No mundo das companhias aéreas a palavra stopover é comum. No mundo dos viajantes comuns essa palavra ainda é um mistério. Muitos não sabem o que significa e os benefícios que poderão ter ao utilizar o stopover.
Stopover, como você já deve ter percebido, é uma palavra em inglês, mas se você colocar no tradutor receberá um significado simples: Escala. E essa palavra você conhece bem.
Então fica assim: Stopover = Escala = Conexão = Parada no meio do caminho.
Escala: quando você precisa parar no meio do caminho, mas não irá trocar de aeronave. Normalmente acontece para reabastecimento. Conexão: quando você precisa parar no meio do caminho, mas irá trocar de aeronave.
E como funciona?
Em muitos casos você não consegue ir direto ao seu destino desejado, pois não há voos. Então você precisa parar na cidade X antes de prosseguir para a cidade Y. Isso é um stopover.
Exemplos: - Você quer ir do Rio de Janeiro para a Austrália, voando Emirates Airline. O HUB deles fica em Dubai, então você fará um stopover em Dubai antes de seguir até a Austrália. - Você quer ir do Rio de Janeiro para San Francisco, voando American Airlines. O HUB deles fica em Dallas, então você fará um stopover em Dallas antes de seguir até San Francisco.
Voo com stopover custa mais caro? Normalmente não, pelo contrário. Voos diretos costumam ser mais caros do que voo com stopover, onde você fará no mínimo uma conexão.
Tenho direito ao stopover gratuito? Normalmente sim, mas é preciso ler as regras da sua passagem aérea. Em algumas promoções o stopover não é permitido. Cada caso é um caso e nas regras a informação sempre é clara.
Minha passagem é com milhas, posso realizar stopover? Depende. Normalmente sim, mas cada programa de fidelidade tem suas próprias regras.
Como ter certeza? Ligando para a companhia aérea ou para seu agente de viagem. Ao informar o código localizador todas as regras estarão disponíveis.
Vale a pena? Sim, vale. É a chance de conhecer uma nova cidade ou país sem pagar a mais por isso. Lembre-se apenas de verificar a exigência do visto, pois pode ser exigido caso você queira ficar alguns dias no país.
Planeje a sua próxima viagem
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Lembrando que existe também o STPC - Stopover paid by carrier ou parada paga pela transportadora. Geralmente oferecido apenas pelas melhores companhias aéreas quando seu passageiro fará uma longa conexão em seu hub , de modo a minimizar seu desconforto. Pode incluir hotel , alimentação , visto de entrada ( se foro caso) e translado entre hotel e aeroporto.
As regras de stopover pago pela Qatar não são muito bacanas:
A conexão deve ser feita, obrigatoriamente, entre dois voos operados pela Qatar Airways. O STPC Free será válido para reservas em Classe Econômica (E) ou Classe Superior. Caso exista mais de uma conexão, sendo que a primeira oferecida é inferior a 8h, mas que o cliente opte por voar com conexão superior a 8h, o STPC não será permitido. Conexão intra-golfo não tem direito a STPC Free ou pago. Não vale para bilhetes emitidos por milha
Portanto, o cara vai gastar quase 15.000 reais num bilhete, pagar 500 reais de hotel + transporte não é problema algum.
Publicado: Dom Mar 17, 2013 10:34 pm
fernandobetaoMensagens: 393
A TAP paga também mas tem umas regrinhas chatinha.
Publicado: Ter Mar 19, 2013 9:57 pm
zardoxMensagens: 11618
No site do Executive Club, quando voamos para a Europa (pelas simulações que eu fiz), o próprio sistema já te indica como ponto de entrada no continente europeu - Londres pergunta quantos dias quer ficar por lá, no stopover... caso nao queira, é só dar enter e prosseguir... Acho o melhor sistema, pois é feito durante a reserva do voo, não precisa ligar... só não me lembro agora se é gratuito, mas tenho quase certeza que é....
Publicado: Ter Mar 19, 2013 10:01 pm
ironfireMensagens: 2186
Sim é gratuito e é sempre em Londres independente do destino final
Publicado: Ter Mar 19, 2013 10:28 pm
zardoxMensagens: 11618
É uma jogada inteligente.... aumenta o faturamento na terra da Rainha (hotéis, e demais compras) e fica com um boa imagem junto ao cliente... afinal, quem não quer ficar em Londres por uns 4 dias sem custo adicional????
Publicado: Ter Mar 19, 2013 10:45 pm
FabioMensagens: 8856Rio de Janeiro- RJ
Acho que é a coisa mais inteligente a ser feita pelas cias. Não custa nada a elas e ajuda injetar dinheiro na economia deles. A maioria das européias permitem isso porque, em sua maioria, são estatais ou com forte presença governamental. Então faz parte da política econômica deles, que é fortemente voltada para o turismo.