O que fazer ao ter a mala extraviada?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Qua Mar 06, 2013 6:58 pm
Imagem

Desespero? Pânico? Gritaria no aeroporto? Calma, nada disto é necessário. O extravio de malas é um problema relativamente comum e que na imensa maioria dos casos é resolvido em um ou dois dias. Há exceções, mas normalmente quem tem uma mala extraviada a recebe de volta em um curto espaço de tempo.

Sua mala não chegou? Procure imediatamente a companhia aérea. Ela é a única responsável pelo acontecido. Você deve procurá-la ainda no aeroporto, no guichê de bagagem, que normalmente está localizado ainda dentro da área segura.

Você precisará apresentar o comprovante de despacho da bagagem, a sua passagem e preencher um formulário. Informações sobre a dimensão, cor e marca da mala são necessárias para ajudar na sua localização. Você também irá informar o endereço para o qual a mala deve ser enviada após sua localização. Não há nenhum custo para o passageiro.

As melhores companhias aéreas têm um sistema on-line, onde você pode acompanhar o processo. Certifique-se de ter o telefone do setor, para ligar em caso de problemas.

E se a mala não aparecer? A companhia aérea pagará uma indenização para você. Caso você não concorde com o valor poderá acioná-la na justiça exigindo o pagamento das suas perdas. É importante ter a comprovação de tudo que foi comprado na viagem através das notas fiscais, por exemplo.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Mar 06, 2013 8:02 pm
Na ida para Orlando, fomos com 5 malas de porão... destas, 2 foram danificadas, sendo que uma delas o couro rasgou de cima a baixo...não sei como eles conseguiram fazer isto...não perdemos nada, porque o nylon interno (a forração da mala) não rasgou e segurou as roupas...
Bem... ter 40% de suas malas danificadas num voo não é nada agradável... mas até dá para entender se vcs verificarem o "carinho" que eles tratam suas malas....
Mas.. o que não dá para aturar... é um funcionáriozinho da AA, depois de vc viajar 10 horas... falar na tua cara que aquilo ali não tem a menor importância, porque acontece aos milhares e me mostra um monte de mala quebrada, rasgada, estuprada, enfim... me levou ao "museu de cera dos horrores" das malas....
Preencheu tudo de má vontade...
Cheguei no dia 28/02, e até hoje não liguei para a AA para resolver isto aí... estou dando um tempo, porque se aqui no Brasil me falarem que "fu... " a mala de um cliente do jeito que eles fizeram é coisa sem importância, nem vou adiante.. vou processar....mas, sinceramente... quero ser mais tolerante com a AA... a viagem foi perfeita, apesar de ficarmos 2 horas em Miami esperando eles consertarem o avião...
Então.. estou digerindo a cara daquele moleque da AA do aeroporto de Miami, e semana que vem resolvo isto...
Como eu comprei 11 malas lá nos EUA e tenho as notas fiscais, vou apresentar para eles me reembolsarem 2 delas...
Agora o engraçado... na volta viemos com 16 malas, e só uma delas teve um pequeno dano, que eu mesmo vou consertar... vai entender....

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Mar 06, 2013 8:13 pm
Sim... eramos 6 pessoas, cada um com direito a 2 malas, pagamos 4 malas extras a US$ 75,00 cada uma... vale muito a pena.... US$ 75,00 para trazer uma mala com +- uns 25Kg de roupa, vale muito a pena...
Na Alfândega do Brasil... cada um veio com 3 malas no carrinho e meu filho de 7 anos veio com apenas 1.... viemos em fila indiana... a fiscal perguntou se eramos familia... respondi que sim... perguntou se tinha algum produto com preço unitário maior que US$ 500,00, falei que não... mandou passar direto.. na boa...
Mas...NÃO acaba aí... perguntei a fiscal como fazia para ir ao Free-Shop e ela disse que eu já teria que ter feito... aí, ela abriu a correntinha e voltamos para o Free-Shopping.... compramos 2 caixas de Wisk para meu sobrinho que vai casar usar na festa.. voltamos para a Alfândega... aí tinha UM fiscal... quando estávamos chegando perto dele, a fisca que tinha nos liberado anteriormente chegou perto e falou:
"esses são família, pode liberar"...
Na próxima viagem, iremos apenas 5 pessoas, pois minha sobrinha não irá.... como temos 10 malas grandes, acho que vou comprar mais umas 15 lá.. e voltar com 25 malas....5 para cada uma...rsrsrsrsrs

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Mar 06, 2013 8:24 pm
No Premium Outlet Shopping da International Drive, tem uma loja da Wilson que comprei 6 malas... comprei mais alguma pela Amazon, mas vi o modelo primeiro numa loja, porque comprar mala pela internet sem vc conhecer o modelo pode ser furada..
Todas as malas que comprei foram da policarbonato... da marca Delsey, paguei US$ 79,00 a mala de 28" pela Amazon...
Na Wilson... comprei 4 malas de 28" da Tommy a U$S 80,00 e US$ 89,00 (em dias diferentes) e também uma outra marca que é a melhor de todas, a US$ 80,00, só que foram duas na cor PINK... quem andou com elas pelo aeroporto foi minha sogra... mas apesar da cor chocante, são as melhores.... colocamos 2 toneladas de roupa em cada uma delas...

viniciusbb Mensagens: 915
Qua Mar 06, 2013 11:06 pm
Extraviada nunca aconteceu, mas estragada aconteceu na Air France. Resolução um pouco demorada mas sensacional.
Quebraram uma mala da Benneton rígida. No aeroporto já fiz a reclamação e foram buscar a mala em casa alguns dias depois. Entraram em contato dizendo que não havia conserto e que eu receberia outra mala do mesmo nível, pois não tinham malas da mesma marca. Ofereceram então uma Samsonite Winfield que eu recusei, por ser linha básica da marca. Solicitei o reembolso ou então uma Samsonite Pixelcube (que na época era a segunda melhor linha deles - só perdia para a Cosmolite). Eles aceitaram meu pedido e me "deram" uma Pixelcube gigante que foi entregue em minha casa. Só não dou 10 porque esse processo demorou uns 3 meses, mas o atendimento foi sempre ótimo.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Mar 06, 2013 11:21 pm
Graças a Deus , apesar de muuuitos vôos feitos , a única vez que tive malas extraviadas foi da penúltima vez que fui aos USA em Novembro /2012 .
Em LAX minhas malas não chegaram . Como era vôo de ida e as duas malas estavam praticamente vazias , nem esquentei muito a cabeça porque sabia que se o extravio fosse definitivo , sairia no lucro.
Procurei o serviço de bagaem da United , ao lado da esteira e apresentei os tickets .
A funcionária consultou rapidamente um computador e me informou que elas chegariam de Houston no vôo seguinte . E me deu duas opções : aguardar 40 minutos até a chegada do vôo ou mandar entregar em meu hotel sem custo adicional .
Como não iria ficar em LA e sim dirigir até San Francisco , optei por esperar os 40 minutos .
Tinham também duas outras famílias brasileiras na mesma situação .
40 minutos depois as malas apareceram na esteira .
Frio na barriga dá mesmo quando aqui no GIG elas demoram mais de meia hora para aparecer :lol:

tbittar Mensagens: 25
Qui Mar 07, 2013 8:56 am
Demora de mais de meia hora em GIG é relativo ao que ? Roubo ? hehe

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Mar 07, 2013 10:28 am
Provavelmente ao chamado "porão" . O pré-escaneamento por raio-X que a alfândega faz , principalmente se o vôo vem dos USA .

Caroline Mensagens: 154
Qua Mar 05, 2014 10:15 pm
Aconteceu comigo recentemente na Delta. Cheguei em Orlando, mas minha mala não. No dia seguinte entregaram no hotel. Ufa, muito alívio!!!





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Anúncio