Você comprou uma passagem aérea e por alguma razão não poderá voar, então deseja transferir para um parente ou amigo. Isso é possível? Não. Passagens aéreas são pessoais e intransferíveis.
Quem decide isso não é a companhia aérea, mas sim a Resolução ANAC nº 138/2010. Isso foi realizado para impedir um mercado paralelo de venda de passagens aéreas.
Quais as opções que restam? - Alterar a data; - Cancelar o bilhete.
É importante lembrar que cada bilhete tem suas regras específicas e na imensa maioria dos casos você pagará uma multa para realizar alterações ou cancelar o bilhete aéreo. Dependendo da condição de compra pode até não ser possível nenhuma dessas duas opções.
Planeje a sua próxima viagem
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Eu consegui arrumar uma passagem da Gol na qual escrevi um nome errado. Fui ver depois de uma semana, liguei na Gol e abriram um protocolo para pedir a mudança do nome. Atendido no outro dia, recebi a reserva por email com o nome arrumado!
Publicado: Seg Jan 28, 2013 4:52 pm
cascardojrMensagens: 4
Acertar o nome pode, mas mudar não pode em hipótese alguma. A portaria do antigo DAC, atual ANAC, tem, além da função dita pelo falandodeviagem, uma outra muito importante: IMPEDIR AÇÕES CRIMINOSAS. Traficantes de drogas e de animais silvestres são monitorados pela Polícia Federal e não gostam de aparecer em listas de passageiros. Deixar que seja feita troca de nome de passageiros seria uma forma de camuflar a identidade de traficantes até a última hora do voo. Experimentem, p. ex., comprar uma passagem de avião em dinheiro e com poucas horas de antecedência (tática de traficantes pouco inteligentes). Vc será convidado pela PF pra bater um papo e sua mala será revistada. Tráfico é uma dessas situações que envolvem crimes, mas podemos pensar em muitas outras que fazem com que a ANAC não permita a troca. Um bom exemplo é o Sistema Nacional de Procurados e Impedidos da PF. Os réus do mensalão estão impedidos de sair do país por decisão do STF. Comprar a passagem no nome de alguém seria uma forma de tentar burlar esse sistema. Se bem que hoje nem mesmo dessa forma isso seria possível, tendo em vista que os sistemas da PF são em tempo real e ligados ao sistema da INTERPOL.
Publicado: Ter Ago 20, 2013 12:30 pm
baranMensagens: 10184
A norma que regulamenta isso hoje é a Resolução ANAC nº 138/2010.