O que é o sensor nas câmeras digitais?

Troca de informações, matérias e dicas sobre câmeras digitais.
Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Mar 23, 2013 11:32 am
O que é o sensor nas câmeras digitais?

Sensor é o dispositivo das câmeras digitais responsável por captar as luzes e transformá-las em imagens. Basicamente, faz o papel dos filmes das antigas máquinas analógicas.

Muitas pessoas (praticamente a maioria) ao comprar uma câmera fotográfica digital, dão maior importância à resolução com seus milhares de megapixels. Mas não passa de uma grande ilusão! O que realmente deveria ser levado em consideração, é o tamanho do sensor.

Quanto maior o sensor, mais qualidade e nitidez terão as imagens.

Alguns exemplos:

- A compacta Sony Cyber-shot W80: 5.8 x 4.3mm
- A DSLR Nikon D5100: 23.6 x 15.6mm
- A full frame Canon 1D X: 36.0 x 24.0mm

Imagem

Não é preciso dizer o quão nítido é a diferença de uma compacta para uma DSLR normal, e ainda maior para uma full frame (tamanho equivalente as câmeras analógicas). Por esse motivo, uma compacta de 30MP não chega aos pés de uma boa DSLR com 10MP. Elas geram uma imagem enorme, mas com pouca qualidade, pois seus sensores são pequenos e simples.


Bons cliques!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Mar 23, 2013 11:56 am
É isso mesmo, Cristyan.

As fabricantes ficam fazendo uma guerra de megapixels, sempre lançando modelos com mais MP que as concorrentes, sem que isso de fato contribua para a qualidade das imagens.

Não troco minha DSLR de 10MP por nenhuma compacta de 16MP. E ela nem é full frame.

yureco Mensagens: 2490
Sáb Mar 23, 2013 12:00 pm
Sempre falo para amigos sobre a importância de sensor, mas eles insistem em tamanho de MP. Como é difícil convencer... :( :(

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mar 23, 2013 12:06 pm
baioca,

Agora você convida eles para aprenderem sobre o assunto aqui!

Cristyan,

Ótima colaboração! :D

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Mar 23, 2013 12:26 pm
Esperto foi o cara que criou esse conceito de MP = qualidade.
É mais fácil e barato fazer uma máquina com maior número de megapixels do que uma com um sensor maior!

Gabriel,
Já tem mais alguns no forno!

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Sáb Mar 23, 2013 12:45 pm
É na verdade esse conceito começou com as primeiras máquinas que geralmente eram 2.0 megapixel, quando a pessoa mandava ampliar uma foto para 20x30 a foto ficava horrível, eu lembro bem disso, aí as pessoas que trabalhavam nas lojas de revelação falavam que era por causa da quantidade de megapixel e era uma verdade, aí começou a se associar maior megapixel = mais qualidade.

O problema é que o aumento de megapixel se deu muito rápido e a partir de um determinado número (acho que 6) já não faz diferença, a não ser que vc queira fazer um poster com a foto. O que faz diferença é a tamanho do sensor e a qualidade que ele capta a luz.

Avatar do usuário
snledo Mensagens: 135
Sáb Mar 23, 2013 3:32 pm
Excelente @cristyan007!

Uma coisa que ainda não consigo entender é a relação da lente com o tamanho do zoom. Tenho uma Nikon P80 que tem 18x de zoom e agora queria comprar uma daquelas com lentes intercambiáveis, que são pequenas mas tem grandes lentes.

Imagino que você deve lançar um tópico sobre isso, mas como entendo essa relação? Ainda... você já experimentou uma dessas com lentes intercambiáveis? Vale a pena mesmo?

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Mar 23, 2013 3:50 pm
snledo,
Nos próximos dias teremos mais tópicos falando sobre lentes, zoom e muito mais.
Aguarde que ficará claro o seu entendimento sobre o assunto!

MarcioFonseca Mensagens: 9
Seg Mar 25, 2013 10:27 am
Excelente tópico!

Sou novo por aqui e estou lendo o site de cabo a rabo e aprendendo as dicas e indicações dos amigos para minha próxima viagem!

Estou com viagem marcada para Abril próximo e vou trazer uma camera subaquática. Olhando do ponto de vista do sensor estou na dúvida entre dois modelos:

Olympus Tough TG-2 iHS :
EFL: 4.5-18 mm (35 mm equivalent: 25-100 mm)
Aperture: f/2.0 (W) - 4.9 (T)

Panasonic Lumix DMC-TS4 :
Leica DC Vario-Elmar, 10 elements in 8 groups
5 Aspheric, 1 ED
EFL: 4.9-22.8 mm (35 mm equivalent: 28-128 mm)
Aperture: f/3.3 (W) - 5.9 (T)

se bem entendi o conceito, o melhor sensor entre as duas seria o da Lumix correto?

Avatar do usuário
snledo Mensagens: 135
Seg Mar 25, 2013 10:52 am
Valeu @cristyan007, vou aguardar!

Abraço.





Booking.com

Voltar para “Câmeras digitais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio