Posso viajar sem passaporte?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Sex Dez 06, 2013 3:35 pm
Imagem

O passaporte é o documento oficial de qualquer viajante em viagens ao exterior. Você sempre precisará de um passaporte para poder viajar, mas há exceções. Alguns países da América do Sul permitem que você viaje apenas com um documento de identidade, desde que através da foto seja possível realizar o reconhecimento.

Esses são os países:
- Argentina;
- Paraguai;
- Uruguai;
- Bolívia;
- Chile;
- Colômbia;
- Equador;
- Peru;
- Venezuela.

A data de expedição deve ser de, no máximo, 10 anos.

Independentemente disto, nós recomendamos que você sempre viaje com um passaporte, mesmo para países que permitem o uso de outro documento.

Leia também: Tudo sobre Passaporte no Falando de Viagem

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

zardox Mensagens: 11619
Sex Dez 06, 2013 5:09 pm
Só uma dúvida.
Como o FDV é lido por milhares de pessoas, entre os quais engenheiros, advogados, médicos, funcionários públicos, queria saber se carteira de identidade profissional serve para entrar nestes países ou tem que ser carteira de identidade emitida pelo Detran ou outros órgãos oficiais de identificação ????

Pelo menos foi isto que um colega, que trabalha no TRE/RJ, me disse... ele tinha a identidade funcional, que é aceita no Brasil para tudo, mas não poderia viajar com este documento e a identidade normal tinha mais de 15 anos...
Resolveu tirando um passaporte, às pressas..

baran Mensagens: 10215
Sex Dez 06, 2013 6:00 pm
Zardox,

O seu amigo tem razão.

Veja no site do Mercosul os documentos que são aceitos :

• Registro de Identidade Civil.

• Cédula de Identidade expedida por cada Unidade da Federação com validade nacional.

• Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pela Polícia Federal.

• Passaporte.

http://www.mercosur.int/t_generic.jsp?contentid=3993&site=1&channel=secretaria" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem muita gente que perde vôo para esses países porque chega no aeroporto com outro documento de identidade (CNH, Carteira Profissional, etc).

GabrielDias Mensagens: 41747
Sex Dez 06, 2013 6:19 pm
Lembra da dica de não inventar, da minha coluna? Viajar sem passaporte é querer inventar. O custo não é alto e o viajante terá um documento por 5 anos. Acho improvável não ser útil durante todo esse tempo.

Fabio Mensagens: 8900
Sex Dez 06, 2013 6:23 pm
Eu ia exatamente escrever o que o Gabriel falou.

Não inventem...

baran Mensagens: 10215
Sex Dez 06, 2013 6:31 pm
Mesmo o RG sendo aceito, eu levei o passaporte quando fui para a Argentina e para o Uruguai.

Mas o motivo foi um só: eu gosto de colecionar carimbos de imigração dos países que visito. :)

rodrigocesar Mensagens: 884
Sex Dez 06, 2013 6:52 pm
Quando vou para o Mercosul levo a identidade apenas, pois acabo evitando o risco de perder o passaporte. O que eu acho engraçado é a carteira de motorista servir como carteira de motorista em praticamente todos os países e não ser aceita como identidade no Mercosul. Absurdo!

Aconteceu uma coisa engraçada em uma das minhas viagens, estava indo pra Foz do Iguaçu, por consequência iria esticar ao Paraguai (Cidad del Este) e Argentina (Puerto iguazu). Como o voo era para Foz (nacional) esqueci completamente e estava só com a Carteira Profissional, conclusão tive que voltar do aeroporto em casa, ainda bem que estava com um pouco de tempo.

Sex Dez 06, 2013 7:05 pm
Eu tirei o passaporte justo para ir para Argentina...
Eu acho que o custo, pequeno para quem viaja muito, vale a pena..
Sabe qual o maior ganho em vc ter um passaporte ???
Eu creio que facilita muito vc entrar nos outros países.. principalmente nos EUA...
A imigração vendo o passaporte do cara todo carimbado, percebe que o cara é turista mesmo e não futuro imigrante ilegal...
E um passaporte é uma "foto" de todos os locais que vc já foi na vida...
Já imaginou o Gabriel mostrando para o(a) filho(a) dele os 438 passaportes dele, cada um com 60 viagens ????
O(a) filho(a) vai falar que quando crescer vai querer ser que nem o papai....rsrsrsrsrs

rodrigocesar Mensagens: 884
Sex Dez 06, 2013 7:36 pm
Nesse ponto é verdade, eu só consegui entrar na Inglaterra por causa dos carimbos do meu passaporte. Acabei arrumando um barraco com a mulher da imigração inglesa, não notei que ela era da imigração pois eu ainda estava em Paris, eu estava indo de trem e a imigração é antes, rs. A mulher foi grossa comigo, aí eu comecei a colocar ela no lugar dela, achei que fosse do controle de saída francês, nessa eu já estava quase aos berros literalmente quando notei que ela era da imigração, nisso eu gelei! KKK

Conclusão baixei minha bola, não perdi a compostura, mas tentei ficar simpático, aí ela já doida pra me barrar, ficou folheando meu passaporte, e pensando o que fazia..... KKK

Acabou mandando eu passar meio que a contra gosto! Mas confesso que gelei, achei realmente que não fosse entrar.

Sex Dez 06, 2013 7:48 pm
E tem mais... depois de vc ir e VOLTAR cinco vezes aos EUA, vai querer trabalhar em algum país da Europa ???
Não tem sentido o cara sair de um país que está com 5,0% (Brasil) de índice de desemprego, ir 5 vezes aos EUA, que está com 7,0% e querer se tornar imigrante ilegal na Espanha, para procurar emprego num país que está com índice de desemprego de 50% na faixa de até 25 anos e 22% no índice geral...
Um passaporte, cheio de carimbos, te ajuda nestas horas...
Eu acho um meio muito mais rápido de mentalizar todas os momentos das viagens... mais ágil do que ficar olhando fotos...

Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”