Cartões de crédito e serviços financeiros

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 12 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Qui Mar 08, 2018 9:52 am 
 Atualizado: Qua Abr 24, 2019 10:32 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18632
Administrador
Há alguns anos, o mercado discute a implementação do cadastro positivo para melhorar a concessão de crédito no Brasil. Em 2012, foi instituída a primeira versão da lei, que sofreu várias alterações ao longo dos anos. A principal delas, é a inclusão automática dos consumidores na base de dados - atualmente em discussão no Congresso Nacional.

No projeto original, as pessoas aderiam voluntariamente, mas, há pouco mais de um ano, uma nova versão, que torna a inclusão automática, tramita no Congresso. Essa mudança está gerando várias discussões, porém, os benefícios são inúmeros – tanto para os consumidores quanto para as empresas.

Leia também: Sistema de Crédito Serasa

Hoje, 80% do mercado financeiro é dominado por cinco bancos. Com a chegada das fintechs, essa concentração tende a se espalhar exponencialmente, principalmente se pensarmos que elas vêm estimulando a bancarização de grande parte da população.

O ingresso dessas pessoas no mercado, aumenta ainda mais a necessidade de uma base oposta ao famoso “nome sujo”. Isso porque, esses consumidores não têm histórico bancário, mas possuem uma trajetória de compras em diferentes lojas que pode garantir que são bons pagadores.

Informações de consumo, como o valor das compras, quantidade de parcelas, datas de vencimento e pagamentos realizados são a base para o cadastro positivo. As pessoas que estiverem nessa lista, poderão ter acesso a juros menores e empréstimos com mais facilidade.

Leia também: Como se registrar no Registrato - Banco Central?

Para se ter uma ideia, em quase cinco anos, apenas cinco milhões de consumidores se cadastraram voluntariamente. Caso a nova versão da lei seja aprovada, cerca de 20 milhões de brasileiros economicamente ativos devem entrar automaticamente no banco positivo. O impacto disso no setor será enorme.

Além de facilitar a análise de crédito para as empresas, tornando a concessão mais assertiva, a inserção automática deve contribuir para aumentar o score dos consumidores - pontuação que mede a capacidade de alguém honrar seus compromissos nos próximos doze meses. Mais do que isso, ajudará a reduzir a inadimplência, o spread bancário e da taxa de juros para todos os bons pagadores inclusos na base de dados.

Vejo com bons olhos a inclusão automática no cadastro positivo, pois ele atesta o comportamento financeiro das pessoas e, consequentemente, ajuda as organizações a oferecerem um crédito mais barato e facilitado os consumidores. É um avanço importantíssimo para o Brasil.

Por: Por Felipe Félix, CFO do PAG!

Você concorda?

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Qui Mar 08, 2018 11:03 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 1295
Quem é o dono do cadastro positivo? Ou podem haver vários cadastros positivos?


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Mar 09, 2018 9:36 am 
Mensagens: 1213
Me cadastrei e nunca serviu para nada. Mesmas taxas, recusas dos bancos.


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Mar 09, 2018 5:47 pm 
Mensagens: 1144
Cadastro positivo só é bom pros bancos e pros bureaus. E mais ninguém


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Mar 09, 2018 5:52 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37303
Concordo, @Aledns. Quando é algo que os bancos querem, e fazem marketing positivo, eu já fico com o alerta ligado.

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Mar 09, 2018 6:32 pm 
Mensagens: 182
Quando eu fiz meu cadastro positivo (enganado pela propaganda) meu score caiu na hora de 893 para 608. Sem dívidas, sem contas em atraso, sem explicação. Abri uma reclamação no reclame aqui porque vi que aconteceu com muitos, mas já sabia que iria receber uma resposta evasiva e genérica... Eles não me decepcionaram... Só agora, uns 7 meses depois que meu score voltou pra mais de 800, mas ainda não tá como estava


Não caiam nessa pegadinha


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Mar 09, 2018 6:51 pm 
Mensagens: 1914
O meu escore também caiu depois que abri o cadastro positivo. Mas, vejo como uma medida positiva, talvez, no início, as coisas não funcionem como prometido (Brasil é Brasil!), mas acredito que no longo prazo passe a funcionar como deveria. Com uma base pequena, é difícil mesmo estabelecer critérios que sejam úteis. Creio que meu escore caiu pq os outros bancos ficaram sabendo do limite que eu tenho em outros...e assim passei a ter um limite global maior, portanto, risco maior do que qdo eles simplesmente não sabiam...mas com o tempo, vão ver que eu consigo administrar bem esse limite que eu tenho. É o q eu acho.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mar 11, 2018 3:30 am 
Mensagens: 438
É cilada Bino :)
Essa legislação de 5 anos caduca a dívida, é muito favorável aos inadimplentes e picaretas 171.
Isso me parece ser uma outra forma de monitorar os clientes.

Quanto menos o governo e as empresas financeiras souberem de minhas transações e recursos, melhor.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Mar 11, 2018 7:59 am 
Mensagens: 341
Fiz o cadastro voluntário e sou a favor do cadastro obrigatório. Mesmo que a principio beneficie somente aos bancos, é um passo importante para um sistema de crédito mais justo. E quem não deve, não tem razão para temer


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Mar 12, 2018 9:10 am 
Mensagens: 1144
A questão não é ter o que temer e sim forçar a pessoa a ter seus dados de pagamentos expostos, sem que exista benefício algum. O cadastro permite acesso a valores pagos, datas de pagamento, etc.., é uma espécie de big brother do consumidor. No fim, é mais uma ferramenta pros bureaus cobrarem dos bancos, nem estou entrando no mérito da possibilidade alta desses dados circularem a torto e direito por aí. E pra isso tudo, existe o rating interno do banco, no qual eles avaliam seu relacionamento e acabam por ter acesso a contas pagas, etc

Se favorecesse o consumidor, quem tem o cadastro positivo aberto teria acesso a taxas menores, o que eu sinceramente duvido e muito

Pra quem abriu e reduziu o score, dá pra cancelar a qualquer momento (não sei se é tão simples assim na prática, mas é o que eles alegam)

Resumindo: os dados são seus, deve ser escolha sua se quer que tenham ou não acesso a eles


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Bradesco irá cancelar o Seguro Automático de Acidentes Pessoais

[ Ir para página: 1, 2 ]

em American Express

Última mensagem Qui Jan 31, 2019 11:10 pm emmanuelkalispera Ver última mensagem

 

12

Visitor Toll Pass: pagamento automático e desconto em pedágios na Flórida no verão 2019

em Transporte em Orlando

Última mensagem Dom Jun 02, 2019 11:20 am soares Ver última mensagem

 

4

 


Booking.com


Cartões de crédito e serviços financeiros

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes