Aluguel de carros
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 3 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 18, 2017 10:56 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18798
Administrador
Imagem

Quando estamos no trânsito, é inevitável a realidade de estarmos expostos a qualquer tipo de surpresa. Quando uma delas aparece, começa uma série de preocupações que, tomadas as atitudes corretas, podem ser resolvidas da melhor maneira. Acidentes de trânsito costumam, na melhor das hipóteses, causar altos índices de estresse. Porém, seguindo o passo a passo que será detalhado a seguir, a resolução do problema torna-se mais eficaz.

Se pararmos para analisar em números esse problema, podemos perceber que o índice é assustador. No ano de 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que, aproximadamente, 1,3 milhão de pessoas morreram como vítimas de acidente de trânsito. Além disso, foi contabilizado o número expressivo de 50 milhões que sobreviveram, porém com sequelas. O Brasil aparece na lista em 5º lugar entre os países recordistas de morte no trânsito. Devido a esse preocupante resultado, foi criado o movimento Maio Amarelo, que ocorreu pela primeira vez em 2014.

Acidente sem vítima

Em casos em que os danos são apenas materiais, em primeiro lugar, é indispensável manter a calma, para poder entrar em acordo com o outro condutor envolvido. Antes de qualquer coisa, é importante que, se possível, os veículos envolvidos no acidente sejam retirados da via, para não bloquear o trânsito. Essa atitude é muito importante e, quando não tomada, pode gerar multa, visto que, segundo o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esta é uma infração de caráter médio.
Feita a remoção dos veículos, o próximo passo consiste em fotografar os danos, para o caso de que se faça necessário registrar Boletim de Ocorrência (BO). Além disso, informações como placas de ambos os veículos envolvidos, nome da rua onde se deu a ocorrência e número do imóvel mais próximo do local são dados importantes a serem anotados.

Acidente com vítima

Nos casos em que o acidente faz vítimas, além de manter a calma, há cuidados muito importantes que o condutor precisa tomar para ajudá-las. A primeira atitude deve ser sinalizar o local, para alertar os outros condutores. Caso seja possível, é pertinente ligar o alerta do veículo. Além disso, é fundamental a utilização do triângulo, que avisará os demais condutores sobre o ocorrido, de acordo com o que determina o artigo 1º da Resolução Nº 36/1998 do Contran. Não se pode esquecer, também, que é fundamental avisar as autoridades de trânsito.

Alguns motoristas, motivados pela tensão do momento, decidem mover a vítima. Porém, esse é um procedimento equivocado, pois, como a pessoa está ferida, somente um especialista poderá fazer esse tipo de atendimento. Cabe ao condutor conversar com o ferido para verificar sua consciência e, em caso de confirmar sua lucidez, mantê-lo acordado.
Além de manter contato com a vítima ferida, é necessário providenciar socorro. Estando possibilitado de assim fazê-lo, o condutor deve acionar a entidade de atendimento responsável, que poderá prestar a assistência adequada. Cabe lembrar que deixar de providenciar socorro à vítima, estando capaz de ajudar, caracteriza infração gravíssima e, assim, o condutor está sujeito a multa e a suspensão do direito de dirigir. Neste caso, o documento de habilitação é recolhido.

Em ambos os casos de acidente, não se deve fugir do local. Em caso de ter causado o acidente, a melhor escolha é assumir a responsabilidade e tentar resolver a situação da melhor maneira possível. É importante que o Boletim de Ocorrência seja registrado, independente da gravidade do sinistro, pois se fará necessário na hipótese de acionar a seguradora.

Entrando em acordo

Uma opção capaz de tornar a situação mais tranquila é entrar em acordo com a outra pessoa envolvida. É importante anotar os dados do responsável, bem como dados do carro e telefone, para resolver o problema em outro momento.

Em caso de ambos aceitarem entrar em acordo, existe a possibilidade de a vítima escolher algum local de sua confiança para realizar o conserto de seu veículo. De qualquer modo, é direito do responsável solicitar orçamento de, pelo menos, três locais que fariam os reparos. Vale lembrar que é aconselhável, à pessoa que assumiu a culpa, efetuar os pagamentos por meios oficiais, por meio de transferência bancária ou, então, solicitar Nota Fiscal, no caso de pagar diretamente ao profissional que realizará o conserto.

Por outro lado, muitas vezes, não é tão simples entrar em acordo, devido à resistência que alguns condutores podem impor no momento da negociação. Neste caso, se o acidente aconteceu em vias municipais, é preciso acionar a Polícia Militar ou o Departamento de Trânsito do município. Já no caso de acidentes em rodovias, será necessário solicitar o atendimento da Polícia Rodoviária.

Ainda no local do acidente, as autoridades acionadas farão o registro da ocorrência e, com o BO registrado, será possível acionar os serviços da seguradora do veículo do responsável, caso este tenha seguro. Ter o Boletim de Ocorrência será útil, também, no caso em que se fizer necessário iniciar processo indenizatório via judicial. Diante dessa situação, é aconselhável procurar um advogado que dará o suporte legal necessário para resolver a situação.

Prevenir para não precisar remediar

Por mais que estejamos sujeitos a todo tipo de eventualidade, certas medidas de segurança são indispensáveis para evitar envolvimento em acidentes de trânsito. Nunca é demais lembrar que é importante tomar muito cuidado ao dirigir. Atentar a tudo o que ocorre ao redor diminui as chances de causar ou ser vítima de acidentes.

Outro cuidado crucial é estar sempre em dia com os equipamentos obrigatórios de seu veículo. O triângulo, anteriormente mencionado, é muito importante para evitar que outras pessoas acabem tendo envolvimento e agravem a situação. Além disso, utilizar os equipamentos de segurança obrigatórios é essencial, pois são nossos aliados e evitam consequências mais graves. Seguindo essas dicas, será possível evitar o aumento dos índices alarmantes desses eventos, muitas vezes, traumáticos.

Dirija com segurança!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 18, 2017 1:37 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5472
Essa é uma matéria que TODOS deveriam ler! Extremamente importante saber isso!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 18, 2017 4:42 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11580
O mais importante nos dias de hoje, por mais revoltante que possa ser, é, não brigar no local do acidente..
Eu nunca me esqueço de um incidente há uns 19 anos atrás...
O cara bateu na minha traseira, era coisa pouca, mas eu abri a porta já p*** da vida...
O cara abriu a porta do carro dele e já veio com um trabuco na mão... parecia aqueles Magnum que o Clint Eastwood usava nos filmes..
Me perguntou "... algum problema ???..."
Olhei pro meu carro, minha filha na cadeirinha do banco de trás me olhando...
Tive que engolir sapo e falar:"... não, tá tudo bem...."
Hoje, se mata por muito pouco...dinheiro a gente trás de volta..
A vida, essa não volta....


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Nova regulamentação de passaportes em viagens com destino ou trânsito em Portugal e Tel Aviv

em Passaporte

Última mensagem Ter Jun 11, 2019 4:18 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

TAP Air Portugal é acusada de má fé no caso das passagens aéreas da Avianca Brasil

em Companhias aéreas

Última mensagem Qui Jun 20, 2019 6:37 am apalaches Ver última mensagem

 

6

Como comprar de forma mais consciente em viagens - por uma (ex) consumista

em Coluna da Manoela Caldas

Última mensagem Qui Fev 07, 2019 3:55 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

4

Carnaval RJ 2019: camarotes para curtir a Marquês de Sapucaí de forma VIP

em Rio de Janeiro

Última mensagem Qua Fev 20, 2019 1:38 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

Finanças no intercâmbio: conheça a forma mais barata de enviar dinheiro para o exterior

em Serviços financeiros internacionais

Última mensagem Qua Ago 21, 2019 8:59 am cthomaz Ver última mensagem

 

3

 


Booking.com


Aluguel de carros
Dúvidas gerais

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes