Nova taxa de conversão de moedas no cartão de crédito

Troca de informações sobre cartões de crédito, serviços financeiros e suas vantagens em viagens.
sergiomramos Mensagens: 17
Sáb Jun 15, 2013 1:21 pm
Pessoal,

Sempre faço um acompanhamento das minhas despesas, cupom a cupom, com o objetivo de obter uma perspectiva dos meus gastos. Esses dois últimos meses, as faturas do Mastercard Black emitido pelo Bradesco não fechavam. O valor era muito pequeno e acabei deixando para lá. Hoje, com mais tempo, fui tentar encontrar o erro.

Encontrei!!!

Os valores cobrados pelas compras realizadas em dólar estavam a maior. E não era a cobrança de IOF, pois esta estava lançada em separado. Liguei para a Central de Atendimento e informaram-me que a MasterCard (e a Visa também) passou a cobrar, recentemente, um "pequeno" percentual de 0,45% sobre os valores lançados em moeda estrangeira.

Bem, três observações:

1 - Essa taxa está camuflada, escondida. Uma compra de $31,94 é lançada como 32,08. Ou seja, para terceiros (BC ou RFB) interpreta-se que o consumidor fez uma compra de $32,08. Isso é esquema.

2 - Que me consta, essa cobrança de taxa não é permitida pelo Banco Central. E mesmo que fosse, teria de estar corretamente discriminada.

3 - Compras efetuadas pelo cartão de crédito MasterCard do Santander não tiveram essa cobrança. Ué.... não é tudo Master?
EDIT: Depois das primeiras respostas do tópico, estudei o meu histórico da fatura do Santander e descobri que eles também tentaram cobrar a mesma taxa. Detalhes na minha mensagem abaixo.

Concluindo, abri uma reclamação e solicitei o estorno. O valor é pequeno, mas o caso é didático. Imagine que num gasto total de $5.000 no exterior, além do famigerado IOF de 6,38% ($319), ainda vamos ter que pagar $22,50 adicional para a bandeira do cartão.

Cuidado!

kemely Mensagens: 378
Sáb Jun 15, 2013 1:53 pm
Dei uma olhada na minha fatura que está aberta. Tenho duas compras no exterior e ambas estão corretas.

sergiomramos Mensagens: 17
Sáb Jun 15, 2013 2:09 pm
Olá, kemely.

Vc me lembrou de outra coisa. Enquanto a fatura de junho estava em aberto, a qual eu visualizava pelo internet banking do Bradesco, eu não tinha notado a diferença. Estava tudo certo. Só passei a notar discrepância de valores quando recebi o valor definitivo da fatura. Aí fui verificar a de maio e notei também o pequeno aumento.
Segundo a atendente, este caso era novidade para eles também.

kemely Mensagens: 378
Sáb Jun 15, 2013 2:15 pm
Pois é, olhei a fatura de maio e uma compra de US$ 25,44 foi cobrada por US$ 25,55. Vou reclamar no Bacen. Como podem alterar o valor da compra e sem prévio aviso? Sugiro que também reclamem, o Bacen costuma ser bem eficiente nestes casos.

viniciusbb Mensagens: 915
Sáb Jun 15, 2013 2:31 pm
Estou tendo esse problema no Caixa Black também... Parece ser gerenalizado. E acho que ilegal.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Jun 15, 2013 3:17 pm
Não conferi os gastos da viagem um por um pois ainda não tive tempo (sempre confiro todas as faturas), mas o valor do hotel lembro que estava igual ao recibo do hotel, de 2/5. A fatura com vencimento em julho ainda não fechou.

Meu Black é do BB.

Ouvidoria do Bacen neles!

sergiomramos Mensagens: 17
Sáb Jun 15, 2013 3:18 pm
Bem, depois das respostas anteriores do tópico, lembrei-me de que tb tive problemas com a fatura do Santander. Só que a mecânica dos lançamentos foi diferente. De fato, ANTES que fatura do Santander fosse fechada, eu já havia notado uma pequena discrepância dos valores. Questionamentos ao SAC do Santander não resultaram numa resposta do porquê estar ocorrendo o lançamento a maior. De toda sorte, a fatura FOI CORRIGIDA e eu paguei apenas o valor nominal que gastei com o acréscimo do IOF. Portanto, à época, eu nem imaginava que fosse uma cobrança de taxa extra. Agora, comparando os valores que iam lançar com os de fato gastos, notei os mesmos 0,45% de acréscimo.
Portanto, retifiquei o título do tópico já que parece uma cobrança generalizada.

odl1899 Mensagens: 2619
Sáb Jun 15, 2013 3:31 pm
Recebi na minha fatura do BB uma informação de que haveria uma taxa para compras realizadas no exterior. Achei tão absurdo que pensei que fosse um erro grosseiro da administradora, que havia confundido "tarifa sobre compras" com "tarifa de saque no exterior".

Pelo visto, parece que essas cobranças estão partindo das próprias bandeiras Visa e Master e não do banco emissor....

focusbra Mensagens: 161
Sáb Jun 15, 2013 5:43 pm
Tem em algum lugar no contrato dizendo sobre esta cobrança?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Jun 15, 2013 5:46 pm
Odl1899,

Na fatura de que mês veio esse aviso?





Booking.com

Voltar para “Cartões de crédito e serviços financeiros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio