Quanto pago para cancelar uma passagem aérea?

Troca de informações sobre as dúvidas gerais dos viajantes.
falandodeviagem Mensagens: 19862 Administrador
Seg Fev 03, 2014 1:51 pm
Imagem

A sua tão sonhada próxima viagem começa apenas quando você compra a passagem aérea. É o primeiro e mais importante passo da viagem. Depois de emitida a passagem você reserva o hotel, aluga o carro, organiza os passeios e monta seu roteiro.

Infelizmente imprevistos podem acontecer e talvez seja necessário cancelar a viagem, precisando cancelar a passagem aérea.

Como funciona esse procedimento? Depende. Cada passagem é única e é emitida em uma classe tarifária. Via de regra, quanto mais barata a passagem, mais restrições ela terá.

A passagem pode ser:
- Sem reembolso.
- Com reembolso total.
- Com reembolso parcial.

Como ter certeza? Você deve ligar para a companhia aérea e solicitar as regras do bilhete. Infelizmente o Falando de Viagem não poderá lhe responder com exatidão essa pergunta.

Na maioria das vezes as pessoas compram as passagens aéreas na classe tarifária mais barata, afinal, todos querem economizar. Se você tem dúvidas sobre a viagem o mais indicado é esperar ou se informar antes sobre os custos para cancelamento ou remarcação.

Comprou com agência? Ligue para o seu agente de viagem, pois é obrigação dele saber lhe informar.
Comprou com a companhia aérea? Ligue para a central de atendimento ou vá até uma loja física.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Fev 03, 2014 1:52 pm
Posso cancelar minha passagem aérea? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=395&t=5507" onclick="window.open(this.href);return false;

Posso transferir minha passagem aérea para outra pessoa? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=395&t=5175" onclick="window.open(this.href);return false;

O que é classe tarifária? http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=395&t=7715" onclick="window.open(this.href);return false;

pcalixto Mensagens: 371
Seg Fev 03, 2014 3:29 pm
É importante que lembrar, que na maioria das classes, ousaria até dizer em todas. Que em caso de doença ou morte de um membro da família, ou doença do próprio passageiro, as taxas para cancelamento são isentas.

zardox Mensagens: 11619
Ter Fev 04, 2014 6:49 am
Quando a passagem é emitida com milhas, ocorre o seguinte no caso de cancelamento:
1- as milhas voltam para sua conta;
2- as taxas aeroportuárias são estornadas no cartão de crédito;
3- se vc usou opção de pagar com milhas + dinheiro, este dinheiro estorna no cartão de crédito;
4- vc paga uma multa pelo cancelamento.
Com relação à multa, vou relatar minha experiência:
a- cancelei 6 passagens, no LifeMiles, voando Avianca...trecho GIG->BOG->JFK.. a multa foi de US$ 50,00 por pessoa, no total US$ 300,00;
b- já cancelei passagens, emitidas pelo EC, para voar AA... a multa é de US$ 25,00 por pessoa... sendo que na última vez, eram 5 passagens e o cara me cobrou apenas US$ 25,00 no total...
Até o mês de julho eu devo cancelar passagem emitida no Smiles, para voar Delta... depois posto o resultado..
Peço que os colegas que tiveram experiência com cancelamento façam o relato no tópico...
Nos casos em que fiz o cancelamento, o processo é simples... mas, sempre telefonando... pela internet a coisa não vai...

baran Mensagens: 10215
Ter Fev 04, 2014 9:16 am
Se depois que você emitir o bilhete com milhas elas expirarem, se você cancelar o bilhete, elas expiram automaticamente.

Exemplo: tenho 10.000 milhas que expiram em 01/03/2014 e as uso para emitir uma passagem doméstica para o dia 01/04/2014. Se cancelar o bilhete dia 02/03, perde as milhas.

Ter Fev 04, 2014 10:12 am
baran...
Essa eu não conhecia....
Até que seria uma boa tática para prolongar a vida útil das milhas.. emitia a passagem, perto da data de expirar, e depois cancelava a passagem..
Esta regra é para todos os programas de fidelidade ??? (Smiles, Multiplus, EC, IP, Lifemiles)...

Ter Fev 04, 2014 10:15 am
zardox,

Faltou informar: essa é a regra do Smiles. Desconheço como é nos outros programas de fidelidade.

Ter Fev 04, 2014 10:26 am
No Multiplus não dá para prorrogar a validade das milhas, mas EC, IP e Lifemiles, basta emitir passagem, ou comprar ou jogar 1 milha que revalida tudo...

Ter Fev 04, 2014 10:28 am
O Smiles permite reativar milhas vencidas. Não sei como funciona pois nunca precisei, então talvez tenha como "ressuscitar" as milhas no exemplo que dei.

Ter Fev 04, 2014 10:31 am
È... mediante troca com eles:

Eles reativam suas milhas e vc envia uns R$ para para eles...rss

Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”