Cadastro positivo automático: você é a favor ou contra?

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
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falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Mar 08, 2018 8:52 am
Há alguns anos, o mercado discute a implementação do cadastro positivo para melhorar a concessão de crédito no Brasil. Em 2012, foi instituída a primeira versão da lei, que sofreu várias alterações ao longo dos anos. A principal delas, é a inclusão automática dos consumidores na base de dados - atualmente em discussão no Congresso Nacional.

No projeto original, as pessoas aderiam voluntariamente, mas, há pouco mais de um ano, uma nova versão, que torna a inclusão automática, tramita no Congresso. Essa mudança está gerando várias discussões, porém, os benefícios são inúmeros – tanto para os consumidores quanto para as empresas.

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Hoje, 80% do mercado financeiro é dominado por cinco bancos. Com a chegada das fintechs, essa concentração tende a se espalhar exponencialmente, principalmente se pensarmos que elas vêm estimulando a bancarização de grande parte da população.

O ingresso dessas pessoas no mercado, aumenta ainda mais a necessidade de uma base oposta ao famoso “nome sujo”. Isso porque, esses consumidores não têm histórico bancário, mas possuem uma trajetória de compras em diferentes lojas que pode garantir que são bons pagadores.

Informações de consumo, como o valor das compras, quantidade de parcelas, datas de vencimento e pagamentos realizados são a base para o cadastro positivo. As pessoas que estiverem nessa lista, poderão ter acesso a juros menores e empréstimos com mais facilidade.

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Para se ter uma ideia, em quase cinco anos, apenas cinco milhões de consumidores se cadastraram voluntariamente. Caso a nova versão da lei seja aprovada, cerca de 20 milhões de brasileiros economicamente ativos devem entrar automaticamente no banco positivo. O impacto disso no setor será enorme.

Além de facilitar a análise de crédito para as empresas, tornando a concessão mais assertiva, a inserção automática deve contribuir para aumentar o score dos consumidores - pontuação que mede a capacidade de alguém honrar seus compromissos nos próximos doze meses. Mais do que isso, ajudará a reduzir a inadimplência, o spread bancário e da taxa de juros para todos os bons pagadores inclusos na base de dados.

Vejo com bons olhos a inclusão automática no cadastro positivo, pois ele atesta o comportamento financeiro das pessoas e, consequentemente, ajuda as organizações a oferecerem um crédito mais barato e facilitado os consumidores. É um avanço importantíssimo para o Brasil.

Por: Por Felipe Félix, CFO do PAG!

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zebinsk Mensagens: 1282
Qui Mar 08, 2018 10:03 am
Quem é o dono do cadastro positivo? Ou podem haver vários cadastros positivos?

Lincolns Mensagens: 1515
Sex Mar 09, 2018 8:36 am
Me cadastrei e nunca serviu para nada. Mesmas taxas, recusas dos bancos.

Aledns Mensagens: 1168
Sex Mar 09, 2018 4:47 pm
Cadastro positivo só é bom pros bancos e pros bureaus. E mais ninguém

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GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mar 09, 2018 4:52 pm
Concordo, @Aledns. Quando é algo que os bancos querem, e fazem marketing positivo, eu já fico com o alerta ligado.

eestein Mensagens: 239
Sex Mar 09, 2018 5:32 pm
Quando eu fiz meu cadastro positivo (enganado pela propaganda) meu score caiu na hora de 893 para 608. Sem dívidas, sem contas em atraso, sem explicação. Abri uma reclamação no reclame aqui porque vi que aconteceu com muitos, mas já sabia que iria receber uma resposta evasiva e genérica... Eles não me decepcionaram... Só agora, uns 7 meses depois que meu score voltou pra mais de 800, mas ainda não tá como estava


Não caiam nessa pegadinha

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Sex Mar 09, 2018 5:51 pm
O meu escore também caiu depois que abri o cadastro positivo. Mas, vejo como uma medida positiva, talvez, no início, as coisas não funcionem como prometido (Brasil é Brasil!), mas acredito que no longo prazo passe a funcionar como deveria. Com uma base pequena, é difícil mesmo estabelecer critérios que sejam úteis. Creio que meu escore caiu pq os outros bancos ficaram sabendo do limite que eu tenho em outros...e assim passei a ter um limite global maior, portanto, risco maior do que qdo eles simplesmente não sabiam...mas com o tempo, vão ver que eu consigo administrar bem esse limite que eu tenho. É o q eu acho.

buttkick Mensagens: 438
Dom Mar 11, 2018 2:30 am
É cilada Bino :)
Essa legislação de 5 anos caduca a dívida, é muito favorável aos inadimplentes e picaretas 171.
Isso me parece ser uma outra forma de monitorar os clientes.

Quanto menos o governo e as empresas financeiras souberem de minhas transações e recursos, melhor.

trialanderror Mensagens: 449
Dom Mar 11, 2018 6:59 am
Fiz o cadastro voluntário e sou a favor do cadastro obrigatório. Mesmo que a principio beneficie somente aos bancos, é um passo importante para um sistema de crédito mais justo. E quem não deve, não tem razão para temer

Aledns Mensagens: 1168
Seg Mar 12, 2018 8:10 am
A questão não é ter o que temer e sim forçar a pessoa a ter seus dados de pagamentos expostos, sem que exista benefício algum. O cadastro permite acesso a valores pagos, datas de pagamento, etc.., é uma espécie de big brother do consumidor. No fim, é mais uma ferramenta pros bureaus cobrarem dos bancos, nem estou entrando no mérito da possibilidade alta desses dados circularem a torto e direito por aí. E pra isso tudo, existe o rating interno do banco, no qual eles avaliam seu relacionamento e acabam por ter acesso a contas pagas, etc

Se favorecesse o consumidor, quem tem o cadastro positivo aberto teria acesso a taxas menores, o que eu sinceramente duvido e muito

Pra quem abriu e reduziu o score, dá pra cancelar a qualquer momento (não sei se é tão simples assim na prática, mas é o que eles alegam)

Resumindo: os dados são seus, deve ser escolha sua se quer que tenham ou não acesso a eles





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