Número de brasileiros deportados dos EUA aumenta 29% no primeiro ano do governo Trump

Troca de informações sobre destinos nos Estados Unidos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Fev 19, 2018 11:02 am
Número de brasileiros deportados dos EUA aumenta 29% no primeiro ano do governo Trump

Imagem

O governo Trump está prestes a completar um ano e, segundo dados oficiais do Department of Homeland Security (DHS) , entre 2016 e 2017 houve um aumento de 29% de brasileiros deportados dos EUA. Foram 1.095 deportados em 2016, contra 1.413 em 2017.

Leia também: Estatísticas dos brasileiros deportados dos Estados Unidos

De acordo com Leonardo Freitas, sócio-fundador da Hayman-Woodward, escritório de advocacia especializado na emigração e imigração de pessoas físicas e jurídicas, um dos motivos para o aumento do número de brasileiros deportados é a entrada nos EUA com visto errado em relação à atividade exercida, mas há outras causas. “Outra situação recorrente é a de brasileiros que vieram para os EUA com visto de turista, para escaparem da crise do Brasil, mas estouraram o prazo de permanência. Normalmente, são encontrados em blitz de rotina nas cidades e condados onde moram ou trabalham e são encaminhados para os órgãos competentes na área de imigração”, afirma.

Ainda assim, Freitas aponta que a procura por quem quer deixar o Brasil aumentou 70% de 2016 para 2017, sendo que os Estados Unidos lideram a lista de países mais procurados por brasileiros com interesses em planos imigratórios.

Segundo relatório divulgado em dezembro pela Human Rights Watch, durante os sete primeiros meses da presidência de Trump, o número de imigrantes detidos no interior e não nas fronteiras dos EUA – sendo muitos deles arrancados de suas famílias e comunidades – aumentou 43% em comparação com o mesmo período em 2016. As detenções de imigrantes sem antecedentes criminais quase triplicaram.

Leia também: Como verificar suas entradas e saídas dos Estados Unidos

Consequências para imigrantes ilegais nos EUA

- Caso tenha ficado no país ilegalmente por período maior do que 6 meses, a pessoa ficará sujeita a impedimento de retorno aos EUA por 3 anos.

- Caso tenha ficado no país ilegalmente por período maior do que 1 ano, estará sujeita a ficar impedida de voltar por 10 anos.

- Mesmo após expirado o prazo da punição, uma autorização para retorno não ocorre de forma automática. Um novo visto e uma possível autorização de entrada no país legalmente será analisada nos consulados onde o novo visto for solicitado e passará pelo crivo das autoridades de imigração.

Como é o processo de deportação?

- Antes de ser iniciado um processo de deportação, a pessoa que está ilegal terá de ter infringido a lei, ou seja, violado a Lei de Imigração seja entrando de forma ilegal nos Estados Unidos ou mesmo entrando de forma legal, mas permanecido no país após o fim do visto ou do prazo determinado inicialmente pelo agente de imigração no porto de entrada, por exemplo;

- Importante destacar que deportar um imigrante que está de forma ilegal nos Estados Unidos pode envolver um processo judicial e esse processo pode durar alguns meses;

- A deportação propriamente resulta de vários procedimentos: em geral a polícia local, que atua nas cidades e condados, detém uma pessoa por ter praticado qualquer tipo de delito, faz a identificação e checa seu status no país. Se for um imigrante e ficar comprovado que está em condição ilegal nos EUA, as autoridades de imigração serão contatadas;

- Formalmente, um processo para solicitar a deportação de uma pessoa que está ilegal no país tem início quando um tribunal de imigração recebe o caso. Se o tribunal constatar que a pessoa infringiu a Lei de Imigração, pode autorizar a deportação dessa pessoa para o seu país de origem.

Leia também: 7 perguntas que a imigração nos Estados Unidos poderá lhe fazer

Será que é tendência o aumento?

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Fev 19, 2018 12:50 pm
Infelizmente, era previsto. E acho que o cerco vai se fechar ainda mais.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Fev 19, 2018 2:10 pm
Portugal está com algo parecido:
As Conservatórias (espécie de cartórios) de lá, não dão conta dos processos de nacionalização de brasileiros...
Eu estou com meu processo aguardando conclusão há quase 2 anos e toda documentação está OK, mas nada de sair...
Aumentou muito o número de brasileiros que não estão mais afim de esperar pelo futuro do país do futuro...

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Seg Fev 19, 2018 2:50 pm
@zardox

Itália então nem se fala. A quantidade de pessoas que vão ao país como residentes para fazer os tramites de cidadania, e com isso fugir das filas dos consulados (eu mesmo fiz isso) ou processa o Estado Italiano por causa das mesmas filas dos consulados não param de crescer. Infelizmente ambas as coisas são caras, o que torna inacessível para a maioria dos descendentes.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012




Booking.com

Voltar para “Estados Unidos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio