Novidades e tendências no turismo de luxo em 2022

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41738
Sex Jun 17, 2022 4:14 pm
Imagem

Os viajantes estão cada vez mais exigentes principalmente no setor de luxo. Na ILTM (International Luxury Travel Market) Latin America, feira de luxo que acontece anualmente em São Paulo, pude comprovar algumas tendências do turismo e a celebração da evolução do conceito do turismo luxo.

Em uma sociedade cada vez mais atenta, complexa e exigente, questões como sustentabilidade, responsabilidade social e comunidade são cada vez mais levadas a sério e passam a ser critérios importantes na decisão dos viajantes. Chega de apenas "experiências", palavra essa que há tempos está na boca de viajantes. A bola da vez é "autenticidade" através de experiências profundas que possam contribuir positivamente com o ambiente e com as comunidades locais.

O mercado brasileiro de turismo de luxo encontrou uma demanda reprimida de viajantes e começou a voltar em um ritmo acelerado. Percebi muito otimismo na ILTM através de inúmeras novidades do setor, muitas inaugurações e modernizações que estão acontecendo nos quatro cantos do mundo.

Novidades no Brasil

O Brasil se destacou com a abertura do belíssimo e impactante Rosewood São Paulo, no complexo Matarazzo, depois de 10 anos de obras, num projeto incrível de recuperação do patrimônio histórico e com 160 acomodações decoradas por Philippe Starck. No Nordeste a expectativa é alta para a abertura do Ba’ra Hotel, em João Pessoa, com arquitetura sustentável e design arrojado para elevar ao nível máximo o turismo de luxo na Paraíba. No Mato Grosso do Sul o destaque ficou por conta da Caiman Pantanal Eco-Lodge através de um projeto espetacular de preservação ambiental tocado pelo renomado ambientalista Roberto Klabin, onde o turismo é a alavanca para a manutenção desse santuário ecológico.

"Novo" destino no Oriente Médio

Mas se você quer um destino novo, autêntico e que provavelmente nunca ouviu falar, anote esse nome: Ras Al Khaimah, um dos sete Emirados Árabes. Ele está localizado no Golfo Pérsico, a pouco menos de uma hora de carro do aeroporto de Dubai. Segundo Alexandre Bernardes, representante de marketing do emirado para América Latina, o destino se destaca pelas paisagens encantadoras pois está localizado entre o mar e as montanhas Al Hajar, além de ter dunas magníficas e contar com boa hotelaria. Vale a pena botar no Google e pesquisar mais sobre ele.

Maldivas com novas aberturas

Os holofotes seguem fortes nas Maldivas e as novidades e aberturas não param por lá. O novíssimo Joali Being, irmão mais novo do Joali Maldives, focado em wellness, está dando o que falar e também o Patina, hotel de design arrojado, nas Fari Islands, que tem a facilidade do acesso de lancha a partir de Malé.

Caribe em alta

O Caribe também está em alta e as ilhas de Anguilla e St. Barth, queridinhas do público brasileiro, voltaram com força total e novidades. "Anguilla se destaca pois recebe voo direto de Miami, ou via St. Martin seguido de um pequeno trecho de barco. Tem 33 praias de um azul estonteante e hotéis de luxo para todos os estilos" como disse Danielle Roman, à frente do Turismo de Anguilla. Na francesinha Saint Barth, o destaque ficou por conta dos hotéis Tropical, Eden Rock e Le Guanahani totalmente repaginados.

Portugal segue no topo

Portugal é e sempre será uma boa opção para os brasileiros e o turismo de luxo vem destacando ano após ano. O diretor Bernardo Barreiros Cardoso dessa vez destacou a possibilidade de novos roteiros para brasileiros com foco no enoturismo e conectados com a literatura para enaltecer seus tantos escritores famosos, como Fernando Pessoa e Saramago. Outro destino em alta na terrinha é a Ilha da Madeira e a rede hoteleira Savoy Signature trouxe novidades. A marca conta com seis hotéis sofisticados na ilha, entre eles o Savoy Palace, membro da The Leading Hotels of the World, o Saccharum, cercado por belíssimas falésias e o Next, inaugurado recentemente em estilo contemporâneo, voltado para os millennials. Como disse o administrador comercial Ricardo Farinha, a expectativa é de que os brasileiros se rendam aos cenários paradisíacos da Madeira e aproveitem o stopover oferecido pela TAP para chegar facilmente ao destino.

Eu visitei a Ilha da Madeira recentemente e me encantei. Me hospedei nos hotéis Savoy e foi uma experiência sensacional - tanto pela ilha em si, quanto pelos hotéis e restaurantes. O Savoy Palace se destacou como um dos melhores hotéis da Europa na minha opinião.

Novidades da Rede Accor

Philippe Trapp, diretor executivo da rede francesa Accor, que conta com 5.300 hotéis espalhados por 110 países, sendo 36 em operação na América do Sul, anunciou no Brasil que em breve será reaberto o Sofitel Rio de Janeiro Ipanema (antigo Caesar Park). O novíssimo Île de Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, está fazendo enorme sucesso. Na Colômbia, as novidades da Accor em Cartagena são o elegante Sofitel Baru Calablanca e o histórico Sofitel Legend Santa Clara, que ocupa o antigo prédio de um convento. No Uruguai, o Sofitel Montevideo Casino Carrasco fará uma bela dobradinha com o SLS Punta del Este (previsto para 2025). Perto dali o SLS Puerto Madero foi recentemente inaugurado em maio/2022, em Buenos Aires, com 145 acomodações.

Estou feliz e otimista com as tendências do turismo de luxo e com tudo que vimos na ILTM 2022. A preocupação com um turismo mais consciente foi destaque na feira e nos faz acreditar que sustentabilidade é a palavra do momento e que o turismo não ficou fora dessa tendência que veio para ficar. E dentro desse propósito não podemos deixar de destacar e aplaudir a primeira edição da ILTM totalmente neutra de carbono devido a uma parceria entre a Rx Global e a ONG brasileira Iniciativa Verde.

Um futuro promissor no mercado do turismo nos aguarda!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6024
Dom Jun 19, 2022 10:41 pm
Feliz em saber dessas novas tendências. Também estou feliz e otimista com o futuro do turismo de luxo.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio