Vale a pena contratar um guia de viagem?

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 06, 2016 8:12 am
Eu sempre gostei muito de explorar as cidades sozinho, para descobrir seus encantos, andando bastante. Nunca fui muito fã dessa história de contratar um guia, para me mostrar as atrações turísticas e contar sobre a história da cidade. Este ano decidi mudar isso, abrindo meus horizontes, e me surpreendi.

Esses são alguns guias que já contratei:
- Bangkok, com o Cha-Tai.
- Barcelona, com a Lúcia Silva.
- Hong Kong, com a Lorena Chaves.
- Dubai, com a Solange Barros.

Também tive uma guia em Singapura e outro em Mônaco, mas foram diferentes das outras experiência, além de ter sido em inglês e com foco um pouco diferente, por isso não incluirei na lista.

Para começar, acho que um guia brasileiro faz a diferença, por já conhecer bastante sobre o jeito do brasileiro. Os que falam português geralmente já conhecem um pouco, então também são uma boa opção. Ainda que você seja fluente em inglês, acho que faz diferença contratar um guia brasileiro.

Posso afirmar: todos valeram a pena.

Claro que você não precisa de um guia o tempo todo, nem é aconselhável, pois desvendar os destinos por conta própria também é muito interessante. Entretanto se você contratar um guia, por pelo menos um dia, verá como a viagem se tornará mais interessante e você aprenderá mais sobre a cultura local. Além disto, como o guia é um morador da cidade, ele conhece bem as novidades e os melhores locais para você fazer passeios fora do roteiro turístico.

Os guias também dão valiosas dicas, contam sobre as pegadinhas para você evitar, e ainda fazem você economizar, mostrando o caminho certo.

Todos os guias que usei só fazer tours privativos, o que para mim é fundamental, pois conciliar tours com pessoas que você não conhece é sinônimo de problemas. No tour privativo, você faz o que deseja e pode mudar a programação antes ou durante os passeios, sem nenhum tipo de problemas.

Tenho certeza que todas as viagens se tornaram melhores com os guias, por isso recomendo!

E você, já contratou guia durante uma viagem? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jan 06, 2016 9:21 am
Eu tive excelentes experiências com guia na Croácia e em Machu Picchu! É preciso escolher uma bom guia! Quando há recomendações é a melhor coisa!
Mas é claro que nem todo destino é necessário...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 06, 2016 10:22 am
Eu acho muito valido utilizar seus servicos por pelo menos um dia. Alem das valiosas dicas, eu gosto muito de aprender sobre a historia do lugar.

dubaico2255514461 Mensagens: 3
Qua Jan 06, 2016 11:47 pm
Sempre viajei fazendo esta economia e usando os recursos em BIG BUS, mapas, perguntando aqui e ali , quebrando a cabeça e perdendo tempo precioso.

Depois que me especializei em fazer tour em Dubai nunca mais deixei de contratar guias de origem brasileira, ou falando português em meus passeios a outros países.

De verdade saímos com aquela sensação de tudo resolvido, faz toda a diferença e saio cada vez mais convencida de que é essencial ter uma sinopse de tudo com apoio de quem ali reside. Claro que depois nos resta tempo livre, e vale voltamos ao local que mais nos agradou, isso pelo simples prazer de se deliciar e desfrutar outra vez do que nos foi ensinado.
É muito bom sair com o maior conhecimento e proveito possível.
Vale sim cada centavo.
Se você tem esta duvida, vale experimentar.

Solange Barros

capsj Mensagens: 2372
Qui Jan 07, 2016 4:05 am
Acho que depende muito do lugar. Acho que Egito seria uma lugar que o guia faz toda diferença.

Agora, depende do custo: quanto cobra um guia ? É por dia ? Poderia esclarecer pois depende de quanto se paga pelo serviço.....

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Jan 07, 2016 8:07 am
Olá capsj,

O valor depende de várias variáveis, então para ter um orçamento recomendamos enviar um e-mail diretamente ao guia desejado.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jan 07, 2016 8:47 am
Outro destino onde contratar um guia pode fazer muita diferença é Israel. Dá para conhecer o país por conta própria, mas como cada pedra lá tem no mínimo 3.000 anos de história, um guia que conheça os detalhes de cada ruína, templo ou muralha enriquece demais a viagem.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 08, 2016 9:09 am
Verdade, baran. Israel é um país cheio de história!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jan 08, 2016 10:42 am
E, para ninguém dizer que fui parcial :), existem passeios guiados em Israel conjugados com passeios guiados na Cisjordânia, com guias palestinos, onde o turista pode ver a realidade dos dois povos, conversar com israelenses e palestinos e ouvir suas versões da história e do conflito. Num tour desses, de algumas horas, aprende-se e entende-se mais sobre o conflito árabe-israelense do que assistindo ao Jornal Nacional todos os dias. Um conhecido meu já fez e gostou.

capsj Mensagens: 2372
Dom Jan 10, 2016 9:08 am
Quero ver arrumar um "colaborador" pra fazer a matéria na Cijortdânia.....hahahahaha





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio