Minha mala de mão será pesada?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Sex Jan 11, 2013 9:16 pm
Imagem

Uma das maiores preocupações de quem viaja de avião é a mala de mão. E esta preocupação não é apenas de quem exagera, mas sim da maioria dos passageiros. O peso estipulado pela maioria das companhias aéreas é muito baixo e, dependendo da qualidade da sua mala, ela vazia já poderá pesar o limite máximo.

Ao mesmo tempo em que as companhias aéreas limitam o peso, informam que você não deve despachar notebooks, câmeras digitais e outros eletrônicos por questões de segurança. Um notebook, dependendo do tamanho, junto com a mala, facilmente ultrapassa o limite permitido.

A maioria das companhias aéreas NÃO checa o peso da mala de mão. Nós já tivemos problema com a Azul, que reclamou, pesou e viu que não tinha nada de errado, pois dentro da mala de mão só havia produtos eletrônicos.

Ultimamente nossa dica é: Esconda a mala no check-in. 99% dos problemas acontecem lá. No embarque nada é checado.

Aliás, outro assunto que nos intriga. Se a mala de mão pode ter X quilos e você decidir comprar 20 quilos de produtos dentro da área segura, o que acontece? Nada.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

bizRG Mensagens: 444
Sex Jan 11, 2013 11:30 pm
Ocultar a bagagem de mão no check-in funciona bem em grandes aeroportos, porém, em pequenos aeroportos isso não resolve tudo.

Isso ocorre, pois, o mesmo pessoal que faz o check-in, realiza o embarque e logo eles lembram as pessoas que fizeram o despacho e o que elas carregavam.

Com isso, minha recomendação é que façam o check-in com uma pequena bolsa ou algo do tipo, cobrem a tag da bagagem de mão e depois façam a "transferência" para sua mala.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
GJulio Mensagens: 243
Sáb Jan 12, 2013 1:48 pm
Já tive o desprazer de ficar dentro de um vôo parado por 4 horas em aeroporto (em Bogota) porque o avião estava com excesso de peso !!! Foi uma grande briga e demora, até que a CiA aérea (Avianca) deu passagens em classe maior, vôos no dia seguinte e hotel para 6 dos viajantes, que aceitaram desembarcar com suas malas. A CiA foi a culpada, claro, pois ela é quem deveria verificar as malas e limites de peso para determinado tipo de aeronave. Não sei como funciona isso, não se eles tem balanças na pista do aeroporto como existem balanças para caminhões em rodovias. Só sei que foi um transtorno enorme (e injusto para quem viajava sozinho, com uma pequena mochila de mão e apenas uma mala despachada).
E frequentemente quando volto dos EUA, também me irrito bastante com a falta de bom senso de alguns indivíduos que carregam bagagens de mão visivelmente maiores do que o permitido. Não raro, falta espaço nas cabines da classe econômica para a bagagem de mão, porque todo mundo acha que usar "um pouquinho a mais de espaço não vai fazer falta". O local que deveria abrigar 3 bagagens de mão só consegue abrigar duas e com dificuldade.
Concordo que essas políticas de peso e volume na maioria das vezes são obscuras e restritivas demais. Entretanto o bom senso deveria prevalecer, principalmente para quem viaja de classe econômica, onde o espaço tanto para pessoas quanto para bagagens já é bem limitado. Fica a dica.

GJulio Mensagens: 243
Sáb Jan 12, 2013 2:37 pm
Fui pesquisar algo a respeito dos limites de peso em aviões.

Maximum Take-Off Weight (MTOW) é o peso máximo de decolagem de uma aeronave. Os componentes desse peso são a soma entre o Operating empty weight (OEW), que se refere ao peso do avião e seus componentes, mais o Peso do Combustível e mais os Passageiros e Cargas.

Uma equação do tipo:

MTOW = OEW + Combustivel em kg + Passageiros + Carga/Bagagem

Utilizemos como exemplo um Boeing 747:

MTOW = 333 toneladas
OEW = 162 toneladas
Capacidade máxima de combustível = 172 mil litros (ou 138 toneladas (densidade do combustível aprox 0,8)).

Ou seja, um avião desses, se estivesse com o tanque de combustível cheio, poderia carregar no máximo mais 30 toneladas entre carga e passageiros. Imaginando uma configuração com 300 passageiros, isso daria 100kg para cada passageiro, incluindo o peso do passageiro E bagagem. É pouco mesmo.

O grande truque é que o principal determinante da conta final do quanto sobra de peso para os passageiros e carga é a quantidade de combustível no tanque. Da para concluir que a maior parte dos aviões não viaja com o tanque cheio, pois caso o fizesse não sobraria muito espaço (na verdade peso) útil para carga e passageiros. A companhia aérea deve tentar manejar todos esses fatores. Os valores que eles nos impõe possivelmente são os convenientes para que eles não tenham problemas dentro de uma margem de segurança.

bizRG Mensagens: 444
Sáb Jan 12, 2013 4:43 pm
GJulio,

Na verdade um vôo utiliza a quantidade de combustível necessário para a etapa que ele for cumprir, além de uma margem de segurança para o caso de um problema durante o pouso (como aeroporto fechado).

Quando a bagagem realmente vale o bom senso. Tentar embarcar com uma mala grande é uma dose cavalar. A pessoa deve procurar viagem com a bagagem mais compacta que tiver, caso queira manter ela dentro do bagageiro enquanto voa.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
leocabral Mensagens: 423
Sáb Jan 12, 2013 7:15 pm
A TAM está pesado rigorosamente TODAS as bagagens de mão, e caso passe de 5kg, ou reduz o peso ou paga 150 dolares de multa (o mesmo valor de multa de uma bagagem).
É um absurdo mas está acontecendo.. que viajou recentemente pela tam EM VOO intl deve ter notado!

schrank01 Mensagens: 1075
Qua Jan 30, 2013 7:58 pm
Interessante como a American Airlines trata do assunto.
Lendo o site da companhia, verifica-se que o peso permitido para bagagem de mão é bem mais generoso: 18 KG.
O volume, parece ser o mesmo das demais companhias (114 cm).

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Jan 30, 2013 8:06 pm
Já voei dezenas de vezes pela AA e nunca pesaram. Uma vez implicaram, mas como a mala entrou no "testador de tamanho" não fizeram nada.

schrank01 Mensagens: 1075
Qua Jan 30, 2013 8:21 pm
É, nunca pesaram a minha também, mas é bom saber que 18 kg é um limite muito mais plausível para os passageiros, caso eles, um dia, decidam pesar.

bizRG Mensagens: 444
Qua Jan 30, 2013 9:52 pm
Mais generosa ainda é a British. Ela permite que você leve 23 kg

http://www.britishairways.com/travel/bagcabin/public/en_us#


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem




Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio