Queijos da Europa: abra o seu paladar para deliciosas experiências gastronômicas

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 01, 2016 2:57 pm
Imagem

O queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e outros mamíferos, sendo obtido através da coagulação do leite, seguido do seu escoamento. Há vários tipos de queijos e a diferença entre eles é grande, mas há uma unanimidade: todo mundo gosta de um bom queijo, desde a antiguidade.

Na Europa, o alimento é uma verdadeira instituição, fazendo parte do patrimônio gastronômico e cultural dos países europeus. Por isso, quando fui convidado para ir degustar alguns pratos preparados com os queijos europeus no Rio de Janeiro, aceitei na hora.

Para começar, a escolha do restaurante foi perfeita: Le Bistrot du Cuisinier. O chef francês David Jobert, que é conhecido pelo seu restaurante no centro da cidade, com apenas 26 lugares, localizado em um casarão do século XIX, agora também oferece uma unidade em Ipanema, com espaço para 46 pessoas, na Av. Henrique Dumont.

Imagem
Decoração aconchegante de um típico bistrô francês.

Como fã da culinária francesa, confesso que sempre tive vontade de experimentar os pratos do chef, mas a localização sempre me desanimou. Com a unidade de Ipanema tudo ficou muito mais simples e interessante!

A ideia do evento é mostrar pratos simples que você pode fazer em casa para degustar durante os Jogos Olímpicos com a sua família e os amigos. Fora isso, uma tábua de queijo é sempre uma boa pedida, principalmente se acompanhada de um bom vinho.

Na França, é costume colocar uma seleção de queijos sobre uma tábua, geralmente de madeira. O ideal é que ela contenha entre 3 e 5 queijos, prevendo de 110 a 170 gramas por pessoa, se for a única refeição, e 20 gramas por pessoa se for parte de uma refeição.

Voltando ao menu degustação preparado pelo chef, ele misturou os pratos de inspiração francesa com ingredientes brasileiros, sempre usando queijo. O resultado foi tão bom que perguntei ao chef se os pratos estão no cardápio regular, mas infelizmente só algumas opções estão. Isto, aliás, não é um problema, pois no cardápio convencional não faltam boas opções para um almoço ou jantar, em um ambiente interessante e com excelente atendimento.

Imagem
O menu oferecido.

Veja as fotos do menu degustação, onde abrimos o paladar para os sabores dos queijos europeus:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pedi ao chef as receitas para que vocês possam preparar em casa (estão em formato PDF):
- Bolinhas de roquefort com farinha de caju e goiabada.
- Cromesqui de camembert com geleia de jabuticaba.
- Tomate assado com brillat-savarin e chips de copa.

Os queijos são vendidos, por exemplo, no Supermercado Zona Sul, Pão de Açúcar, Carrefour e Casa Carandaí.

Em qualquer época do ano, os queijos e os vinhos são uma ótima pedida.

Bom apetite!

E você, gosta de queijo? Qual é o seu preferido? Onde você faz compras? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jul 01, 2016 3:08 pm
Meus preferidos: Gruyère, Comté e Maasdam. Na França, recentemente, provei uns queijos de cabra e gostei bastante, têm um sabor mais intenso.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 01, 2016 3:11 pm
Eu até gosto de experimentar alguns com sabores mas intensos, mas não são meus preferidos. Geralmente experimento só um pouco.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jul 01, 2016 3:20 pm
Na França eu passava no Carrefour e comprava uns 3 ou 4 queijos para ir comendo no café da manhã e no jantar. Fiquei curioso com relação ao Mimolette (esse laranjinha da foto) pois gosto de queijos curados, mas achei a cor estranha que não provei. Depois fui pesquisar e descobri que a cor é por causa de corante de urucum...

Ricardorbl Mensagens: 20
Sex Jul 01, 2016 3:47 pm
Que delícia!! Olha essa sobremesa!Que inveja!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jul 01, 2016 3:53 pm
A primeira vez que provei o Gruyère foi numa queijaria do lado do Château de Gruyères. Sabe como é, a gente tem que ir direto na fonte.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Jul 01, 2016 5:34 pm
Adoro queijo, como todo bom mineiro. Se for acompanhado de uma taça de vinho e um bom vinho artesanal, fica melhor ainda.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Jul 02, 2016 11:54 am
Adoro queijos. Com vinho entao .......

Quase toda sexta feira substituo meu jantar por essa dupla.

Adorei o menu e as fotos. Otima dica!

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Sáb Jul 02, 2016 4:00 pm
Lindos pratos, são de dar água na boca!

Pra mim, o Camembert é o melhor hahahah





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio