
A pergunta é complicada e no primeiro momento pode parecer algo louco, mas não é. Tem fundamento, principalmente para quem busca encontrar os menores valores. Para explicar o que a pergunta significa é melhor darmos um exemplo prático.
Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião
A American Airlines está com uma promoção para Miami por US$500, mas saindo de São Paulo. Esse voo fará conexão no Rio de Janeiro antes de continuar até Miami. Ao cotar a passagem saindo direto do Rio de Janeiro o valor sobe para US$800. Então você logo pensa que pode emitir a partir de São Paulo e embarcar apenas no Rio de Janeiro.
É possível embarcar na minha conexão?
No passado, isso não era possível. Se você desse o no-show no primeiro trecho, automaticamente todos os demais trechos da viagem eram cancelados. Porém, a ANAC mudou a resolução, passando a permitir o no-show, desde que se avisado para a companhia aérea até o horário previsto para a decolagem.
Leia também: Onde é mais barato comprar uma passagem aérea?
Veja o que diz a ANAC:
Essa é a Resolução n° 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil.O não comparecimento do passageiro no primeiro trecho de um voo de ida e volta não ensejará o cancelamento automático do trecho de volta, desde que o passageiro comunique à empresa aérea até o horário originalmente contratado do voo de ida.
Antes: não era possível embarcar na conexão.
Agora: é possível embarcar na conexão, se avisado.
Na volta, por exemplo, caso o último trecho seja para São Paulo e você queira descer no Rio de Janeiro, poderá fazê-lo e mesmo que não avise não haverá problemas, afinal, é o último trecho da passagem aérea.
E você, já conseguiu embarcar na conexão? Como fez o procedimento? Deu tudo certo? Conte para nós a sua experiência!
Boa viagem!