Quanto custa a solicitação do visto para os EUA?

Troca de informações sobre destinos nos Estados Unidos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qua Jun 19, 2019 9:08 am
Imagem

Todos os brasileiros, que possuem o passaporte brasileiro, precisam solicitar um visto para entrar nos EUA. Há exceção é para brasileiros que possuem dupla cidadania e têm passaporte de outro país, que não exige o visto americano. No caso de brasileiros com passaporte europeu, por exemplo, é possível apenas preencher o Electronic System for Travel Authorization (ESTA) para ser elegível.

Leia também: Entrevista com o Cônsul dos Estados Unidos sobre procedimentos do visto americano

Então, se você quer passar férias nos Estados Unidos, tem que solicitar com antecedência um visto temporário (não imigrante). O website da Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil lista aqui todas as taxas, que são cobradas de todos os solicitantes, no mundo inteiro, com exceções limitadas, como, por exemplo, para os funcionários de governo em viagens oficiais.

Muitas empresas e despachantes oferecem o serviço, mas a nossa recomendação é que você faça a solicitação sem ajuda, pois essas pessoas podem mais atrapalhar do que ajudar. Além disto, se você não está solicitando o visto com intuito de ficar ilegalmente nos EUA, não precisa se preocupar. A imensa maioria dos brasileiros têm o visto aprovado. Quando o visto é negado, o oficial entrega uma carta com possíveis razões, e geralmente o maior motivo é a falta de vínculos com o Brasil.

Os oficiais americanos fazem entrevistas diariamente, há muitos anos, e já conhecem todas as mentiras de alguém pode contar. Nossa recomendação é falar sempre a verdade, pois neste caso você nunca irá se enrolar. Também recomendamos não comprar a passagem aérea antes de ter o visto aprovado, pois no caso de visto negado a companhia aérea não é obrigada a cancelar sem multas o seu ticket, e você terá prejuízo.

Leia também: Como comprovar vínculos com o Brasil ao solicitar o visto para os EUA

Qual visto solicitar e qual é o seu preço?

Você vai solicitar o visto de turismo (B2), mas também receberá o visto de negócios (B1), e não pagará nada a mais por isso. O custo do visto é de US$160 por pessoa, baseado na cotação do dólar que o consulado define, e não há variação diária. Você pode realizar o pagamento através do seu cartão de crédito e assim o sistema irá liberar imediatamente o agendamento do dia para comparecimento. O valor é lançado em reais na sua fatura, então não há incidência de IOF. Se preferir, o pagamento também pode ser realizado através de boleto bancário, mas você terá que esperar a compensação para poder realizar o agendamento.

Se você pagar a taxa errada não receberá reembolso, portanto muita atenção na hora do preenchimento. Escolha B1/B2. Vale ressaltar também que o visto de negócios não permite que você trabalhe nos EUA.

Vale destacar também que no passado havia a cobrança de mais de uma taxa, mas elas foram unificadas em 2012, então agora o valor que você paga é referente a: agendamento, solicitação do visto e envio do passaporte.

Caso haja problemas relacionados ao pagamento, contate [email protected].

E o visto para conexão (C)?

Esse visto não vale a pena solicitar, pois tem o mesmo custo do visto de turista, e o procedimento é o mesmo.

Leia também: Quantos tipos de passaporte existem?

Estou renovando o visto: quanto vou pagar?

Você pagará a mesma coisa. Não há diferenciação entre uma solicitação nova e uma solicitação de renovação. Entretanto, ao renovar o visto você geralmente é isento de entrevista, então o processo é mais rápido e menos burocrático.

Tem mais alguma taxa?

Oficialmente, não há. Entretanto, se você mora em uma cidade onde não há uma unidade do consulado americano, terá que arcar com os gastos de passagem aérea, hotel, transporte e alimentação. O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) é um centro contratado pelo governo americano para coletar dados biométricos de solicitantes de visto antes do comparecimento à seção consular.

Essas são as cidades onde há unidades do CASV:
- Belo Horizonte;
- Recife;
- Brasília;
- Rio de Janeiro;
- Campinas;
- Salvador;
- Curitiba;
- Santos;
- Porto Alegre;
- São Paulo.

Em Brasília, Recife e Rio de Janeiro é possível fazer os agendamentos para o CASV e Embaixada/Consulado no mesmo dia. Portanto, se você precisa viajar para outro local, deve escolher uma dessas cidades, evitando assim o custo extra de ter que pagar duas viagens.

Preenchimento do formulário DS-160

Todos os solicitantes devem preencher esse formulário, que é a primeira etapa da solicitação de visto. Ele está em inglês, mas o site faz a tradução automática para o português. As perguntas são simples, mas às vezes podem surgir dúvidas, e nós escrevemos um texto citando as 12 dúvidas mais comuns na hora do preenchimento.

Muita atenção: você deve preencher esse formulário. Não delegue essa função para terceiros, pois qualquer informação errada ou mentirosa pode fazer o seu visto ser negado. Desconfie de experts que prometem aprovação garantida do visto americano, pois isso não existe.

Leia também: 12 dúvidas que você vai ter ao preencher o formulário DS-160

Link para preenchimento: https://ceac.state.gov/GenNIV

Entrevista

A entrevista é realizada em português, então você não precisa se preocupar em falar inglês. Inclusive, ninguém é obrigado a falar inglês para viajar aos EUA, mas é importante falar a inglês universal para se comunicar bem pelo mundo. Responda de forma direta às perguntas e diga que pode comprovar o que está falando mediante entrega de documentos. Entretanto, só entregue a documentação se o oficial solicitar.

Não é preciso ir bem vestido demais à entrevista. Inclusive, uma roupa elegante demais pode gerar desconfiança. Vá vestido como se você estivesse indo trabalhar, de forma elegante, mas clássica, sem querer aparecer demais. Exageros não são bem-vindos em nenhum lugar.

Validade do visto americano

A validade do visto é de 10 anos. Então, o investimento é diluído ao longo dos anos, e temos certeza que você irá desejar viajar aos EUA anualmente. Vale destacar que a validade pode ser menor, mas isso acontece em casos isolados, e o consulado não informa a razão.

Troquei de passaporte: o que fazer?

Não tem problema. O passaporte brasileiro tinha validade de 5 anos, mas agora a validade é de 10 anos. Quando a Polícia Federal invalida o passaporte antigo, para a solicitação do novo, o visto americano permanece intacto e válido. Você só precisará viajar com os dois passaportes.

Meu visto foi negado: e agora?

Sim, acontece. Ninguém quer negar o seu visto, mas às vezes o oficial julga que você pode estar querendo ficar ilegalmente nos EUA. Acontece muito, principalmente em épocas que a economia brasileira está em recessão e há muito desemprego. Você poderá aplicar novamente para o visto, mas precisará pagar novamente todas as taxas, e se nada mudou na sua vida há grandes chances de que o visto seja negado novamente.

Antes de aplicar novamente, reflita sobre:
- Você que fez todo o processo de solicitação?
- Todas as respostas foram verdadeiras?
- Você tem vínculos confiáveis com o Brasil?
- Você mostrou segurança na hora da entrevista ou se enrolou nas respostas?

Visto aprovado garante a minha entrada nos EUA?

Não garante. O visto americano permite que você viaje aos EUA, mas chegando ao país haverá a imigração, e o oficial poderá barrar a sua entrada no país se desconfiar que você está mentindo sobre a intenção da viagem. Novamente vale destacar que a imensa maioria dos brasileiros não passa por nenhum problema na imigração. Quando o oficial desconfia, ele leva para uma segunda inspeção, que é muito mais rígida.

Apenas quando você passa pela imigração, e recebe o carimbo no passaporte, você está oficialmente nos EUA. O prazo de permanência é padrão: 6 meses. Mesmo que você diga que vai ficar apenas uma semana, receberá a permissão para ficar até 6 meses legalmente como turista.

Grupo de WhatsApp sobre como tirar o visto americano

Você precisa tirar o visto americano? Ou vai renovar? Agora o Falando de Viagem tem um grupo pago exclusivo para lhe ajudar nessa etapa, que é muito importante e tem vários detalhes.

Não, o processo não é um bicho papão. É burocrático, mas se aprovado são 10 anos de viagens pela frente. Entendendo como fazer todo o processo a chance de aprovação é altíssima. Você sabia que muitas pessoas têm o visto negado por causa de informações erradas? Com a consultoria do Gabriel Dias você saberá tudo o que realmente precisa para conseguir o visto, com informações práticas e sem enrolação.

Para a elaboração dessa assessoria foram realizadas duas entrevistas com o cônsul do Consulado dos Estados Unidos da América. Além das informações sobre o visto americano, você terá informações sobre o processo de imigração e alfândega, que também gera muitas dúvidas. Faça a adesão clicando aqui.

Atenção: esse grupo é focado apenas em visto de turista.

Conclusão

É chato tirar visto. É burocrático. É caro. Essa é a verdade, principalmente quando você precisa tirar o visto para a família toda e mora em uma cidade onde não tem o consulado americano. Entretanto, os EUA são um país incrível e viajar para lá vale o investimento. Os parques temáticos de Orlando, as praias de Miami, a cosmopolita Nova York, a exagerada Las Vegas e a beleza das cidades da Califórnia são apenas alguns dos motivos para encarar esse processo e poder viajar aos Estados Unidos.

Faça o processo com calma, com antecedência, e leia bastante tudo o que o Falando de Viagem escreve com informações e dicas. Assim, a chance de você ter sucesso é enorme.

Boa viagem!

E você, já solicitou o visto americano? Lembra quanto gastou no processo? Deu tudo certo? Tem outras informações ou dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 19, 2019 7:37 pm
É caro, mas vale tanto a pena que eu pagaria o dobro sem reclamar :D

Avatar do usuário
regsteixeira Mensagens: 1194
Qua Jun 19, 2019 10:42 pm
Me identifico muito com a cultura americana, sempre que vou, me sinto de lá.
Realmente é muito burocrático e exaustivo o processo do visto, mas depois que estiver com ele em mãos, vai ser só sucesso!
Imigração também é tranquila, em ambos os casos o lance é “dizer a verdade, nada mais que a verdade, além da verdade”.

Abraço

Avatar do usuário
imhotep Mensagens: 1885
Qui Jun 20, 2019 2:36 pm
Acho bem tranquilo tirar o visto, apesar de chato. Não compreendo pq muita gente contrata despachante pra isso.

Já renovei 1x e foi mais tranquilo ainda. Acho que se vc está com tudo em dia, difícil negarem. Ou tem algum motivo aleatório pra isso?

JLito2015 Mensagens: 282
Qui Jun 20, 2019 3:01 pm
Com o câmbio atual fica bem caro, mas ainda assim vale a pena visto que o mesmo vale por 10 anos.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jun 20, 2019 3:11 pm
Acho que a maioria das pessoas que contrata despachante o faz por acreditar que o processo é mais complicado do que realmente é.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 20, 2019 9:36 pm
Uma maneira de achar o visto mais barato é dividir o valor pelo prazo de validade que é 10 anos..
Aí o valor cai pra US$ 16.00 por ano...
Eu acompanho o voto do relator Gabriel: pagava o dobro, de boa...

calheira Mensagens: 481
Seg Jun 24, 2019 12:36 am
@imhotep

É obrigado a ir novamente ao consulado após entregar os documentos no casv, na renovação ?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jun 24, 2019 9:34 am
Na renovação só vai uma vez, exceto se pedirem entrevista (o que é incomum em renovações).





Booking.com

Voltar para “Estados Unidos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio