Eu viajo muito e em todas as viagens sempre tenho o mesmo problema: Wi-Fi. Em todos os hotéis onde me hospedo há Internet, gratuita ou paga, que sempre funciona, ainda que algumas vezes seja lenta. Quando saio do hotel para conhecer o destino os problemas começam.
É impressionante como as cidades e os locais turísticos, como restaurantes e atrações, ainda enfrentam problemas ao oferecer Wi-Fi. A rede, quando funciona, geralmente é inconstante. Muitas cidades dizem que oferecem Wi-Fi gratuito, mas usá-los é uma tarefa difícil. Muitas vezes a rede não permite a conexão e em outras você é obrigado a preencher um chato formulário para ter acesso. O pior é que virou comum enviarem os dados via SMS, o que gera mais um problema. Estou esperando o código do Aeroporto de Singapura até hoje.
Há situações engraçadas, como alguns hotspots que dizem que vão lhe enviar os dados de acesso via e-mail. Se eu estou sem Internet, como vou checar meu e-mail?
Outro problema comum é que se você ficar inativo poucos minutos já precisará efetuar o processo de login novamente.
Na Tailândia e Europa, onde estive recentemente, optei por testar seria depender de um Free Wi-Fi. Não fiz as contas, mas a maioria das minhas tentativas foram frustradas. Os erros eram variados em hotspots gratuitos e em outros lugares só pagando.
Os locais mais fáceis de usar o Wi-Fi foram: Apple Store, McDonald's e Starbucks. A Internet sempre funcionava, sem necessidade de cadastro, bastando aceitar os termos de uso.
Em Barcelona o Wi-Fi do ônibus turístico hop-on/hop-off funcionou bem. Foi uma grata surpresa!
Nisso de ficar buscando redes sem fio e tentando conectar há um efeito colateral: A bateria vai embora. Quando o sinal é fraco também faz você perder bateria e tempo. Muitas vezes fiquei 10/15 minutos apenas tentando postar uma única foto no Instagram.
Nos Estados Unidos eu nem perco tempo, apesar de saber que em muitos locais há Internet. Saio do Brasil com meu chip da EASYSIM4U, coloco dentro do avião e quando ele aterrissa eu já estou on-line, sem complicações, com Internet 4G de excelente qualidade da T-Mobile, que eles são representantes oficiais.
Depender de Wi-Fi gratuito ainda é muito problemático, infelizmente. A tecnologia melhora, mas nas viagens ainda me sinto no século passado.