Destinos - América do Norte
Estados Unidos

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 19 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Ter Fev 03, 2015 10:18 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18868
Administrador
Uma espetacular road trip cultural pelo sul dos Estados Unidos

Imagem
Beale Street, rua mais famosa de Memphis.

Sempre fui um entusiasta de road trips e de viagens que fogem dos destinos de turismo mais óbvios. Quando consigo juntar as duas coisas em um só roteiro sinto uma sensação de satisfação plena. Adoro lugares paradisíacos, praias lindas e cenários montanhosos, mas também adoro gastronomia, museus, música e cultura de um modo geral. Recentemente, pude fazer uma viagem que não tinha quase nada de paisagem, mas em compensação, foi um dos maiores banhos culturais que já tomei. Foram dez dias de uma inesquecível road trip pelo sul dos Estados Unidos que ficarão marcados para sempre em minha memória de viajante. Um roteiro diferente do usual, e talvez por essa razão, muito especial.

Imagem
Memphis.

Já tinha tido a oportunidade de fazer vários roteiros de carro pelos Estados Unidos. De Charleston a Key West, de Los Angeles a New Orleans, de Chicago a Nova York, de Boston a Washington D.C., foram muitas estradas rodadas. Entre os muitos destinos norte-americanos que ainda estão em minha wish list estava a chamada "rota da música", que cobre uma das regiões que eu mais gosto: o sudeste do país. Ao analisar opções de viagens para o final do ano esta foi a rota escolhida. Já sabia de antemão, após minhas pesquisas, o que me esperaria: clima frio, muita música, um Réveillon animado em Nashville, excelente gastronomia, vários museus e uma atmosfera mais conservadora, e, por que não dizer, caipira. Nada de paisagens paradisíacas, praia e sol ou agito cosmopolita. Um roteiro em que a presença do carro seria essencial para os grandes deslocamentos.

Imagem
Broadway, rua mais famosa de Nashville.

A viagem começou em Atlanta, onde alugamos o carro e pegamos a estrada em direção ao Mississippi. Foram mais de 4 horas de viagem em pleno dia 25 de dezembro, em uma estrada plana e muito bem pavimentada. No meio do caminho, passamos pelo estado do Alabama.

Imagem
Pegando estrada em um lindo dia ensolarado.

A primeira parada foi em Tupelo, uma pequena cidade ao norte do Mississippi, onde nasceu o rei do rock, Elvis Presley. Sempre gostei muito das músicas do cantor e o roteiro traçado para essa viagem contemplava três cidades importantíssimas em sua vida: Tupelo, Memphis, onde o astro começou sua carreira e onde morou até sua morte, e Nashville, onde gravou boa parte de seus sucessos. Aos poucos, fui percebendo que este roteiro é indicado até para quem nunca ouviu falar de Elvis!

Imagem

Em Tupelo, conhecemos a humilde casa onde Elvis nasceu. Ele viveu na cidade até os 13 anos, quando partiu com sua família rumo a Memphis. Hoje em dia a residência em que ele veio ao mundo é uma excelente atração turística, aberta para visitação e muito bem conservada. Ao lado, há a réplica da igreja que o jovem Elvis frequentava, além de um pequeno museu e uma estátua dele com 13 anos. Para completar nossa visita a esta simpática cidade almoçamos no Johnnie's Drive In, onde ele costumava comer durante sua infância e adolescência. Tivemos a honra de sentar no mesmo banco em que Elvis sentava.

Imagem
A casa onde Elvis nasceu.

Seguindo caminho, a próxima parada seria Memphis, no Tennessee. Seguimos parte da rota pela Natchez Trace Parkway, estrada cênica que vai de New Orleans até Nashville.

Imagem

Memphis é uma das principais cidades em se tratando da história moderna dos Estados Unidos. Seja no campo cultural ou político. Considerada o berço do blues e do rock, Memphis viveu seu auge entre as décadas de 50 e 60, quando era ponto de encontro de muitos artistas em busca de fama e reconhecimento, como B.B. King, Carl Perkins e o próprio Elvis Presley. Não é a toa que o rei do rock acabou se estabelecendo na cidade, onde fica a famosa casa na qual ele viveu até o fim de seus dias.

Imagem

Graceland é a segunda residência mais visitada dos Estados Unidos, perdendo apenas para a Casa Branca. A casa onde Elvis Presley viveu permanece preservada da mesma forma em que se encontrava até 1977, ano de sua morte. Hoje, o local foi transformado em um enorme complexo, quase um templo em homenagem a um dos maiores ídolos musicais de todos os tempos. Além da mansão, há o museu com a coleção de automóveis de Elvis, outra ala dedicada a seus grandes shows em Las Vegas, entre outros atrativos.

Imagem

A grande atração, sem dúvida, é a mansão propriamente dita. Já visitei muitas atrações nos Estados Unidos, dos mais variados tipos. E afirmo, sem sombra de dúvida, que Graceland figura no meu top 5! Tudo é tão bem preservado, o passeio é tão "forte", que no fim, ficamos em dúvida se Elvis realmente morreu ou se a lenda de que ele está vivo até hoje teria algum fundo de verdade.

Imagem
A sala de estar da mansão de Elvis.

Memphis é muito mais do que Graceland. A cidade respira história recente e estampa com orgulho seu passado de ouro. A Beale Street ainda é a principal rua. É nela que estão concentrados os bares com música ao vivo e as lojas antigas que dão um charme todo especial a Memphis. Um local muito animado, que ganha vida conforme a noite avança.

Imagem

Outras atrações imperdíveis são o Stax Museum e o Rock & Soul Museum, que contam a história musical de Memphis, que influenciou toda a trajetória da música no mundo todo; o Sun Studio, onde Elvis e vários outros cantores fizeram suas primeiras gravações e foram revelados ao mundo; e o Lorraine Motel, que ficou marcado por um triste fato: foi nele que o ativista pelos direitos civis dos negros Martin Luther King Jr foi assassinado em 1968. Hoje, o local foi transformado em um museu de direitos humanos.

Imagem

Continuando nossa rota musical, seguimos em direção a Nashville, ainda no Tennessee. Enquanto Memphis é o berço do soul e do rock, Nashville é a capital da música country. Johnny Cash, Kenny Rogers, Dolly Parton, Lady Antebellum e Taylor Swift vieram de Nashville ou estabeleceram suas carreiras na cidade. Foi em Nashville que passamos o Réveillon. A cidade conta atualmente com uma das festas de fim de ano mais animadas dos Estados Unidos. O Music City New Year's Eve Bash on Broadway é um evento que toma a principal rua da cidade na noite do dia 31, com shows de música country e uma bela queima de fogos à meia-noite. Desta vez, a festa contou com uma incrível apresentação do grupo musical Lady Antebellum, autor de sucessos como Need You Now. Um Réveillon inesquecível!

Imagem
A Broadway, principal rua de Nashville.

Não é a toa que Nashville é conhecida como "Music City". A cidade conta com o RCA Studio, um dos principais estúdios dos Estados Unidos, ativo até hoje. E não foram só cantores country que gravaram aqui. Grande parte da discografia de Elvis, por exemplo, foi feita neste estúdio. Um dos passeios mais legais é uma visita guiada ao RCA Studio B, onde será possível ouvir gravações originais de diversas músicas de sucesso.

Imagem

Outros pontos de interesse em Nashville são o Country Music Hall of Fame & Museum, o Frist Center for the Visual Arts, e o Johnny Cash Museum, dedicado ao famoso cantor de música country. E se Memphis conta com a Beale Street, Nashville conta com a Broadway, rua repleta de bares com música ao vivo e lojas bem interessantes, no melhor estilo country. Nos arredores da cidade, fica a lindíssima Fontanel Mansion, antiga casa da cantora Barbara Mandrell, transformada na "mansão da música country", além do ótimo shopping Opry Mills e do gigantesco hotel Gaylord Opryland, uma das principais atrações da região, que fica lindamente decorado na época do Natal.

Imagem
A bela área ao redor da Fontanel Mansion.

A cota "cidade grande" da viagem foi deixada para o fim: Atlanta, com seus ricos bairros residenciais, ruas arborizadas, ótimas opções para compras e gastronomia, sede de importantes empresas norte americanas, como Coca-Cola, CNN, Delta Air Lines, AT&T, The Home Depot, entre outras. Aqui, nos demos ao luxo de nos hospedar em um hotel 5 estrelas, com muito requinte e exclusividade: o Mandarin Oriental, Atlanta. Com um excelente Spa e acomodações de cair o queixo, foi uma excelente maneira de relaxar e curtir o fim da viagem de forma sofisticada.

Imagem

Imagem
O sofisticado Mandarin Oriental, Atlanta

Atlanta é uma cidade que surpreende em vários sentidos. Há excelentes atrações, como o World of Coca-Cola, enorme museu dedicado à marca de bebidas mais famosa do mundo, e o CNN Studio Tour, que leva a um passeio pelos bastidores do canal de notícias mais conhecido do planeta, mas não para por aí: ainda há o gigantesco Georgia Aquarium, o Centennial Olympic Park, onde foram realizados os jogos olímpicos de 1996, e o High Museum of Art, um dos mais importantes museus de arte dos Estados Unidos, entre várias outras atrações que ficaram para uma próxima visita. Há de se destacar também a excelente gastronomia de Atlanta e toda sua sofisticação, algo que nos surpreendeu bastante.

Imagem

Foram dez dias intensos, de um mergulho profundo na história cultural e política recente dos Estados Unidos, regados a boa comida e muita música de qualidade. Uma road trip do jeito que eu gosto, repleta de atrações interessantes e que fogem do senso comum, naquela que talvez seja a região mais autêntica do país. Uma das viagens mais interessantes que já fiz!

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, conhece o sul dos Estados Unidos? Quais cidades? Tem outras informações? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Ter Fev 03, 2015 10:48 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 5517
Nossa super interessante! Realmente um roteiro que foge do comum e repleto de cultura. Com certeza deve ter sido uma viagem surpreendente em vários aspectos!

Fabio, parabéns pelo roteiro e pela viagem tão autêntica!

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Fev 03, 2015 12:09 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 3430
Adorei o relato. Os EUA realmente têm muito a oferecer.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Fev 03, 2015 5:22 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 2964Rio de Janeiro
Ótimo relato, Fabio. Só me deu mais vontade de conhecer essa região. Uma road trip seria ideal! Parabéns :D


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Fev 04, 2015 10:23 am 
Mensagens: 1904
Que máximo. Com certeza foi uma viagem fora do comum!

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Fev 04, 2015 10:35 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 1755
Excelente relato! Já tinha acompanhado os outros e me animado bastante para conhecer a região e esse novo post apenas instigou ainda mais essa vontade. Parabéns!!


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Fev 04, 2015 12:37 pm 
Mensagens: 2425
Muito bom esse relato! Essa sua foto da sala de estar da mansão de Elvis parece que tem "vida"... engraçado isso... achei bem vibrante! Fiquei até com vontade de conhecer.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Fev 04, 2015 12:55 pm 
Mensagens: 3960
Realmente, os EUA são um país muito amplo, com várias coisas a oferecer. Adoro Miami, Orlando, Califórnia, Las Vegas... mas sair para conhecer os trechos menos conhecidos e explorados do país também é muito bom!

Patrícia, senti exatamente isso que vc escreveu. Parece que Elvis ganha vida em Graceland. Vc se sente dentro da vida do cantor, é impressionante.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Fev 04, 2015 7:53 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 1681
Eu achei o pessoal de Memphis muito simpatico. Acima da média dos lugares que fui nos EUA.
Fui especialmente para ir a graceland , tupelo e estive mais ao sul em uma cidade que tem casino, não me lembro o nome...

Imperdível é a culinária. Muito famoso é a costela de porco.
Dois lugares imperdíveis, de novo imperdíveis, Corkys e Interstate . estes dois restaurantes, cada um com seu charme tem que ser conhecidos por quem gosta. Vai deixar saudades.
Inclusive o Corkys envia por Fedex para o país inteiro a costela. Eu já pedi e aprovei do outro lado do país kkkk ok lá tem uma das centrais dos EUA da Fedex ...não tem erro...rápido...o tempero é especial....

http://www.corkysmemphis.com

http://www.interstatebarbecue.com

O interstate faz costela de boi também excelente
Ah, tinha me esquecido, prove a pecan pie....

E saudades....


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Fev 06, 2015 7:04 pm 
Mensagens: 3960
Muito legal seu relato, Flaviojunior! Também achei as pessoas em Memphis muito simpáticas, acima da média. Em Tupelo também, me encantei com a simpatia típica do interior. Memphis como um todo me agradou muito. Das cidades que passei durante essa viagem, foi a que eu mais gostei. E bem lembrado, a culinária da região é simplesmente deliciosa. Em Memphis comi a costela de porco num restaurante chamado Central BBQ, muito bom!


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Solicitação de entrevista após aprovação do visto americano pelo Consulado dos Estados Unidos

em Vistos

Última mensagem Sex Jun 21, 2019 6:46 pm JLito2015 Ver última mensagem

 

3

Feriados nacionais dos Estados Unidos em 2020

em Estados Unidos

Última mensagem Sex Nov 08, 2019 1:42 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

7 bons vinhos para se comprar nos Estados Unidos por até US$10

em Coluna do Fabio Macedo

Última mensagem Seg Jan 21, 2019 8:53 am Ajudante Ver última mensagem

 

6

Estados Unidos proíbem rotas de cruzeiros para Cuba

em Notícias

Última mensagem Seg Jun 10, 2019 10:18 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

4

Ainda vale a pena comprar cosméticos nos Estados Unidos?

em Compras nos Estados Unidos

Última mensagem Ter Jan 29, 2019 10:59 am GabrielDias Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com


Destinos - América do Norte
Estados Unidos

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes