Zoom: entenda o real significado do X

Troca de informações, matérias e dicas sobre câmeras digitais.
Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Jun 01, 2013 1:21 am
Zoom: entenda o real significado do X

O zoom sempre é um dos pré-requisitos observados na escolha de uma câmera fotográfica. Praticamente em sua unanimidade, é representado pela letra X, e pode causar certa ilusão para muitas pessoas, assim como acontece com os megapixels. O conceito ilusório criado é que o zoom seria a capacidade que a lente tem para aproximar um objeto. Mas não é bem isto.

Para desmistificar esse pensamento errôneo, precisamos antes entender outros 2 conceitos: a distância focal e o ângulo de visão.

A distância focal é uma variável medida em milímetros (mm) e define a distância do centro óptico da lente e o sensor.

Imagem

Essa distância influência diretamente no ângulo de visão. Quanto menor a distância focal, maior será o ângulo de visão. E, quanto maior a distância focal, menor é o ângulo de visão.

Imagem

Mas afinal, o que é zoom? É a capacidade que a lente tem em variar entre a menor e a maior distância focal. Como vimos na imagem acima, tanto com a lente em 18mm quanto em 50mm a distância física entre a câmera e o objeto é a mesma, mas o ângulo de visão nos da a percepção de aproximação.

E para sabermos quantos ‘X’ de zoom uma lente possui, basta efetuar um simples cálculo: a maior distância focal dividido pela menor distância focal da lente. Por exemplo, uma lente 18-55mm possui um zoom de 3X (55 ÷ 18 = 3). Por isso, não quer dizer que uma lente de 20X vai ter uma aproximação maior do que uma de 10X. Exemplificando, uma lente 18x200mm que tem um zoom de 11X possui a aproximação menor do que uma lente 75x250mm, na qual possui o zoom de somente 3X. Até mesmo menor do que uma lente 400mm, por exemplo, que é uma lente fixa ou prime, que não possui zoom.

Então, se você procura uma lente para fotografar o rosto de uma pessoa lá longe, ou o passarinho no alto da árvore, procure uma lente que tenha a maior distância focal, e não a que possui mais X.

Boas fotos!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
ingridalmeida Mensagens: 227
Sáb Jun 01, 2013 11:16 am
Excelente!!!! Eu tinha exatamente esse pensamento errôneo!! Na verdade sou leiga total no assunto e tiro fotos por pura diversão.. Informação nunca é demais.. Adorei!! :D

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jun 01, 2013 11:27 am
Mais um tópico texto, Cristyan. Parabéns e obrigado! :D

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Jun 01, 2013 11:45 am
Ingrid e Gabriel, obrigado!
E desculpem pelas ilustrações 'amadoras', nas próximas vejo se me dedico um pouco mais e faço no CorelDRAW ;)

Avatar do usuário
ingridalmeida Mensagens: 227
Sáb Jun 01, 2013 12:03 pm
Seu texto está excelente. Conseguiu explicar de uma forma super didática para que todos entendam e isso é o mais importante. Se vier acompanhado de boas ilustrações, então.... Uau!! :D

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jun 01, 2013 12:34 pm
Exatamente. Tem gente que complica tanto as coisas explicando, ao invés de ser prático, direto e eficiente, como você foi.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Jun 01, 2013 4:52 pm
Excelente! Direito ao ponto!

Seria interessante falar também da diferença entre zoom óptico (esse que você explicou) e zoom digital, pois são coisas distintas.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Jun 01, 2013 8:06 pm
Anotado, em breve um tópico sobre o assunto.
E mais uma vez, obrigado!

Anitta Mensagens: 96
Dom Mar 02, 2014 12:12 pm
Estou adorando as dicas, pois quero melhorar meus cliques :)





Booking.com

Voltar para “Câmeras digitais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio