Cartão de crédito clonado é principal fraude sofrida por consumidores nos últimos 12 meses

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
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falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Abr 18, 2019 9:52 am
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O cartão de crédito é hoje uma das formas mais populares de pagamento no mundo inteiro, principalmente pelas facilidades que oferece, mas seu uso exige alguns cuidados. Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses, sendo que a maior parte dessas ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartão de crédito.

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Já o segundo golpe mais comum observado pelo estudo é o recebimento de boletos falsos, com 13% das menções. Além desses tipos de fraudes, também aparecem clonagem de cartão de débito, contratação de empréstimos e financiamento, todos com o mesmo nível de incidência (11%), respectivamente.

De acordo com o levantamento, metade (48%) das fraudes se deu em transações ou compras feitas pela internet. Outros 20% dos golpes aconteceram nas operações realizadas em agências bancárias ou financeiras e 15% em lojas físicas. Quanto às principais consequências enfrentadas pelas vítimas de ações fraudulentas estão as compras indevidas em nome da pessoa (37%) e os prejuízos financeiros (24%). Há ainda problemas relacionados à perda de tempo com processos burocráticos para regularizar a situação e a inclusão em cadastros de inadimplentes, deixando a pessoa com o nome sujo e impossibilitando a realização de compras por meio do crédito — ambas situações com 22% das citações.

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SPC Brasil dá dicas para o consumidor evitar risco de fraudes

- Antes de fazer qualquer compra, certifique-se sobre a idoneidade do estabelecimento comercial. Pesquise sobre a reputação da empresa e redobre atenção em sites de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados, como razão social, endereço, telefone e CNPJ;

- Desconfie de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado e sempre exija nota fiscal. Essas atitudes resguardam o consumidor, caso ele tenha que fazer uma eventual troca do produto ou venha pedir algum ressarcimento;

- Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha de atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a instituição financeira ou ligue diretamente para o serviço de atendimento ao consumidor;

- Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, CNPJ, certidão de nascimento, cheques e cartões de crédito, é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (B.O.). Com o boletim de ocorrência em mãos, o consumidor deve comparecer, pessoalmente, em um balcão de atendimento do SPC Brasil com um documento de identificação para fazer um ‘Alerta de Documentos’ — serviço que é gratuito.

Leia também: 10 dicas para você proteger seus cartões de crédito

Atenção redobrada é muito importante em época de muitos golpes.

E você, já teve algum cartão de crédito clonado? Como descobriu? E como resolveu? Conte para nós a sua experiência!

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Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Abr 18, 2019 10:11 am
Tive que cancelar duas vezes o meu cartão PSVI.

Na primeira clonaram o cartão. Assim que recebi a msg no celular cancelei o cartão pelo aplicativo e liguei no atendimento.

Na segunda clonaram a minha conta Sony Playstation. Essa conta ficou inativa por anos, e em janeiro cadastrei um cartão para comprar um jogo para o meu filho. Como alguém assumiu a conta da Sony utilizou o cartão para colocar créditos lá e comprar jogos. Quando vi isso também cancelei o cartão e liguei na Sony para reassumir a conta.





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