O dia em que quase perdi todas as minhas fotos

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 08, 2016 9:44 am
Desde antes do FDV, eu sempre tirei muitas fotos nas minhas viagens. Depois da criação do FDV, esse número aumentou absurdamente. Dependendo da viagem, posso tirar 5 mil ou até 10 mil fotos, além dos vídeos. São fotos com o iPhone, Canon 60D, GoPro 4 Black, Sony FDR-X1000V e TomTom Bandit. Junto com tudo isso, ainda levo meu notebook, pois meu escritório é o mundo.

No final do ano passado embarquei com a Etihad Airways para um projeto em Hong Kong, Abu Dhabi e Dubai. Ainda dentro da aeronave comecei a sentir meu notebook lento e dando pequenas travadas. Depois de três dias em Hong Kong, senti os problemas aumentando. Eu, que sempre faço backup diário das fotos, continue fazendo, mas já com o alerta ligado, sem deletar as fotos do cartão de memória.

Como estava com um HD externo de 1TB da Seagate, que levo sempre para fazer backups, comecei a fazer backups dos arquivos mais importantes. Antes de sair do Brasil já tinha feito backup do HD que fica em casa, afinal, backup nunca é demais e eles sempre precisam estar em diferentes locais.

Recentemente tenho usado um LaCie Rugged Mini, que é resistente a impacto e umidade, além de ser 4 vezes mais rápido do que um HD convencional. Ele é pequeno e leve, cabendo facilmente na mochila.

E aconteceu o que eu previa: o HD do notebook, de outra marca, parou de funcionar. Fiquei sem computador pelo resto da viagem, mas os arquivos estavam todos salvos, sem perder uma foto querer.

Imagina o desespero de perder as fotos? Foram tiradas em momentos únicos, que não se repetiriam. É realmente algo irreparável, por isso é importante ter o máximo de cuidado.

Minha dica é sempre ter bons equipamentos e nunca economizar comprando o mais barato, pois pode sair bem cara a economia. Além disto, você precisa também ter organização para sempre fazer backups. Se você for do tipo esquecido, pode usar a opção de backup automático nos produtos da Seagate, que pode ser programado com a frequência desejada.

Boas fotos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Bruno Mensagens: 668
Qua Jun 08, 2016 1:52 pm
Tenso!!!

http://fdv.im/BrunoUnger" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Jun 08, 2016 3:30 pm
Nossa, acho que eu morro seu eu "perder" meu notebook ou todas as minhas fotos!
Sou meio neurótica com back up também! Pego muitas dicas aqui no FDV!

Imagino como você deve ter ficado tenso e irritado, Gabriel! rs

alexandrerj Mensagens: 3658
Qua Jun 08, 2016 3:41 pm
Tb sou neurótico... Uma vez um HD Seagate deu prob ainda na garantia e eu ia perdendo todas as minhas fotos.. Era época que ainda não tinha nuvem nem era comum hd externo...

Como estava na garantia, o suporte disse que poderia me enviar outro mas eu queria os dados.. Entao abriu um chamado pra Califórnia e pediram pra eu enviar o HD pra lá... Mandei e assim que chegou 2 dias depois já estavam devolvendo ele por FedEx com todos os dados... E a empresa ainda pagou a taxa pela entrada do HD no Brasil...

Ponto para a Seagate com seu excelente pós venda!!!

Hj em dia tenho backup em umas 3 nuvens boas e em HD externo...

Abraços.

alexandrerj Mensagens: 3658
Qua Jun 08, 2016 4:52 pm
Verdade, tinha até a opção de trocar o HD aqui no Brasil mas como eu precisava recuperar tive que mandar pra Califórnia... Mas do recebimento foram 2 dias no máximo para devolverem e chegou em mais uns dois dias... Super rápido e eficiente.. Só paguei o envio.. A devolução e a taxa foram pagas pela Seagate!!!

Abraços.

Avatar do usuário
laricampsou Mensagens: 601
Qua Jun 08, 2016 5:42 pm
Já me deu um desespero só de pensar!!!
Meu notebook deu problema no final do ano passado.. ainda bem que eu tinha passado todas as minhas séries e meus filmes pro HD, mas é terrível. Por isso, sempre importante ter um plano B :)

Avatar do usuário
Tiagowallace Mensagens: 73
Qui Jun 09, 2016 12:31 pm
Também faço backup diário dos meus arquivos (fotos, vídeos, artigos da faculdade, cópias escaneadas de alguns documentos, etc.). Uso um HD externo, um pen drive e o serviço da nuvem. Me bate até um desespero só de imaginar a possibilidade de perder algum arquivo! :lol: :lol:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 09, 2016 12:58 pm
O problema dos serviços na nuvem é a baixa velocidade de upload das conexões brasileiras. Eles limitam, então demora muito.

Avatar do usuário
Tiagowallace Mensagens: 73
Qui Jun 09, 2016 1:23 pm
Isso é verdade. A velocidade de conexão as vezes atrapalha o upload/acesso até de um pequeno arquivo em pdf. Porém, o lado bom da nuvem, é que ela pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora, de um dispositivo conectado a internet (o que pode ser bem útil na maioria das situações). Agora, se objetivo for acessar/fazer upload um arquivo grande (ex: vídeo), a comodidade do serviço se torna pequena em relação a velocidade associada ao arquivo. Para o meu perfil, o serviço atende muito bem já que 90% dos meus arquivos são fotos, músicas e arquivos de texto.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio