Qual a diferença entre zoom óptico e zoom digital?

Troca de informações, matérias e dicas sobre câmeras digitais.
Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sex Out 11, 2013 12:37 pm
Qual a diferença entre zoom óptico e zoom digital?

Atualmente a grande maioria das câmeras digitais do mercado oferecem o recurso de zoom óptico e digital. Quando visualizamos uma câmera digital nas prateleiras das lojas, um dos maiores destaques nos anúncios é: “15X Digital Zoom” ou “Zoom Óptico 10X”. Entenda um pouco mais o que cada modelo oferece e melhore a qualidade de suas imagens.

Zoom Óptico

É o zoom “verdadeiro” ou o zoom “bom”, que realmente aproxima a imagem sem causar distorções. Utiliza o mecanismo da lente que altera o ângulo de visão, e permite visualmente a aproximação do assunto.

Sugerimos a leitura: Zoom - Entenda o real significado do X

Zoom Digital

É bem inferior ao óptico. Como o nome deduz, é um zoom produzido digitalmente pelo software da câmera. Quando ele é utilizado, nenhum detalhe é acrescentado à imagem. A câmera somente amplia uma área da foto, da mesma maneira que podemos fazer em qualquer software de edição de imagem. E isto distorce a imagem, fazendo perder a qualidade.

Imagem

Existem câmeras que possuem os dois modos de zoom. Então saiba que enquanto estará utilizando o zoom óptico, manterá a qualidade da imagem, independente de quanto zoom estará utilizando. Já quando entrar na zona do zoom digital, quanto maior o zoom, menos qualidade terá a imagem.

Geralmente estas câmeras dividem no display a área do zoom digital e óptico. Basicamente é apresentado desta forma:

Imagem

Em resumo, evite ao máximo a utilização zoom digital e mantenha a qualidade de suas fotos!

Bons cliques!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

brunopiruka Mensagens: 1042
Sáb Out 12, 2013 5:09 pm
Cristyan007, estava justamente pensando que nunca tinha visto nenhum tópico sobre fotografia aqui no FDV. Sou leitor/user a pouco tempo, então peço perdão pela injustiça, foi quando me deparei com esse tópico e por consequência acabei lendo os demais. Parabéns pela paciência e didática com esse assunto tão importante para quem gosta de viajar.

Uma das coisas que me motiva a viajar é justamente registrar o mundo sob minha visão.

Parabéns mais uma vez e vamos aquecer, ainda mais esse lado do FDV.

Uma sugestão é abrir tópicos, além de técnicos, práticos.

Discutir sobre dicas de fotografia, composição, como fotografar explorando as melhores horas do dia etc... Ainda não iniciei nenhum tópico no FDV, vou ver se animo e preparo algo durante a semana.

Abração e sigo acompanhando!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Out 12, 2013 5:24 pm
Ótimo post!

Quando compro uma câmera nem levo em conta o zoom digital. O que ele faz eu mesmo posso fazer no computador. O que importa mesmo é o zoom óptico.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Seg Out 14, 2013 2:16 pm
Valeu Gabriel!

brunopiruka,
Obrigado, e ânimo para novos tópicos! Rsrsrs

Anitta Mensagens: 96
Dom Mar 02, 2014 12:14 pm
Achava o máximo ter zoom grande até entender que perdia qualidade e não era tão útil assim :?

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Dom Mar 02, 2014 3:51 pm
Anitta,

Você se refere ao zoom digital, certo? Pois com o zoom óptico não há perda de qualidade!

Anitta Mensagens: 96
Dom Mar 02, 2014 4:54 pm
Isso!!! Eu achava o máximo dizer que tinha um zoom gigante, rs.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Dom Jul 06, 2014 4:30 am
Essa dica é imprescindível para quem quer uma foto com qualidade!





Booking.com

Voltar para “Câmeras digitais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio