Quanto o seu banco cobra de ágio nas compras em dólar no seu cartão de crédito?

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
GMoraes Mensagens: 30
Qui Dez 21, 2017 2:52 pm
O Santander aumentou mais um pouco a taxa do IOF do banco para 6,38%. :cry:

psyki Mensagens: 157
Qui Dez 21, 2017 2:57 pm
IOF é fixo em 6,38 para todos os bancos

Warpigs12 Mensagens: 18
Sex Dez 29, 2017 12:17 pm
Porto 22/12 - 3,47
PTAX de 21/12 - 3,3045
Spread 5,00%

rediv Mensagens: 11
Seg Jan 22, 2018 10:12 am
No Internet Banking do Santander tem a taxa de conversão para a data de fechamento da fatura.
Para as datas de fechamento do meu cartão em comparação com PTAX do dia:
10/08 - 5,7%
12/09 - 5,0%
10/10 - 6,3%
09/11 - 6,0%
12/12 - 5,0%

Avatar do usuário
blasten8 Mensagens: 332
Ter Fev 20, 2018 8:45 pm
Spread do cartão Inter aumentou consideravelmente.

Na tabela consta 1,0% e na minha última fatura veio 2,80% de spread.

Dia 15/02 (fechamento da fatura)
Cotação dólar PTAX: R$ 3,22
Cotação dólar cartão Inter: R$ 3,31 (+2,80%)

eduardo2189314469 Mensagens: 4
Qui Fev 22, 2018 8:05 pm
Boa noite pessoal!

Resolvi pesquisar um pouco sobre o câmbio dos cartões de crédito, de forma a comparar os que tenho, e vejam o que descobri e será útil a todos os cartões:

1) A Visa oferece, em seu site internacional, uma ferramenta de conversão de moedas:
https://usa.visa.com/content/VISA/usa/englishlanguagemaster/en_US/home/support/consumer/travel-support/exchange-rate-calculator.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Analisando compras que fiz com o meu cartão do BB (Visa Infinite), o que percebi: Eles cobraram 1% de Fee. Fiz uma compra em Euro e, convertendo, deu exatamente o valor cobrado.

2) A mastercard também tem uma calculadora no site internacional:
https://www.mastercard.us/en-us/consumers/get-support/convert-currency.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Comparando cotações, percebi que a mastercard tem um dólar pouquissimo mais caro que o da visa. Já o euro saiu mais barato naquela bandeira.

Uma observação fundamental e que pode gerar distorções: A compra que fiz, a noite, submeteu-se ao valor do dólar do dia seguinte. Ou seja, existe um risco da diferença de fuso horário impactar no valor atribuido a moeda! Se não tiver cautela, vai acabar calculando equivocadamente o ágio do cartão.

Conclusão:
Pela informação que tem no site, o Nubank cobra 4% de fee (ágio).
Pelo que testei, o Banco do Brasil Visa (no caso, usei o infinite, mas creio que valha para os outros) cobra 1% de fee.
Não testei o mastercard, mas as bandeiras possuem uma sutil diferença no valor atribuido à moeda estrangeira. Resta saber se terão o mesmo ágio, no caso do mesmo banco.
Atentem que o valor da moeda estrangeira deve ser atribuido de acordo com o fuso horário que eles usam, cujo parâmetro não pesquisei.

Abraços, espero ter contribuido!

eduardo2189314469 Mensagens: 4
Qui Fev 22, 2018 8:11 pm
@blasten8
Se você conferir o dólar do dia 16, com fee de 3%, vai bater certinho com o valor que inseriu (utilizei a calculadora do mastercard).

Abraço

pauloleo Mensagens: 5474
Qui Fev 22, 2018 8:18 pm
Eduardo,

Se entendi bem o que você quis dizer, isso que você chamou de fee, é o famoso markup e sua abordagem foi excelente.

Porém, a questão do spread que os bancos cobram na conversão do dólar para o real, não tem relação com o markup.

Esse spread que discutimos neste tópico, se trata da diferença da cotação do dólar utilizado pela administradora do cartão de crédito para a cotação oficial PTAX.

Neste caso, por exemplo o Nubank, como você citou, cobra 4% de spread.

Avatar do usuário
blasten8 Mensagens: 332
Sex Fev 23, 2018 10:33 am
@pauloleo Exatamente.

O tópico aqui é sobre o spread, diferença entre o dólar PTAX e o cobrado pelo cartão.

O dólar do cartão Inter saiu de 1% para 2,80% de spread.

Fiquei meio decepcionado, pois só mantinha esse cartão por isso, já que não gera pontos e não vejo outra utilidade pra ele, se comparando à outros cartões que possuo e geram benefícios.

Vou voltar a usar o Sicoob da minha namorada, que é de longe o que tem o menor spread. Praticamente o dólar comercial.





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Anúncio