Quanto devo dar de gorjeta nos Estados Unidos?

Troca de informações sobre destinos nos Estados Unidos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Nov 13, 2011 12:02 pm
Imagem

Essa é a dúvida mais comum que atormenta os pensamentos de nós viajantes. A gorjeta é um custo fixo na sua viagem, visto que é praticamente impossível viajar sem ter que dar gorjetas. Você sabe quanto dar? Em quais ocasiões? O que acontece se eu não der? Vamos lhe dar todas as informações sobre esse assunto!

Para qual país você irá? Essa é a primeira questão. Neste texto falaremos apenas sobre os Estados Unidos. Cada país tem um costume diferente, então não dá para generalizar.

Leia também: Quantos dólares levar na minha viagem?

Nos Estados Unidos a gorjeta é uma indústria e torna-se uma obrigação. Táxi, hotel e restaurante são os maiores gastos. Obrigação? Sim, praticamente. Como é costume, todos esperam. E se você não der será mal visto. Se você está em outro país, com outra cultura, deve seguir os hábitos da cultura local.

Em inglês gorjeta chama-se tip.

E quanto dar? Isso depende. E depende MUITO. Vamos citar os casos mais comuns.

Táxi

O motorista do táxi sempre espera pela gorjeta. O valor pode variar de 10% a 20% do valor da corrida. E, se você não der, provavelmente receberá uma cara feia. Se for em Nova York poderá até receber um xingamento, visto que grande parte dos motoristas são imigrantes e nada simpáticos.

Carregador de malas

Ao chegar ao seu hotel provavelmente haverá um funcionário para carregar suas malas. Esse funcionário tem um salário baixo e são as gorjetas que fazem a diferença. Quanto mais malas ele levar, maior deve ser o valor da gorjeta.

Em muitos hotéis o funcionário leva as malas, coloca no lugar desejado, mostra o quarto e responde dúvidas gerais. Quanto mais prestativo e gentil ele for, melhor a gorjeta deverá ser. Nós costumamos dar sempre US$5. Mas, em alguns casos, o funcionário foi tão gentil que já demos US$10.

Muitas pessoas dão apenas US$1 por mala. É justo se o funcionário fizer o básico e não for gentil e prestativo. Fora isso dê ao menos US$5.

Em hotéis 3 estrelas está cada vez mais comum não haver esse funcionário, então você mesmo carregará as malas e não precisará dar gorjetas.

Camareira

Não é uma gorjeta indispensável. É obrigação dela arrumar sempre seu quarto da melhor maneira possível. Caso deseje você pode dar US$2 por dia ou então dar um valor X por toda a estadia. Nós não damos na maioria das vezes. E, se o quarto não estiver limpo, ligamos para o gerente. Exija seus direitos caso você não queira dar e não tenha um serviço adequado.

Mas, se for dar, dê logo no início, não no final. Assim, se ela puder, fará um agrado para você.

Serviço de quarto

Sempre que algum funcionário for ao seu quarto entregar um pedido é gentil, educado e eles esperam pela gorjeta. Dê US$1 ou US$2, dependendo do pedido e da rapidez. Caso o funcionário esteja indo resolver um problema no quarto ou algo do gênero a gorjeta é dispensável.

Outros serviços do hotel

Sempre que o serviço for bom você poderá dar gorjeta, no valor que achar conveniente. Seja em uma massagem ou um bom atendimento no bar. Não se dá gorjeta ao funcionário que abre as portas ou aos da recepção. Mas, em determinadas ocasiões você poderá dar um valor X para eles dividirem. Nós fazemos isso com o serviço é excelente.

Exemplo: No hotel que ficamos hospedados em Dubai os funcionários SEMPRE abriam a porta, SEMPRE chamavam o táxi e SEMPRE eram simpáticos. No dia do check-out demos 100 dirhams para que fosse dividido entre eles.

Restaurantes

Neles o serviço NUNCA está incluído no valor final. A exceção acontece quando o grupo é grande, com mais de 8 pessoas, onde é cobrado 15% ou 18% automaticamente. Mas, no geral, não há cobrança. E, se você gostou do serviço, deve dar gorjeta. E eles esperam muito, pois é uma grande ajuda ao baixo salário.

Nada: Se o serviço for ruim. Você pode inclusive escrever na nota 'Bad service? No tip'.
10%: Se o serviço for regular.
15%: Se o serviço for bom.
20%: Se o serviço for excelente.

A gorjeta não irá apenas ao seu garçom, mas também para a hostess, o pessoal da cozinha e etc. Ou seja, não generalize.

O pagamento da gorjeta pode ser realizado em dinheiro ou no cartão de crédito. Ao pagar no cartão você deverá escrever o valor da gorjeta no campo TIP. E, abaixo dele, o valor final. O sistema permanece aberto e só após você assinar o valor ele será lançado no seu cartão.

Outros serviços

Há muitos outros serviços que se você usar precisará dar tip. Exemplos: Carregadores de malas em aeroportos, guias, motoristas em geral, barman, manobristas, cabeleireiro, entregador de comida e Concierge.

Ninguém vai lhe fazer nada caso você não dê gorjeta. No máximo um olhar feio e pouca cordialidade na sua saída, mais nada. Com o tempo a falta da gorjeta faz certas nacionalidades ficarem mal vistas. Isso é normal e acontece em qualquer país. Assim como nós achamos os argentinos metidos, os americanos podem nos achar pão duros, generalizando.

Leia também: Parcelamento de passagem aérea | Em quantas vezes cada companhia aérea parcela

Nós sempre damos, mesmo que o valor seja pequeno. Quando o serviço é ruim e não agrada não damos nada para não incentivar. É importante ter atitude nesses casos e não sentir vergonha.

Grupo de WhatsApp sobre como tirar o visto americano

Você precisa tirar o visto americano? Ou vai renovar? Agora o Falando de Viagem tem um grupo pago exclusivo para lhe ajudar nessa etapa, que é muito importante e tem vários detalhes.

Não, o processo não é um bicho papão. É burocrático, mas se aprovado são 10 anos de viagens pela frente. Entendendo como fazer todo o processo a chance de aprovação é altíssima. Você sabia que muitas pessoas têm o visto negado por causa de informações erradas? Com a consultoria do Gabriel Dias você saberá tudo o que realmente precisa para conseguir o visto, com informações práticas e sem enrolação.

Para a elaboração dessa assessoria foram realizadas duas entrevistas com o cônsul do Consulado dos Estados Unidos da América. Além das informações sobre o visto americano, você terá informações sobre o processo de imigração e alfândega, que também gera muitas dúvidas. Faça a inscrição clicando aqui. Custa R$ 99,00 (pagamento único).

Atenção: esse grupo é focado apenas em visto de turista.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Anote esse gasto em sua planilha de gastos e boa viagem!

E você, costuma dar gorjetas? Qual valor por serviço? Já teve problemas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Nov 13, 2011 12:18 pm
Uma boa referencia para tips em restaurantes , quando a atendimento eh satisfatorio sem chegar ao excepcional , eh dar o dobro da tax ( na California a tax eh 8,75% e em Nevada 8,2 %)
Da mesma maneira , quando o servico for ruim , voce pode nao dar nada e explicar claramente a razao .

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Nov 13, 2011 12:27 pm
Eu acho pouco dobrar a taxa. Na Virginia, por exemplo, o imposto é só de 5%. Acho que eles não ficariam nada felizes com isso!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Nov 13, 2011 1:07 pm
Podemos incluir na sua sugestão Nova York, onde o imposto é de 8,875%.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Nov 13, 2011 1:22 pm
Mas essa de virar para o garcon e explicar :
- Eu nao vou lhe dar gorjeta porque seu atendimento foi ruim ou trouxe meu prato errado ou nao foi cortes , eu ja vi diversos americanos fazerem em diversos Estados , como tambem ja ouvi de brasileiros que trabalham la no setor de restauracao .

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Nov 13, 2011 1:27 pm
Eu sou totalmente a favor disto, para deixar claro e ele se esforçar mais.

Avatar do usuário
AlxLee Mensagens: 301
Dom Nov 13, 2011 2:38 pm
Percebi em alguns restaurantes de miami, que já vem o "serviço" incluso na nota.
Vem descrito como "gratuity", e creio que devem ser em locais em que o pessoal não costuma dar o tip, por isso ele já vem discriminado na nota. Se ñ me engano, é cobrado algo em torno de 10 a 15%.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Nov 13, 2011 3:16 pm
Quanto às gorjetas para as camareiras, embora não seja um costume tão regular como o das gorjetas aos garçons, é notória a diferença no serviço quando se deixa caixinha para elas.

Em vários hotéis norte-americanos onde já me hospedei, o serviço de arrumação do quarto foi bom no primeiro dia, quando não deixei gorjeta. No segundo dia, quando deixei a caixinha, a diferença foi nítida, e o que era bom ficou ainda melhor. Em hotéis 3 estrelas, por exemplo, o fato de deixar uma gorjeta para a camareira pode significar uma limpeza de hotel 5 estrelas no quarto, com a troca diária de sabonetes e shampoos, limpeza com aspirador de pó embaixo da cama, ou até mesmo dobraduras com as toalhas de banho. Faz uma grande diferença.

jvinicius Mensagens: 507
Dom Nov 13, 2011 6:22 pm
Para barmans (ou girls), eu geralmente deixo US$ 1,00 por drink ou rodada pequena (duas/três pessoas).

Ao caso mais bizarro de não dar gorjeta foi em Buenos Aires no Hard Rock. O atendente não meu deu um desconto que eu tinha direito, e por isso, resolvi "garfar" a propina dele pra compensar o não desconto. O sujeito não gostou e disse que "eu não dar propina mostrava meu carater".

¡hasta luego!





Booking.com

Voltar para “Estados Unidos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio