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 Mensagem não lidaPublicado: Sex Out 09, 2020 11:14 am 
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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) demonstrou a baixa incidência de transmissão da COVID-19 a bordo das aeronaves com o número atualizado de casos publicados. Desde o início de 2020, foram relatados 44 casos da COVID-19, cuja transmissão foi associada a uma viagem de avião (incluindo casos confirmados, prováveis e potenciais). No mesmo período, cerca de 1,2 bilhão de passageiros viajaram.

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"O risco de um passageiro contrair a COVID-19 a bordo parece muito baixo. Com apenas 44 casos potenciais identificados de transmissão relacionada à voos entre 1,2 bilhão de viajantes, isso significa um caso para cada 27 milhões de viajantes. Reconhecemos que esse número pode estar subestimado, mas mesmo se 90% dos casos não fossem relatados, seria um caso para cada 2,7 milhões de viajantes. Achamos esses números extremamente reconfortantes. Além disso, a grande maioria dos casos publicados ocorreu antes da obrigatoriedade do uso de coberturas faciais a bordo", disse o Dr. David Powell, Conselheiro Médico da IATA.

A nova conclusão de números tão baixos está baseada na publicação conjunta da Airbus, Boeing e Embraer sobre as pesquisas de dinâmica de fluidos computacional (CFD) realizadas por cada fabricante em suas aeronaves. Embora as metodologias sejam um pouco diferentes, cada simulação detalhada confirmou que os sistemas de fluxo de ar da aeronave controlam o movimento das partículas na cabine, limitando a propagação de vírus.

Os dados das simulações produziram resultados semelhantes:

- Os sistemas de fluxo de ar da aeronave, filtros de ar de alta eficiência (HEPA), a barreira natural do encosto dos assentos, o fluxo do ar para baixo e as altas taxas de renovação de ar reduzem com eficiência o risco de transmissão de doenças a bordo em tempos normais.

- A adição do uso de máscara em meio às preocupações com a pandemia representa uma camada de proteção adicional significativa, aumentando a segurança de sentar-se próximo a outro passageiro na cabine de uma aeronave em relação à maioria dos outros ambientes fechados.

Coleta de dados

A coleta de dados da IATA e os resultados das simulações separadas estão alinhados aos baixos números relatados em um estudo r recentemente publicado por Freedman e Wilder-Smith no Journal of Travel Medicine. Não é possível estabelecer uma contagem exata de possíveis casos associados aos voos, mas o contato da IATA com as companhias aéreas e autoridades de saúde pública, além da revisão completa da literatura disponível, não mostraram qualquer indicação de que a transmissão a bordo seja comum ou generalizada. Além disso, o estudo de Freedman e Wilder-Smith reforça a eficácia do uso de máscara para reduzir ainda mais o risco.

Abordagem em camadas de medidas preventivas

O uso de máscara a bordo foi recomendado pela IATA em junho, além de ser um requisito comum na maioria das companhias aéreas desde a publicação e implementação das orientações lançadas no documento Takeoff pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que adicionam várias camadas de proteção além dos sistemas de fluxo de ar que já garantem um ambiente de cabine seguro com riscos muito baixos de transmissão de doenças a bordo.

As características do design da aeronave incluem uma camada adicional de proteção, contribuindo para a baixa incidência de transmissão durante o voo, que incluem:
- Interações face a face limitadas, pois os passageiros se sentam olhando para frente e se movem lateralmente muito pouco;
- O encosto atua como uma barreira física evitando o movimento do ar de uma fileira para outra;
- Minimização do fluxo de ar para frente e para trás, com fluxo segmentado direcionado do teto para o chão;
- Alta taxa de ar fresco que entra na cabine. O ar é trocado 20-30 vezes por hora a bordo da maioria das aeronaves, que se compara muito favoravelmente com o espaço médio de um escritório (média de 2-3 vezes por hora) ou de escolas (média de 10-15 vezes por hora);
- Uso de filtros HEPA com mais de 99,9% de taxa de eficiência na remoção de bactérias/vírus, garantindo que o ar que entra na cabine não seja uma via de penetração de micróbios.

Esses estudos mostram a cooperação e a dedicação à segurança de todos os envolvidos no transporte aéreo e fornecem evidências de que o ar da cabine é seguro.

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 Mensagem não lidaPublicado: Sex Out 09, 2020 11:19 am 
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Duas pessoas próximas e usando máscara apresenta chances muito baixas de contaminação. Fora que o número de casos está diminuindo, como mostrou ontem o Jornal Nacional.

Vejo muita gente achando que só pelo fato de estar ao lado de alguém vai se contaminar. Está bem longe de ser assim.

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 Mensagem não lidaPublicado: Sáb Out 10, 2020 8:46 pm 
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Viajar de avião, mesmo sendo um dos meios de transporte mais seguros do mundo, sempre causou medo nas pessoas. Dito isso, acho compreensível o medo de pegar coronavírus em uma aeronave. É mais irracional do que racional.


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Out 13, 2020 9:49 am 
Mensagens: 711
O problema nem é tanto o avião (considerando que as empresas aéreas suspenderam o serviço de bordo. Eu não gostaria de sentar do lado de uma pessoa comendo um amendoim), mas os demais procedimentos que permaneceram iguais.

Tira laptop, põe laptop, encosta em um monte de bandeja e demais coisas sujas. Pessoal fazendo a mesma fila de sempre no embarque. Não é que é garantido que você vai pegar alguma coisa, mas é muito desconfortável.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Out 14, 2020 12:03 pm 
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Já peguei voo 3 vezes e nada aconteceu e com criança de 1 ano. Acho que a chance de pegar em um supermercado por exemplo pode ser bem maior.

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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Out 14, 2020 6:23 pm 
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@JulianaMagalhaes e com criança sem máscara por causa da idade.

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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Out 14, 2020 6:30 pm 
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Pessoalmente achei tranquilo voar. Está mais seguro que na 25 de Março ou no SAARA.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Out 14, 2020 6:39 pm 
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Com certeza, @ralacerda. Essa semana fiz SDU-VCP com a Azul e achei tudo muito organizado e com as regras sendo bem cumpridas.

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