10 dicas para você proteger seus cartões de crédito

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Fev 18, 2019 10:08 am
Imagem

Depois de escolher o melhor cartão de crédito, você vai aproveitar os seus benefícios e acumulas milhas aéreas. É sempre preciso tomar bastante cuidado no dia a dia, pois fraudes sempre acontecem, e estão sempre se reinventando. Você não vai querer ter o seu cartão de crédito clonado, principalmente antes e durante uma viagem.

Leia também: 10 dicas para proteger suas milhas aéreas

Veja as nossas dicas para usar o cartão com segurança:

1) Nunca perca o seu cartão de crédito de vista

O cartão de crédito deve ficar sempre com você. Nunca o entregue para ninguém, pois em alguns segundos uma pessoa má intencionada pode anotar o número ou clonar o seu cartão. Mantenha sempre o olho nele e, caso o funcionário do local indique que irá sair por qualquer motivo, peça o seu cartão.

2) Use os cartões de crédito virtuais

As compras na internet são um grande problema, principalmente em websites desconhecidos e no exterior. Por isso, o ideal é gerar um cartão de crédito virtual, que terá outro número, fazendo com que você não tenha problemas em caso de fraudes. Não são todos os bancos que oferecem essa modalidade, mas vale muito a pena usar se você tiver disponível.

3) Apague os números do CVV

O CVV é um código de segurança de 3 dígitos, impresso no verso de cartões de crédito. Nos cartões American Express, você encontra o CVV com 4 dígitos e na frente. Uma medida de segurança é anotar os números e apagá-lo nos cartões, pois no caso de uma fraude o golpista não vai conseguir fazer compras em lojas virtuais.

4) Não deixe a senha anotada junto ao cartão

Pode parecer amadorismo, mas muita gente não decora a senha, e a deixa junto ao cartão ou na carteira. Com isso, no caso de um roubo, você poderá ter prejuízos, pois o banco pode alegar que foi usada a senha pessoal nas compras. Claro que sempre é possível argumentar e até mesmo acionar a justiça, mas para evitar dor de cabeça o ideal é não deixar a senha dando bobeira.

5) Não deixe o cartão de crédito salvo nas lojas e serviços

Muitas lojas virtuais e serviços de venda permitem que você armazene os dados do seu cartão de crédito, facilitando as futuras compras, mas você corre risco com essa comodidade, pois é impossível saber com exatidão como os locais armazenam os seus dados. Será que estão realmente seguros?

6) Cuidado com as fotos ao receber o cartão

Você acabou de receber o cartão, junto com o kit de boas-vindas, e tirou uma foto para compartilhar no WhatsApp. Tome cuidado para não mostrar os números do cartão, pois a foto real, mesmo sem o CVV, já permite que qualquer pessoa má intencionada faça compras com o seu cartão.

7) Faça o monitoramento de compras

Algo importante, mas que muita gente ainda não usa, são as funções de monitoramento de compras. Seja pelo app, SMS ou e-mail, é muito importante que você ative essa função. Assim, você sempre será notificado caso haja uma compra, e no caso de uma fraude conseguirá identificar imediatamente, ligando para o banco para fazer o cancelamento.

8) Tome cuidado com as supostas ligações do banco

Desconfie sempre de ligações dos bancos. Nunca forneça a sua senha e tampouco digite o número completo do cartão de crédito no teclado virtual. As quadrilhas estão usando tecnologia para se passarem pelo banco, inclusive clonando o número que liga para o cliente, para fazer se passar pelo número real da central. Eles também usam as mesmas músicas do banco, fazendo o golpe ser bem convincente.

Se você receber uma ligação suspeita, o ideal é desligar e em seguida ligar para o seu banco ou falar com o gerente. Assim, partindo de você a ligação/contato, não há risco de haver uma fraude.

9) Proteja seu computador

No seu computador, você geralmente armazena informações importantes, e o cartão de crédito pode estar salvo nos seus arquivos, seja através de imagens ou de arquivos. Por isso, é sempre importante ter um antivírus, além de usar programas anti-malware, para ter certeza que você não está infectado.

10) Não ande com todos os cartões na carteira

No dia a dia, não há necessidade de andar com todos os cartões de crédito na carteira, afinal, dificilmente você vai usar mais de um. Deixe seu cartão principal na carteira ou aquele que está na melhor data para realizar as compras. Guarde os outros em um lugar seguro.

Uma opção interessante é usar o Apple Pay e Samsung Pay. Assim, você terá uma versão virtual do seu cartão de crédito, para usar caso precise.

Boas compras!

E você, como protege os seus cartões de crédito? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

opuscompu Mensagens: 430
Seg Fev 18, 2019 11:56 am
No caso da Amex fico me questionando o porquê da bandeira expor o CVV e deixar a segurança do cartão tão frágil.

manucaldas Mensagens: 1403
Ter Fev 19, 2019 12:54 pm
Outra dica boa é nunca usar a mesma senha pra tudo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 19, 2019 1:19 pm
opuscompu, eu tive Amex por muitos anos e nenhum problema com relação a isso.

pauloleo Mensagens: 5474
Ter Fev 19, 2019 1:53 pm
Nunca tive problema com isso também.

opuscompu Mensagens: 430
Ter Fev 19, 2019 10:57 pm
Tb nunca tive. Mas por exemplo, em algumas maquininhas da Moderninha UOL q não reconhece chip passa-se a tarja do cartão e, estranhamente, o pagamento é confirmado ao digitar o CVV e não a senha, o q me parece uma falha de segurança.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Fev 26, 2019 9:58 am
Se usassem a criatividade para o bem... é cada fraude que vou te contar.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Dez 03, 2019 11:06 am
Como aumentar o score de crédito do seu CPF https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=4&t=18162" onclick="window.open(this.href);return false;

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Abr 20, 2020 5:02 pm
Dicas da Visa para fazer pagamentos seguros https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=4&t=18831" onclick="window.open(this.href);return false;

rocknrolla Mensagens: 4
Dom Nov 15, 2020 2:16 pm
Obrigado pelo conselho! Conheço muitas pessoas que cometeram tais erros e ficaram surpresas com o roubo de seu dinheiro.





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio