Talvez devêssemos solicitar via BACEN, Consumidor.gov.br e via ministério público a adoção dessas medidas que permitem eletronicamente controlar a espécie de uso do cartão.
Publicado: Sex Jan 10, 2020 9:39 pm
jpaulo604Mensagens: 50
@Einstein
Agora entendi sobre a falha de 100 libras com Visa, eu desconhecia. Eu errei e a reportagem e o colega estão corretos.
De qualquer maneira, o problema aqui é com a Visa, mas tanto o POS quanto o emissor que autoriza a transação estão falhando pois ambos estão autorizando uma transação que deveria ser rejeitada. Aliás, provavelmente para esta demonstração da falha o POS foi modificado.
Com relação ao risco via contactless, segundo o link da Forbes, no Reino Unido em 2018 foram 19,5 Mi fraudes em contacless sobre um total de 69 Bi em valores totais de transações, ou seja 0,0028%.
Fraude online, que não necessita PIN, nem acesso físico ao cartão é muito mais significativo que isso. Se não me engano, nos EUA é na casa de dois dígitos percentuais.
Fraude não é impossível e eu nunca vi um banco dizendo isso. Mesmo uma transação com chip e PIN pode haver fraude e o respectivo repúdio.
Com relação ao usuário poder desativar o uso por proximidade, pelo menos Nubank e Santander permitem isso no app. No meu caso eu tenho ambos ativados.