A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é a emissão da permissão para dirigir nos países signatários da Convenção de Viena. Em outras palavras: é uma cópia fiel da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aceita em outros países. A maioria dos países não exige a PID para alugar um carro, mas pode ser que o destino para o qual você esteja viajando faça essa exigência. Nos Estados Unidos, por exemplo, a sua CNH será válida sem nenhum problema. A exceção é a cidade de Atlanta, onde a PID é exigida.
Antigamente, a validade da PID era a mesma da CNH. Posteriormente, o Denatran fez uma mudança na validade, para pior.
Qual é a validade atual?
A validade é de, no máximo, 3 anos. Caso a CNH vença antes, a validade será a mesma dela.
Quais os idiomas da PID?
São 7 idiomas: o inglês, o árabe, o russo, o alemão, o português, o espanhol e o chinês.
Países onde a PID é aceita (Convenção de Viena)
África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro - Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.
Princípio de Reciprocidade (não precisa da PID)
Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.
Onde alugar um carro?
Você pode alugar um carro com o Falando de Viagem. Através do nosso portal de comparação de preços, você pode, de uma só vez, realizar uma pesquisa em mais de 100 diferentes locadoras pelo mundo, com os melhores preços. Todas as principais locadoras do mundo, no Brasil e no exterior, estão disponíveis para aluguel - e você nem precisa de cupom de desconto, pois as melhores ofertas já aparecem automaticamente na sua pesquisa.
Os nossos diferenciais são: - Descontos exclusivos de até 60%; - Pagamento em reais, sem a cobrança de IOF; - Parcelamento em até 12 vezes; - 5% de desconto no pagamento via boleto bancário; - Os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos; - Central de reservas e atendimento por telefone em português; - Promoções com as locadoras exclusivas.
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Depende. Para começar, depende da validade da sua CNH, pois se ela estiver próxima ao vencimento não valerá muito a pena. Antes de solicitar a PID, se informe se a PID é mesma necessária para o destino onde você vai alugar um carro, evitando assim um gasto que pode ser desnecessário. Vale também fazer as contas para checar se não vale mais a pena se locomover de outra forma, pois você evita o gasto com o carro, seguros, estacionamento e combustível.
Boa viagem!
E você, acha que vale a pena usar a PID? Já precisou apresentar para a polícia de alguma cidade? Conte para nós a sua experiência!