhias aéreas
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes