O que fazer ao ter a mala extraviada?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Qua Mar 06, 2013 6:58 pm
Imagem

Desespero? Pânico? Gritaria no aeroporto? Calma, nada disto é necessário. O extravio de malas é um problema relativamente comum e que na imensa maioria dos casos é resolvido em um ou dois dias. Há exceções, mas normalmente quem tem uma mala extraviada a recebe de volta em um curto espaço de tempo.

Sua mala não chegou? Procure imediatamente a companhia aérea. Ela é a única responsável pelo acontecido. Você deve procurá-la ainda no aeroporto, no guichê de bagagem, que normalmente está localizado ainda dentro da área segura.

Você precisará apresentar o comprovante de despacho da bagagem, a sua passagem e preencher um formulário. Informações sobre a dimensão, cor e marca da mala são necessárias para ajudar na sua localização. Você também irá informar o endereço para o qual a mala deve ser enviada após sua localização. Não há nenhum custo para o passageiro.

As melhores companhias aéreas têm um sistema on-line, onde você pode acompanhar o processo. Certifique-se de ter o telefone do setor, para ligar em caso de problemas.

E se a mala não aparecer? A companhia aérea pagará uma indenização para você. Caso você não concorde com o valor poderá acioná-la na justiça exigindo o pagamento das suas perdas. É importante ter a comprovação de tudo que foi comprado na viagem através das notas fiscais, por exemplo.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

zardox Mensagens: 11619
Qua Mar 06, 2013 8:02 pm
Na ida para Orlando, fomos com 5 malas de porão... destas, 2 foram danificadas, sendo que uma delas o couro rasgou de cima a baixo...não sei como eles conseguiram fazer isto...não perdemos nada, porque o nylon interno (a forração da mala) não rasgou e segurou as roupas...
Bem... ter 40% de suas malas danificadas num voo não é nada agradável... mas até dá para entender se vcs verificarem o "carinho" que eles tratam suas malas....
Mas.. o que não dá para aturar... é um funcionáriozinho da AA, depois de vc viajar 10 horas... falar na tua cara que aquilo ali não tem a menor importância, porque acontece aos milhares e me mostra um monte de mala quebrada, rasgada, estuprada, enfim... me levou ao "museu de cera dos horrores" das malas....
Preencheu tudo de má vontade...
Cheguei no dia 28/02, e até hoje não liguei para a AA para resolver isto aí... estou dando um tempo, porque se aqui no Brasil me falarem que "fu... " a mala de um cliente do jeito que eles fizeram é coisa sem importância, nem vou adiante.. vou processar....mas, sinceramente... quero ser mais tolerante com a AA... a viagem foi perfeita, apesar de ficarmos 2 horas em Miami esperando eles consertarem o avião...
Então.. estou digerindo a cara daquele moleque da AA do aeroporto de Miami, e semana que vem resolvo isto...
Como eu comprei 11 malas lá nos EUA e tenho as notas fiscais, vou apresentar para eles me reembolsarem 2 delas...
Agora o engraçado... na volta viemos com 16 malas, e só uma delas teve um pequeno dano, que eu mesmo vou consertar... vai entender....

Qua Mar 06, 2013 8:13 pm
Sim... eramos 6 pessoas, cada um com direito a 2 malas, pagamos 4 malas extras a US$ 75,00 cada uma... vale muito a pena.... US$ 75,00 para trazer uma mala com +- uns 25Kg de roupa, vale muito a pena...
Na Alfândega do Brasil... cada um veio com 3 malas no carrinho e meu filho de 7 anos veio com apenas 1.... viemos em fila indiana... a fiscal perguntou se eramos familia... respondi que sim... perguntou se tinha algum produto com preço unitário maior que US$ 500,00, falei que não... mandou passar direto.. na boa...
Mas...NÃO acaba aí... perguntei a fiscal como fazia para ir ao Free-Shop e ela disse que eu já teria que ter feito... aí, ela abriu a correntinha e voltamos para o Free-Shopping.... compramos 2 caixas de Wisk para meu sobrinho que vai casar usar na festa.. voltamos para a Alfândega... aí tinha UM fiscal... quando estávamos chegando perto dele, a fisca que tinha nos liberado anteriormente chegou perto e falou:
"esses são família, pode liberar"...
Na próxima viagem, iremos apenas 5 pessoas, pois minha sobrinha não irá.... como temos 10 malas grandes, acho que vou comprar mais umas 15 lá.. e voltar com 25 malas....5 para cada uma...rsrsrsrsrs

Qua Mar 06, 2013 8:24 pm
No Premium Outlet Shopping da International Drive, tem uma loja da Wilson que comprei 6 malas... comprei mais alguma pela Amazon, mas vi o modelo primeiro numa loja, porque comprar mala pela internet sem vc conhecer o modelo pode ser furada..
Todas as malas que comprei foram da policarbonato... da marca Delsey, paguei US$ 79,00 a mala de 28" pela Amazon...
Na Wilson... comprei 4 malas de 28" da Tommy a U$S 80,00 e US$ 89,00 (em dias diferentes) e também uma outra marca que é a melhor de todas, a US$ 80,00, só que foram duas na cor PINK... quem andou com elas pelo aeroporto foi minha sogra... mas apesar da cor chocante, são as melhores.... colocamos 2 toneladas de roupa em cada uma delas...

viniciusbb Mensagens: 915
Qua Mar 06, 2013 11:06 pm
Extraviada nunca aconteceu, mas estragada aconteceu na Air France. Resolução um pouco demorada mas sensacional.
Quebraram uma mala da Benneton rígida. No aeroporto já fiz a reclamação e foram buscar a mala em casa alguns dias depois. Entraram em contato dizendo que não havia conserto e que eu receberia outra mala do mesmo nível, pois não tinham malas da mesma marca. Ofereceram então uma Samsonite Winfield que eu recusei, por ser linha básica da marca. Solicitei o reembolso ou então uma Samsonite Pixelcube (que na época era a segunda melhor linha deles - só perdia para a Cosmolite). Eles aceitaram meu pedido e me "deram" uma Pixelcube gigante que foi entregue em minha casa. Só não dou 10 porque esse processo demorou uns 3 meses, mas o atendimento foi sempre ótimo.

Fabio Mensagens: 8900
Qua Mar 06, 2013 11:21 pm
Graças a Deus , apesar de muuuitos vôos feitos , a única vez que tive malas extraviadas foi da penúltima vez que fui aos USA em Novembro /2012 .
Em LAX minhas malas não chegaram . Como era vôo de ida e as duas malas estavam praticamente vazias , nem esquentei muito a cabeça porque sabia que se o extravio fosse definitivo , sairia no lucro.
Procurei o serviço de bagaem da United , ao lado da esteira e apresentei os tickets .
A funcionária consultou rapidamente um computador e me informou que elas chegariam de Houston no vôo seguinte . E me deu duas opções : aguardar 40 minutos até a chegada do vôo ou mandar entregar em meu hotel sem custo adicional .
Como não iria ficar em LA e sim dirigir até San Francisco , optei por esperar os 40 minutos .
Tinham também duas outras famílias brasileiras na mesma situação .
40 minutos depois as malas apareceram na esteira .
Frio na barriga dá mesmo quando aqui no GIG elas demoram mais de meia hora para aparecer :lol:

tbittar Mensagens: 25
Qui Mar 07, 2013 8:56 am
Demora de mais de meia hora em GIG é relativo ao que ? Roubo ? hehe

Fabio Mensagens: 8900
Qui Mar 07, 2013 10:28 am
Provavelmente ao chamado "porão" . O pré-escaneamento por raio-X que a alfândega faz , principalmente se o vôo vem dos USA .

Caroline Mensagens: 154
Qua Mar 05, 2014 10:15 pm
Aconteceu comigo recentemente na Delta. Cheguei em Orlando, mas minha mala não. No dia seguinte entregaram no hotel. Ufa, muito alívio!!!

Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”