Qual a diferença entre escala e conexão?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Set 25, 2013 4:05 pm
Imagem

Você também já se fez essa pergunta? Provavelmente, todo mundo fez ou fará, pois é normal a dúvida surgir ao realizar uma viagem de avião. Aliás, várias dúvidas em viagens de avião são comuns, mas o Falando de Viagem sempre tem as informações que você precisa saber para viajar sem perrengues.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

Escala

É quando o avião faz uma parada antes de chegar ao destino final, mas os passageiros não precisam sair da aeronave. Normalmente, acontece por dois motivos:
- Embarque de novos passageiros;
- Reabastecimento da aeronave, quando ela não tem autonomia para um voo direto.

Conexão

Também é quando o avião faz uma parada antes de chegar ao destino, mas nesse caso há troca de aeronave e todos os passageiros precisam desembarcar. Em alguns casos é necessário realizar imigração e alfândega. Em outros, você precisa apenas desembarcar, ir até o novo portão de embarque e esperar pelo próximo voo. Nas conexões é comum dizer que os passageiros estão em trânsito.

Voos sem escala ou conexão são sempre melhores, pois são mais rápidos e menos cansativos. Para alguns destinos não há voos diretos, então inevitavelmente você fará uma escala ou conexão.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Set 25, 2013 4:06 pm
zardox,

Acho que você teve essa dúvida recentemente, certo? Espero que tenha solucionado!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Set 26, 2013 1:27 pm
Gabriel... agradeço a gentileza de lembrar...
Eu sabia a diferença entre escala e conexão.. o que eu não entendia, é porque a Gol, quando voa para Miami ou Orlando, num dos voos ela faz escala.. no outro ela faz conexão...
A diferença entre um e outro é que vc paga muito aquela tarifa salgada no aeroporto de Santo Domingo.. o que inviabiliza voar para os EUA, para Orlando, através da Gol...
Quando vc voa GIG<->MIA, paga R$ 119,17 de taxas, ida/volta..
Já GIG<->MCO, paga R$ 445,00 de taxas, ida/volta, justamente porque tem que mudar de voo (não necessariamente de avião), e aí, paga R$ 278,52 para o Aeroporto de Santo Domingo...
Eu percebi, que no voo GIG->MIA, o numero do voo era o mesmo..de GIG->SDQ e de SDQ->MIA...
Já, indo para MCO, o numero do voo mudava lá em SDQ...
Mas.. eu acredito, que mude apenas o número do voo.. acredito que a aeronave seja a mesma, o que me leva a crer que a Gol não tem autorização do Brasil ou dos EUA, para operar GIG<->MCO, mas deve ter para operar SDQ<->MCO...
Como a Gol constituiu a uma nova Cia. aérea lá em Santo Domingo, acredito que seja a ANAC (Brasil) que não deu autorização...
Aliás, eu li dias atrás, não me lembro onde, que a Gol está reformando um sucatão da Varig, acho até que ela tinha repassado alguns deles para a Delta, para começar a operar com aeronave de maior porte...embora no texto tenha constado a ressalva que isto não é o perfil da Gol, que gosta de padronização com aeronaves menores, por causa da manutenção..
De qualquer forma, agradeço a lembrança..

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Set 26, 2013 1:39 pm
Se vc que já deu 400 voltas em torno da Terra não entende, como é que nós que apenas "fomos ali", vamos entender ???

GabrielNunes Mensagens: 7
Sex Set 27, 2013 2:58 pm
Mas existem conexões que não precisamos sair do avião.

É que é considerado conexão quando há a mudança do número do voo, assim as vezes um voo São Paulo - Recife é um voo com o nº x e Recife - Fernando de Noronha é outro voo com nº y, mas a aeronave que vai fazer o voo Recife - Noronha é a mesma que fez o voo Recife - São Paulo.

Assim, as vezes a diferença de tempo é curta, mas são voos distintos e eles mantem a mesma aeronave permitindo que você permaneça na que você veio.

Isso já aconteceu comigo em um voo Recife - Curitiba com conexão em Salvador, o nº do voo mudou e tudo, mas não precisamos sair da aeronave.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Set 28, 2013 5:50 am
Assim como existem escalas em que eh necessario descer do aviao, como o voo GIG-IAD, via GRU da United. Apesar de ser apenas uma escala, todo mundo precisa descer e ficamos cerca de 2 horas em terra. Na ida e na volta.

Outro exemplo eh o voo diurno da TAM, GIG-JFK com escala em GRU. A mesma coisa acontece, sendo que na volta ainda ha troca de aeronave quando passamos de um A330 para um A320, sendo que o prefixo do voo continua o mesmo.

GJulio Mensagens: 243
Sáb Set 28, 2013 4:29 pm
Um voo com conexão pode ser interessante em detrimento de um voo direto em algumas situações:
1) Viagens extremamente longas. As vezes é melhor sair do avião, esticar as pernas, comer comidas de melhor qualidade, usar um banheiro mais organizado, do que ficar horas ininterruptas sentado no avião.
2) Se o objetivo final for conseguir milhas (para quem está voando por classe econômica). Os vôos com conexão, apesar de mais baratos, na maior parte das vezes voam por maiores distâncias do que os vôos que vão direto. E essas milhas, dependendo da companhia, são creditadas de acordo com as distâncias que o(s) aviões percorreram.

Carou Mensagens: 34
Qui Jan 30, 2014 10:31 am
Agora alguém me explica:
Um vôo CNF-MCO com troca de aeronave em GRU ser 1400 reais mais taxas e o vôo nos mesmos dias de ida e volta GRU-MCO ser 2400 mais taxas.
Juro que não faz nenhum sentido! Pena que não dá pra comprar o primeiro e embarcar só em GRU, né?

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Qui Jan 30, 2014 10:53 am
Não na ida, mas você pode fazer isso na volta (desembarcar em GRU e não pegar o último trecho).

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012




Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio