Graham's: um tour exclusivo e elegante há poucos minutos da cidade do Porto

Troca de informações sobre a cidade do Porto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Abr 18, 2016 3:37 pm
Imagem

Site: http://www.grahams-port.com

Visão geral

O vinho do Porto desde o século XVII é exportado para o mundo a partir da cidade do Porto, sendo esta a razão do seu nome característico. No entanto, o armazenamento ocorre em Vila Nova de Gaia, localizada do outro lado do rio Douro, e acessível por meio da bela ponte Luis I.

A família Symington é proprietária das Caves Graham's e obtiveram êxito em manter uma estrutura clássica, mas com algumas inovações, como o interessante museu que foi criado no local.

A Graham's adotou uma postura diferente para receber seus visitantes, quando comparada a outras vinícolas da região. Lá eles não recebem grandes grupos, uma vez que acreditam que dessa forma é quase impossível conferir um atendimento personalizado a cada um, algo que eles prezam muito. A proposta é receber os visitantes e levá-los a uma viagem pela história do vinho do Porto, que é contada em meio a barricas de carvalho que guardam em seu interior vinhos com décadas de amadurecimento.

O armazém de envelhecimento dos vinhos do Porto da Graham's, construído em 1890, situa-se a poucos quilômetros do oceano e a escassos metros do Rio Douro. Ao longo do tempo esta estrutura, com suas vigas de madeira centenárias e espessas paredes de granito, provou ser o local ideal para o envelhecimento dos lendários Portos Vintage Graham's.

Diferença entre o vinho do Porto Ruby e Tawny

Ruby é o estilo de Porto feito com uvas tintas que passam menos tempo nas barricas de madeira, por isso possuem cores mais intensas e aromas frutados.

O Ruby pode ser de dois tipos, tradicional, que pode ser produzido anualmente, e Vintage, que é um vinho feito com uvas de uma só colheita, em anos excepcionais. Essa classificação somente é obtida depois de alguns anos da colheita, quando se observa a qualidade diferenciada do vinho obtido. Outra diferença em relação ao Vintage é esse tipo de Porto, diferente dos demais, evoluiu após o engarrafamento.

O Tawny é um estilo de Porto que permanece mais tempo na madeira. O tempo de envelhecimento pode ser de 10, 20, 30 ou mais anos. Com isso o vinho adquire uma tonalidade suave e clara, ganhando ainda mais complexidade aromática, enriquecendo os aromas de frutas secas e adquirindo aromas de madeira, tostado, café, chocolate, mel e etc.

Agendamento

Recomenda-se que as visitas e provas de vinhos, que são realizadas entre as 10:00 e 16:30, sejam previamente agendadas. Caso isso não seja possível existe a possibilidade do interessado dirigir-se até o local e tentar participar de algum grupo já agendado, desde que tenha lugar disponível.

A visita e a degustação têm duração aproximada de 1:30 e percorre toda a bela estrutura existente.

Os preços dos programas são os seguintes:
- Degustação clássica na sala principal (3 vinhos): 8 euros por pessoa.
- Degustação premium na sala principal (3 vinhos): 15 euros por pessoa.
- Degustação premium Tawny (3 vinhos): 15 euros por pessoa.
- Degustação Graham's na sala Vintage (3 vinhos): 20 euros por pessoa.
- Degustação super premium na sala Vintage (3 vinhos): 30 euros por pessoa.
- Degustação super premium Vintage na sala Vintage (3 vinhos): 30 euros por pessoa.
- Degustação luxury do Graham's Single Harvast 1952 na sala Vintage: 50 euros por pessoa.

Crianças são aceitas nas visitas, degustações e almoço.

Visita

Nossa visita começou com um vídeo que abordava a história da Graham's, bem como a evolução da empresa ao longo dos anos. Em seguida fomos para a enorme área de barricas, onde nos foi explicado a forma de produção do vinho do Porto, os diversos tipos existentes, como Ruby, Tawny e Vintage. O local é muito bonito e elegante, impressionando o visitante pelo tamanho e quantidade de barricas existentes.

O ambiente, apesar de secular, já passou por reformas visando incorporar melhorias. Um dos principais investimentos foi na iluminação, que destaca a beleza do local.

Um aspecto interessante é que ainda é mantido o chão de terra batida, que permite um melhor controle da temperatura por meio da irrigação do solo, também para controlar a temperatura. Há uma linda fonte localizada em posição central, vertendo água do Rio Douro em um belo tanque de granito.

Durante a visita são apresentadas projeções que auxiliam as explicações e tornam a compreensão ainda mais fácil.

Veja algumas fotos da visita:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na visita à Graham's você tem a garantia de receber um atendimento individualizado e cuidadoso. Durante todo o tempo a guia foi muito simpática, explicou e sanou todas as dúvidas com muita boa vontade, sem apressar-se em momento algum.

Degustação

Depois de conhecer a teoria, chega a hora da prática. Na Graham's existem duas salas, uma principal e a Vintage. A sala principal ocupa uma grande área e mesmo sendo bonita e iluminada, passa uma sensação pouco acolhedora quando comparada a sala Vintage.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sendo possível reserve a degustação na sala Vintage, um local reservado, com decoração esmerada e que permite experimentar os vinhos em um ambiente sossegado e muito elegante. Foi nela que fizemos a prova, e gostamos muito.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Para melhor entendimento sobre as diferenças e os vários tipos de vinho do Porto, os mesmos são servidos nas taças ao mesmo tempo, permitindo assim um interessante comparativo, inclusive de suas tonalidades e aromas. Adoramos o atendimento e a atenção que recebemos.

Compras

Após a degustação você pode passar na loja e adquirir alguns vinhos para trazer para casa. O ideal é já selecionar o seu preferido durante a degustação e comprar aquele que mais lhe agradou.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como chegar

Chegar na Graham's é muito fácil. A melhor forma é pegar um táxi em Porto e se dirigir até a vinícola em um trajeto que não dura mais do que 10 minutos.

Se você gostar de andar é possível até mesmo ir a pé, mas vale a pena alertar que existem algumas subidas no caminho, por isso esteja preparado.

Estacionamento

É gratuito e ao ar livre.

Conclusão

A experiência na Graham's foi excelente! Os principais destaques são a belíssima cave das barricas, o atendimento e a degustação realizada na sala Vintage, como toda sua elegância e exclusividade.

Os vinhos são deliciosos, sendo possível uma perfeita comparação entre os diversos tipos. Sem dúvida uma das melhores opções de visita e degustação nas proximidades de Porto.

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

O Falando de Viagem realizou o passeio a convite da Graham's.

E você, conhece Graham's? Gostou da visita? E dos vinhos? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Abr 18, 2016 6:19 pm
Tanto o passeio como os vinhos são incríveis. Vale muito a pena.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Abr 19, 2016 10:35 am
Ótima dica! Quando fui, tinha apenas dois dias, então não explorei os arredores da cidade.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Abr 19, 2016 5:50 pm
Ótima dica!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Qui Abr 21, 2016 10:24 am
Eu não fiz o tour da Graham´s , mas adorei conhecer as adegas e vinícolas da região.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Abr 21, 2016 11:55 am
Também não conheci a Graham's mas me interessei bastante.

São vinhos de muito boa reputação.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Abr 25, 2016 12:33 pm
Passeio incrível! Adoro conhecer vinícolas e fazer degustação!





Booking.com

Voltar para “Porto”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio