O que é overbooking?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Qui Jul 18, 2013 11:42 pm
Imagem

Overbooking é um termo usado pelas companhias aéreas que indica que foram vendidos mais bilhetes para um determinado voo do que o número de assentos disponíveis.

Overbooking = Venda acima da quantidade.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Esta prática não é ilegal e acontece no mundo inteiro. Geralmente as companhias o fazem para evitar assentos vazios nos voos. Como desistências e cancelamentos são normais, as empresas vendem um número maior para evitar prejuízos.

Caso isto ocorra o que geralmente acontece é:
- Oferecer ao passageiro um upgrade de classe no mesmo voo.
- Oferecer hospedagem e alimentação.
- Oferecer um voucher em valor pré-acordado.
- Oferecer um voo em outra companhia aérea.

Em muitos casos é possível receber ótimas ofertas como um pedido de desculpas pelo ocorrido.

No passado o overbooking era mais comum. Com o aumento de companhias aéreas, rotas e maior concorrência as chances diminuíram, mas ainda pode acontecer.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

EduardoPaciGalvao Mensagens: 279
Sex Jul 19, 2013 6:58 am
Mas aí tenho uma dúvida faz tempo: se eu tenho um E-ticket, com meu assento marcado, mesmo assim no caso de overbooking eu corro algum risco de não embarcar?

Ou passa por este risco somente aqueles que estão na "fila de espera"?

BrunoHNM Mensagens: 81
Sex Jul 19, 2013 8:38 am
Comigo nunca aconteceu, mas um amigo até que se deu bem certa feita. Ha muito tempo atrás, voltando de Atlanta pela Delta, houve um overbooking e a empresa começou um leilão para que 8 passageiros desistissem.
Quando a coisa ficou realmente boa (os dois últimos lugares para desistir) ele e a esposa aceitaram o seguinte acordo: dois dias de hospedagem em Atlanta com café e jantar no buffet do hotel (que não usaram pois estavam passeando), 300 dólares em cash para cada, e retorno garantido via Buenos Aires pela executiva da empresa argentina Southren Winds (hoje já fechada) e Varig até Salvador (naquele tempo ainda tinha executiva em voo doméstico). Foi uma maratona a volta (3 voos), mas ao menos conheceram Atlanta sem custos (era apenas uma conexão) e voltaram de executiva até chegar em casa.
Como estavam de férias, sem compromissos imediatos de retorno, foi um bom negócio!

GabrielDias Mensagens: 41747
Sex Jul 19, 2013 10:34 am
egalvao,

Seu assento pode estar com duplicidade. Neste caso a primeira opção a ser tomada é um upgrade se classe.

zardox Mensagens: 11619
Sex Jul 19, 2013 11:02 am
Gabriel...
Não entendi.. me explica:
Se eu entro na internet e vou marcar o assento, caso ele esteja ocupado eu nem consigo mais marcar, porque ele fica como indisponível...
Assim, como é que alguém consegue marcar o assento depois de eu ter marcado ????
Só se for a Cia. e me tirar na marra, porque, assim como eu, eles vão constatar que eu já marquei o assento...

GabrielDias Mensagens: 41747
Sex Jul 19, 2013 11:07 am
É comum dar duplicidade de assentos. Erro de sistema, talvez. Não sei te explicar como acontece, mas vejo sempre acontecendo.

Neste caso, quem se dá bem é quem chega por último, que recebe um upgrade. O último que eu vi foi na Emirates e o voo estava vazio, mas mesmo assim a pessoa recebeu o upgrade.

Sex Jul 19, 2013 11:22 am
Caraca.... se um dia eu marcar um assento para as 5 pessoas da minha família e der overbooking em um deles... vai ser bizarro....
Vamos jurar de pés juntos que os números marcados fazem parte de uma superstição daquela pessoa... que tem que viajar naquele assento..
Aí, vamos pedir para eles retirarem a pessoa que vai sentar lá....
Como eles não vão poder, porque a outra fez a reserva primeiro, então vão ter que colocar a pessoa da minha família num assento de executiva ou first...
Mas.. o problema é a segunda superstição que todos na família têm:
Quando viajamos, vamos todos de mãos dadas....e eu sempre reservo em cima da asa e não tem como o braço chegar até a primeira classe....
Ou seja.. vamos todos lá na frente... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu nunca dei a sorte de pegar um overbooking....

GuilhermeSG Mensagens: 314
Sex Jul 19, 2013 1:10 pm
Em Julho do ano passado, voltando de Miami pela AA, minha família deu o azar (que depois virou uma baita sorte) de estar num vôo com overbooking.

Chegamos ao aeroporto e no check-in nos informaram que não tinha assento e que no embarque emitiriam os bilhetes. Pois bem, na sala de embarque começou aquele fala daqui, fala dali e quando fui até o balcão descobri o que estava acontecendo. Até então prometeram que nossa família embarcaria.

Enfim, dpeois de umas 2 horas os passageiros foram entrando e nós ficando para trás. No total devia ter umas 10 pessoas sem assento, foi então que fizeram uma proposta para nossa família: Embarcar 2 dos 5. Claro que não aceitamos.

A essa altura o estresse já era grande, e foi que nos informaram que pelo ocorrido cada um de nós receberia hospedagem no doubletree hilton perto do aeroportp, jantar naquela noite + 3 refeições no outro dia e + um cheque no valor de US$ 1.300,00 cada um.

Depois de muita confusão e falta de informação acabamos não embarcando mesmo. O voo que estava marcado para as 23 horas fez com que ficassemos no aeroporto até as 3 e 30 da manhã para resolver tudo e pegar os cheques e vouchers de hotel e alimentação.

A pior parte foi quando nos informaram que nossa bagagem seguiria com o voo normalmente, ou seja, ficamos sem roupa lá. No dia seguinte fomos informados que deveríamos procurar nossa bagagem no Baggage Claim aqui em GRU, e ao chegar aqui adivinha a surpresa... Nossas malas viriam apenas no próximo voo, depois do nosso que ja era 24 horas após terem falado que as malas foram despachadas. Conclusão, saíms e ficamos mais 3 horas esperando o voo com nossas malas.

Depois acabou dando tudo certo, fomos para o hotel já com bilhetes certos para o dia seguinte e ficamos por lá. No final das contas voltamos para casa com US$ 6.500,00 que já foram utilizados para as passagens das férias seguintes.

Acabei gostando desse negócio de Overbooking hahahah

Qua Set 30, 2015 1:10 pm
Existe overbooking e também o "overburring", que é quando um funcionário faz uma burrada e joga pra escanteio ninguém menos que o Prêmio Nobel de Economia de 2013...
Só podia ser mesmo na United...

http://www.marketwatch.com/story/even-nobel-prize-winning-economists-get-bumped-off-flights-2015-09-26" onclick="window.open(this.href);return false;

Por falar em Prêmio Nobel de Economia, dei uma olhada na galeria dos agraciados e não vi o nosso querido ex-Ministro da Fazenda Guido Mantega...
Ou será que ele deveria estar na galeria dos agraciados com Nobel de Química ???? :lol:

Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”