Correção do nome na passagem aérea deve ser realizado gratuitamente

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Ago 20, 2013 1:00 pm
Imagem

Semana passada a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou um comunicado em seu site sobre um tema que considero importante, mas que parece não ter recebido a devida divulgação.

O comunicado esclarece aos usuários do transporte aéreo que a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas, sem ônus para o passageiro.

Embora a titularidade do bilhete aéreo não possa ser alterada, a ANAC diz que existe a possibilidade de correção de eventual erro material no bilhete de passagem.

Mas o que significa “erro material”?

O erro material abrange a correção de erros como subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome (para pessoas que possuem mais de um sobrenome), sendo que tais situações não caracterizam infração à norma vigente.

A orientação da Agência é que, caso o passageiro se sinta prejudicado, procure a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Caso as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

A ANAC possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC) localizados nos principais aeroportos.

Após emitir um bilhete aéreo sempre preste atenção à forma como estão escritos seu nome e sobrenome. Percebeu algum erro? Solicite o quanto antes a correção à companhia aérea, que deve fazê-lo gratuitamente. Assim evitam-se aborrecimentos na hora do check-in. Já vi gente ser impedida de fazer check-in pois o bilhete tinha erros no nome.

Outro detalhe importante: o sobrenome no bilhete precisa constar do documento de identidade a ser apresentado. Pessoas que adotaram o sobrenome do cônjuge devem prestar especial atenção a isso.

Olho vivo e boa viagem! 8-)

Link para o comunicado da ANAC: http://goo.gl/QdilrJ
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Ago 20, 2013 3:30 pm
Show de bola o tópico...
Há uns 3 anos, tive um erro de grafia no nome da minha sogra e a TAM queria cobrar a correção do nome...
E o erro foi do sistema da TAM, era uma daquelas MegaPromo e zilhões de pessoas ao mesmo tempo deixaram o sistema instável...
Não precisei recorrer à justiça, mas tive que recorrer ao "Fale com o Presidente" da Cia.. e eles resolveram...
Não tem sentido mais querer cobrar por correções de nome, porque não existem mais passagens impressas... aqueles talões com um monte de via..
Agora é tudo eletrônico e o papel é por nossa conta (claro, se vc fizer o check-in em casa e imprimir), mas com smartphone, nem precisa mais imprimir..
O próximo passo era eles enquadrarem os valores para alterações de data, ajustando a um valor mais razoável..

pcalixto Mensagens: 371
Qui Ago 22, 2013 6:10 pm
Já vi pessoa sendo barrado em vôo por colocar o sobrenome do meio, pois o último sobrenome era "filho" "júnior" "neto"... tremenda incompetência e falta de sensibilidade da Cia aérea

regianealimaa Mensagens: 0
Sáb Set 07, 2013 5:25 am
oi tem uma duvida comprei uma passagem inda e volta para sp. pelo agencia cvc diretamente com o agente de viagem não. certo mas logo a pois chega em csa percebi que o bilhete emitido por eles não constava meus dois sobrenomes sendo que já tinha comprado vários bilhetes dessa mesma agencia e sempre vinha os dois sobrenomes como constar no RG " Regiane Alves lima " mas dessa vem só constar Regiane lima gostaria de sabe se vai dá algum problema na hora do embarque ? tenho que ligar para gol perdido acrescentarem o segundo sobrenome ou não precisa. deste agradeço a atenção.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Set 07, 2013 9:50 am
Não tem o menor problema, Regiane, desde que o sobrenome que está no bilhete conste do documento de identidade que você for apresentar no check-in.

regianealimaa Mensagens: 0
Sáb Set 07, 2013 10:04 am
obrigada pelos esclarecimentos foi muito útil.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Set 07, 2013 10:53 am
A maioria dos meus bilhetes eu emito sem o nome do meio.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Set 07, 2013 11:31 am
Eu também.

Eu tenho nome duplo e só um sobrenome. Mas a TAM acha que meu nome do meio é sobrenome. Meu cadastro no site está assim e eu não consigo mudar.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio