O que é obturador, diafragma e ISO?
Estes são três conceitos básicos que qualquer fotógrafo que queira ter o controle da câmera precisa conhecer. Tanto nas compactas quanto nas DSLR’s (conhecidas como Reflex) estarão presentes. Nas câmeras profissionais, tem-se o controle total sobre elas. Já na compactas, este controle é bastante reduzido ou nulo.
Para conseguir uma boa exposição, é necessária uma combinação destas três configurações. Não existe um padrão, e nunca existirá. Esta combinação será diferente para cada cena. A seguir veremos a definição de cada item, e qual o seu impacto na fotografia que será gerada.
Diafragma
Sua função é controlar a quantidade de luz que entrará até o sensor. Está localizado dentro da lente e é medida por f/x (a letra ‘f’ seguida por um número). O criador deste conceito não teve uma ideia muito boa, é um conceito que confunde muita gente. Explico por que: quanto menor o número, maior a abertura do diafragma.
Logicamente, quanto maior a abertura (menor número f/x), mais luz entrará até o sensor e mais clara será a imagem. E, quanto menor (maior número f/x), mais escura será a foto.
Além de influenciar diretamente na claridade, a abertura do diafragma define também qual será a profundidade de campo da foto. Conhecida como DOF (‘depth of field’, ‘profundidade de campo’ em inglês), define quais objetos da sua cena ficarão em foco.
Quanto maior a abertura do diafragma, menor será o DOF, e vice-versa.
Com uma abertura menor, a profundidade de campo é maior, e o que está à frente e atrás do foco principal, também fica em foco. Quanto mais aberto o diafragma, diminui-se o DOF e o foco se reduz ao ponto principal, desfocando as demais áreas.
Obturador
É um dispositivo que protege o sensor. Funciona como uma ‘cortina’ que se abre ligeiramente, permitindo a entrada da luz quando uma fotografia é tirada. Mas o tempo que o obturador fica aberto não tem duração fixa. Ele é definido pelo tempo de exposição ou velocidade, medido em segundos (1”6 ou 5”, por exemplo) ou frações de segundos (1/125 ou 1/3200, por exemplo).
Quanto maior o tempo de exposição (menor a velocidade), mais luz entrará até o sensor e mais clara será a imagem. Com uma velocidade maior, menos luz chegará ao sensor, mais escura será a foto.
O tempo de exposição também tem impactado direto no ‘movimento’ da foto.
Velocidades baixas resultam efeitos de movimento. Para isso, é preciso que a câmera esteja fixa, em um tripé, por exemplo. Caso a câmera não esteja fixa, a foto por inteiro ficará tremida e indecifrável!
Nesta foto, foi utilizada uma velocidade de 1 segundo, gerando o rastro dos faróis dos caros e das pessoas andando. E os objetos estáticos, permanecem estáticos.
Já se a intenção for ‘congelar’ um carro em velocidade ou a hélice de um helicóptero em movimento, deve-se utilizar velocidades altas (1/2500 por exemplo).
ISO
É a sensibilidade a luz que o sensor possui. Já vimos que controlamos a quantidade de luz que chega ao sensor pela abertura do diafragma e velocidade do obturador. Ainda assim, por vezes, a luz é insuficiente para se ter uma boa exposição. Nestes casos, utilizamos o ISO para que o sensor aumente a sensibilidade de absorção da luz.
Quanto maior o ISO, maior será a sensibilidade do sensor. Quando temos uma cena com bastante iluminação (luz do sol, por exemplo), deixamos o ISO baixo. Já em ambientes fechados ou à noite, precisamos aumentar o ISO, pois a iluminação é insuficiente para que o sensor gere uma imagem clara.
Mas esse aumento da sensibilidade tem uma consequência: o ruído. Quanto mais alto o ISO, maior será o ‘granulado’ nas fotos, prejudicando a nitidez dos detalhes.
É preciso haver um equilíbrio destas três configurações para conseguir uma exposição com qualidade. Antes de fotografar, você deve definir qual seu objetivo:
- Quero uma foto com pouca ou muita profundidade de campo? Se for pouca, utilizarei uma abertura de diafragma grande. Ao contrário, uma abertura menor.
- Quero dar movimento ou congelar minha foto? Caso queira dar a sensação de movimento, utilize um tempo de exposição maior. Se quiser parar algum objeto em movimento, use uma velocidade maior.
- Configurei os itens anteriores, mas não tenho uma exposição correta. Utilize o ISO para equilibrar.
Boas fotos!
O que é obturador, diafragma e ISO?
- ZePequeno Mensagens: 1059
Parabens pela iniciativa! Excelente post.
Vale lembrar que esses atributos sempre agem de forma conjunta. Nos modos automáticos das câmeras, esses atributos são ajustados de acordo com aquela que seria a "melhor" combinação para a situação do momento, o que facilita a vida do usuário iniciante a tirar um boa foto.
No entanto, para imprimir sua personalidade e seu olhar à foto desejada, devemos usar o modo mamual e ajustar esses atributos para alcançar nossos objetivos.
Valeu Crystian!!!
Vale lembrar que esses atributos sempre agem de forma conjunta. Nos modos automáticos das câmeras, esses atributos são ajustados de acordo com aquela que seria a "melhor" combinação para a situação do momento, o que facilita a vida do usuário iniciante a tirar um boa foto.
No entanto, para imprimir sua personalidade e seu olhar à foto desejada, devemos usar o modo mamual e ajustar esses atributos para alcançar nossos objetivos.
Valeu Crystian!!!
- Cristyan Mensagens: 2852
ZePequeno,
Mais sobre o assunto aqui: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=410&t=5695" onclick="window.open(this.href);return false;
Mais sobre o assunto aqui: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=410&t=5695" onclick="window.open(this.href);return false;
- Dimitri Mensagens: 75
Cristyan, ficou excelente!
Parabéns pelo texto e qualidade de toda explicação.
Parabéns pelo texto e qualidade de toda explicação.
- viajante Mensagens: 1090
Realmente um bom texto. Vou dar uma olhada se tem configurações manuais na minha compacta.
- ralacerda Mensagens: 875
Frequento o forum há alguns anos e só agora fui ver esse maravilhoso sub-forum. Parabéns, está tudo muito bem explicado.
---
Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
- Savitor Mensagens: 116
Eu tenho umas apostilas digitalizadas de fotografia da faculdade de cinema que eu faço, além de tudo isso que foi tido, ela fala sobre lentes, sensores, regras de fotografia, se a moderação quiser eu mando todas elas.
- Ajudante Mensagens: 18088
Olá SantosSamuel,
Temos que saber se o autor autoriza a sua publicação, senão não podemos divulgar.
Temos que saber se o autor autoriza a sua publicação, senão não podemos divulgar.
- Cristyan Mensagens: 2852
Estes 3 conceitos são imprescindíveis para que quer usufruir os recursos de uma câmera fotográfica!
Booking.com
Voltar para “Câmeras digitais”