O que é obturador, diafragma e ISO?

Troca de informações, matérias e dicas sobre câmeras digitais.
Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Dom Mar 24, 2013 1:41 pm
O que é obturador, diafragma e ISO?

Estes são três conceitos básicos que qualquer fotógrafo que queira ter o controle da câmera precisa conhecer. Tanto nas compactas quanto nas DSLR’s (conhecidas como Reflex) estarão presentes. Nas câmeras profissionais, tem-se o controle total sobre elas. Já na compactas, este controle é bastante reduzido ou nulo.

Para conseguir uma boa exposição, é necessária uma combinação destas três configurações. Não existe um padrão, e nunca existirá. Esta combinação será diferente para cada cena. A seguir veremos a definição de cada item, e qual o seu impacto na fotografia que será gerada.


Diafragma

Sua função é controlar a quantidade de luz que entrará até o sensor. Está localizado dentro da lente e é medida por f/x (a letra ‘f’ seguida por um número). O criador deste conceito não teve uma ideia muito boa, é um conceito que confunde muita gente. Explico por que: quanto menor o número, maior a abertura do diafragma.

Imagem

Logicamente, quanto maior a abertura (menor número f/x), mais luz entrará até o sensor e mais clara será a imagem. E, quanto menor (maior número f/x), mais escura será a foto.

Além de influenciar diretamente na claridade, a abertura do diafragma define também qual será a profundidade de campo da foto. Conhecida como DOF (‘depth of field’, ‘profundidade de campo’ em inglês), define quais objetos da sua cena ficarão em foco.

Quanto maior a abertura do diafragma, menor será o DOF, e vice-versa.

Imagem

Com uma abertura menor, a profundidade de campo é maior, e o que está à frente e atrás do foco principal, também fica em foco. Quanto mais aberto o diafragma, diminui-se o DOF e o foco se reduz ao ponto principal, desfocando as demais áreas.


Obturador

É um dispositivo que protege o sensor. Funciona como uma ‘cortina’ que se abre ligeiramente, permitindo a entrada da luz quando uma fotografia é tirada. Mas o tempo que o obturador fica aberto não tem duração fixa. Ele é definido pelo tempo de exposição ou velocidade, medido em segundos (1”6 ou 5”, por exemplo) ou frações de segundos (1/125 ou 1/3200, por exemplo).

Quanto maior o tempo de exposição (menor a velocidade), mais luz entrará até o sensor e mais clara será a imagem. Com uma velocidade maior, menos luz chegará ao sensor, mais escura será a foto.

O tempo de exposição também tem impactado direto no ‘movimento’ da foto.

Velocidades baixas resultam efeitos de movimento. Para isso, é preciso que a câmera esteja fixa, em um tripé, por exemplo. Caso a câmera não esteja fixa, a foto por inteiro ficará tremida e indecifrável!

Imagem

Nesta foto, foi utilizada uma velocidade de 1 segundo, gerando o rastro dos faróis dos caros e das pessoas andando. E os objetos estáticos, permanecem estáticos.

Já se a intenção for ‘congelar’ um carro em velocidade ou a hélice de um helicóptero em movimento, deve-se utilizar velocidades altas (1/2500 por exemplo).


ISO

É a sensibilidade a luz que o sensor possui. Já vimos que controlamos a quantidade de luz que chega ao sensor pela abertura do diafragma e velocidade do obturador. Ainda assim, por vezes, a luz é insuficiente para se ter uma boa exposição. Nestes casos, utilizamos o ISO para que o sensor aumente a sensibilidade de absorção da luz.

Quanto maior o ISO, maior será a sensibilidade do sensor. Quando temos uma cena com bastante iluminação (luz do sol, por exemplo), deixamos o ISO baixo. Já em ambientes fechados ou à noite, precisamos aumentar o ISO, pois a iluminação é insuficiente para que o sensor gere uma imagem clara.

Mas esse aumento da sensibilidade tem uma consequência: o ruído. Quanto mais alto o ISO, maior será o ‘granulado’ nas fotos, prejudicando a nitidez dos detalhes.

Imagem

É preciso haver um equilíbrio destas três configurações para conseguir uma exposição com qualidade. Antes de fotografar, você deve definir qual seu objetivo:

- Quero uma foto com pouca ou muita profundidade de campo? Se for pouca, utilizarei uma abertura de diafragma grande. Ao contrário, uma abertura menor.
- Quero dar movimento ou congelar minha foto? Caso queira dar a sensação de movimento, utilize um tempo de exposição maior. Se quiser parar algum objeto em movimento, use uma velocidade maior.
- Configurei os itens anteriores, mas não tenho uma exposição correta. Utilize o ISO para equilibrar.


Boas fotos!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

ZePequeno Mensagens: 1059
Seg Mar 25, 2013 8:53 am
Parabens pela iniciativa! Excelente post.

Vale lembrar que esses atributos sempre agem de forma conjunta. Nos modos automáticos das câmeras, esses atributos são ajustados de acordo com aquela que seria a "melhor" combinação para a situação do momento, o que facilita a vida do usuário iniciante a tirar um boa foto.

No entanto, para imprimir sua personalidade e seu olhar à foto desejada, devemos usar o modo mamual e ajustar esses atributos para alcançar nossos objetivos.

Valeu Crystian!!!

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Seg Mar 25, 2013 10:57 am
ZePequeno,

Mais sobre o assunto aqui: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=410&t=5695" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Dimitri Mensagens: 75
Seg Mar 25, 2013 11:01 pm
Cristyan, ficou excelente!

Parabéns pelo texto e qualidade de toda explicação.

viajante Mensagens: 1090
Dom Mar 31, 2013 11:27 am
Realmente um bom texto. Vou dar uma olhada se tem configurações manuais na minha compacta.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Seg Nov 04, 2013 9:15 am
Frequento o forum há alguns anos e só agora fui ver esse maravilhoso sub-forum. Parabéns, está tudo muito bem explicado.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Savitor Mensagens: 116
Sáb Jan 11, 2014 12:59 am
Eu tenho umas apostilas digitalizadas de fotografia da faculdade de cinema que eu faço, além de tudo isso que foi tido, ela fala sobre lentes, sensores, regras de fotografia, se a moderação quiser eu mando todas elas.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Jan 11, 2014 9:53 am
Olá SantosSamuel,

Temos que saber se o autor autoriza a sua publicação, senão não podemos divulgar.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Dom Jul 06, 2014 4:39 am
Estes 3 conceitos são imprescindíveis para que quer usufruir os recursos de uma câmera fotográfica!





Booking.com

Voltar para “Câmeras digitais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio