Projeto de Lei quer suspender por 90 dias a inclusão de novos inscritos em cadastros negativos

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19418 Administrador
Qua Abr 22, 2020 11:26 am
Imagem

Nesta quarta-feira, 22, a PROTESTE, Associação de Consumidores, se posiciona a favor do Projeto de Lei 675/20, que suspende por 90 dias a inclusão de novos inscritos em cadastros negativos como Serasa e SPC.

Este projeto pretende proibir a inclusão nos bancos de dados de proteção ao crédito das informações sobre consumidores cuja inadimplência tenha sido registrada após 20 de março de 2020, ou seja, durante as medidas de isolamento social usadas no combate ao coronavírus. O objetivo deste projeto é facilitar o acesso ao crédito pelos atingidos pela pandemia.

Leia também: 70 dúvidas que você já teve ou vai ter sobre cartões de crédito

Durante a votação deste projeto, alguns parlamentares se posicionaram contrariamente à sua aprovação, argumentando que as medidas que facilitam o acesso ao crédito levarão a um aumento dos juros na sua concessão para proteger as instituições financeiras. Apesar destas posições contrárias, o projeto foi aprovado pela Câmara e até mesmo os birôs de crédito já anunciaram medidas destinadas a proteger os consumidores inadimplentes, como o adiamento de 10 para 45 dias do prazo para inclusão dos dados dos consumidores nos cadastros negativos.

O Diretor de Relações Institucionais e Mídia da PROTESTE, Henrique Lian, diz que o PL beneficiará os consumidores. "Somos favoráveis a este projeto, uma vez que ele beneficiará milhares de cidadãos brasileiros que estão com os rendimentos comprometidos em razão da crise do coronavírus. Assim como é necessário e importante socorrer as empresas e setores mais vulneráveis, facilitando o acesso a crédito e investimentos, também é preciso cuidar e proteger o cidadão/consumidor." diz Lian.

Leia também: Como aumentar o score de crédito do seu CPF

O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue agora para o Senado Federal.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41505
Qua Abr 22, 2020 1:07 pm
É um projeto bom para os autônomos, que são totalmente ou quase que totalmente afetados. Tem que ver quais podem ser os efeitos colaterais se aprovado.
Conheça os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp: https://fdv.im/grupospagos
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6016
Qua Abr 22, 2020 3:11 pm
Não entendo dos efeitos... ms realmente tem muita gente sofrendo com essa crise e talvez essa seja mais uma forma de amenizar os transtornos.



Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio