É seguro usar um cartão de crédito com a tecnologia contactless?

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Sex Jan 10, 2020 6:50 pm
Talvez devêssemos solicitar via BACEN, Consumidor.gov.br e via ministério público a adoção dessas medidas que permitem eletronicamente controlar a espécie de uso do cartão.

jpaulo604 Mensagens: 52
Sex Jan 10, 2020 9:39 pm
@Einstein

Agora entendi sobre a falha de 100 libras com Visa, eu desconhecia. Eu errei e a reportagem e o colega estão corretos.

De qualquer maneira, o problema aqui é com a Visa, mas tanto o POS quanto o emissor que autoriza a transação estão falhando pois ambos estão autorizando uma transação que deveria ser rejeitada. Aliás, provavelmente para esta demonstração da falha o POS foi modificado.

Com relação ao risco via contactless, segundo o link da Forbes, no Reino Unido em 2018 foram 19,5 Mi fraudes em contacless sobre um total de 69 Bi em valores totais de transações, ou seja 0,0028%.

Fraude online, que não necessita PIN, nem acesso físico ao cartão é muito mais significativo que isso. Se não me engano, nos EUA é na casa de dois dígitos percentuais.

Fraude não é impossível e eu nunca vi um banco dizendo isso. Mesmo uma transação com chip e PIN pode haver fraude e o respectivo repúdio.

Com relação ao usuário poder desativar o uso por proximidade, pelo menos Nubank e Santander permitem isso no app. No meu caso eu tenho ambos ativados.

JP





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Anúncio