Correção do nome na passagem aérea deve ser realizado gratuitamente
- baran Mensagens: 10215
Semana passada a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou um comunicado em seu site sobre um tema que considero importante, mas que parece não ter recebido a devida divulgação.
O comunicado esclarece aos usuários do transporte aéreo que a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas, sem ônus para o passageiro.
Embora a titularidade do bilhete aéreo não possa ser alterada, a ANAC diz que existe a possibilidade de correção de eventual erro material no bilhete de passagem.
Mas o que significa “erro material”?
O erro material abrange a correção de erros como subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome (para pessoas que possuem mais de um sobrenome), sendo que tais situações não caracterizam infração à norma vigente.
A orientação da Agência é que, caso o passageiro se sinta prejudicado, procure a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Caso as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.
A ANAC possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC) localizados nos principais aeroportos.
Após emitir um bilhete aéreo sempre preste atenção à forma como estão escritos seu nome e sobrenome. Percebeu algum erro? Solicite o quanto antes a correção à companhia aérea, que deve fazê-lo gratuitamente. Assim evitam-se aborrecimentos na hora do check-in. Já vi gente ser impedida de fazer check-in pois o bilhete tinha erros no nome.
Outro detalhe importante: o sobrenome no bilhete precisa constar do documento de identidade a ser apresentado. Pessoas que adotaram o sobrenome do cônjuge devem prestar especial atenção a isso.
Olho vivo e boa viagem!
Link para o comunicado da ANAC: http://goo.gl/QdilrJ
- GabrielDias Mensagens: 41746
Excelente, baran. Obrigado!
- zardox Mensagens: 11619
Show de bola o tópico...
Há uns 3 anos, tive um erro de grafia no nome da minha sogra e a TAM queria cobrar a correção do nome...
E o erro foi do sistema da TAM, era uma daquelas MegaPromo e zilhões de pessoas ao mesmo tempo deixaram o sistema instável...
Não precisei recorrer à justiça, mas tive que recorrer ao "Fale com o Presidente" da Cia.. e eles resolveram...
Não tem sentido mais querer cobrar por correções de nome, porque não existem mais passagens impressas... aqueles talões com um monte de via..
Agora é tudo eletrônico e o papel é por nossa conta (claro, se vc fizer o check-in em casa e imprimir), mas com smartphone, nem precisa mais imprimir..
O próximo passo era eles enquadrarem os valores para alterações de data, ajustando a um valor mais razoável..
Há uns 3 anos, tive um erro de grafia no nome da minha sogra e a TAM queria cobrar a correção do nome...
E o erro foi do sistema da TAM, era uma daquelas MegaPromo e zilhões de pessoas ao mesmo tempo deixaram o sistema instável...
Não precisei recorrer à justiça, mas tive que recorrer ao "Fale com o Presidente" da Cia.. e eles resolveram...
Não tem sentido mais querer cobrar por correções de nome, porque não existem mais passagens impressas... aqueles talões com um monte de via..
Agora é tudo eletrônico e o papel é por nossa conta (claro, se vc fizer o check-in em casa e imprimir), mas com smartphone, nem precisa mais imprimir..
O próximo passo era eles enquadrarem os valores para alterações de data, ajustando a um valor mais razoável..
- pcalixto Mensagens: 371
Já vi pessoa sendo barrado em vôo por colocar o sobrenome do meio, pois o último sobrenome era "filho" "júnior" "neto"... tremenda incompetência e falta de sensibilidade da Cia aérea
- regianealimaa Mensagens: 0
oi tem uma duvida comprei uma passagem inda e volta para sp. pelo agencia cvc diretamente com o agente de viagem não. certo mas logo a pois chega em csa percebi que o bilhete emitido por eles não constava meus dois sobrenomes sendo que já tinha comprado vários bilhetes dessa mesma agencia e sempre vinha os dois sobrenomes como constar no RG " Regiane Alves lima " mas dessa vem só constar Regiane lima gostaria de sabe se vai dá algum problema na hora do embarque ? tenho que ligar para gol perdido acrescentarem o segundo sobrenome ou não precisa. deste agradeço a atenção.
- baran Mensagens: 10215
Não tem o menor problema, Regiane, desde que o sobrenome que está no bilhete conste do documento de identidade que você for apresentar no check-in.
- GabrielDias Mensagens: 41746
A maioria dos meus bilhetes eu emito sem o nome do meio.
- baran Mensagens: 10215
Eu também.
Eu tenho nome duplo e só um sobrenome. Mas a TAM acha que meu nome do meio é sobrenome. Meu cadastro no site está assim e eu não consigo mudar.
Eu tenho nome duplo e só um sobrenome. Mas a TAM acha que meu nome do meio é sobrenome. Meu cadastro no site está assim e eu não consigo mudar.
Booking.com
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes