Uber: a evolução que está se tornando uma decepção

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Sergi0 Mensagens: 1005
Dom Jul 03, 2016 10:33 pm
Eu tive problema com o Uber em Miami e me cobraram USD 5 de taxa por um erro do motorista, mas foi só mandar um e-mail que me devolveram em créditos no mesmo dia.

Aqui no Brasil usei muito pouco, mesmo assim já tive esse problema de entrada de shopping e realmente a última vez foi bem abaixo da expectativa. Fui a um casamento na zona sul e o carro da ida estava com o ar ruim. Estava ligado no máximo, mas ainda assim estava quente, ainda mais de terno, e eu cheguei todo suado. Na volta, o motorista se perdeu pela Gávea, o sinal do GPS estava ruim e ele não tinha a menor ideia de onde estava. Por sorte eu ainda tinha condições de explicar, mas o despreparo do cara ficou muito nítido.

Eu acho que água e bala são besteiras dispensáveis, o básico é um carro limpo, com ar funcionando (moro no RJ, ar condicionado é tão essencial quanto o volante!) e um motorista com alguma noção de por onde está andando. Infelizmente esse problema não deve ter solução. Brasileiro em geral não se preocupa com a qualidade do serviço que presta, só quer saber de receber. Mesmo se tiver concorrência, acho que não muda muito, visto que a mão de obra disponível é a mesma.

Avatar do usuário
JLito Mensagens: 790
Dom Jul 03, 2016 11:48 pm
Tenho tido diversos problemas em pegar o carro do Uber na minha casa. A minha rua é paralela a uma avenida em que os carros passam voando e por isso é meio inviável os carros pararem por lá. Por isso mesmo coloco como endereço no aplicativo a rua onde moro. Se eu quero e preciso da comodidade, pra que eu tenho que ficar atravessando a rua e contar com a sorte ? Pois bem, por várias vezes seguidas os motoristas passaram pelo meu endereço. Eu ficava aguardando no portão e via o carro passando pela avenida. Para solucionar isso tive que passara colocar como ponto de partida a clínica vizinha a minha casa. Bem, melhorou em 80% e agora ao menos não tenho que ficar fazendo a vontade dos motoristas. Ainda assim, contratempos vão aumentando a cada dia.

Minha mãe e meu irmão precisaram pegar o Uber para ir de Botafogo até a Tijuca. Qual é o trajeto mais prático e viável a se fazer em uma sexta-feira a noite para uma viagem dessas ? Pegar o Túnel Santa Bárbara ! Mas, não. O que o motorista fez ? Disse que o melhor era pegar o Aterro do Flamengo e depois a Pres.Vargas . Resultado: ele pegou um engarrafamento miserável !! E o pior, estando a 2km da minha casa ele errou o caminho indo parar no estádio do Maracanã. Resultado: a corrida ficou em R$42,00 no UberX !!! Minha mãe disse que teve que discutir diversas vezes com o motorista pelo fato dele não aceitar as indicações de caminho dela. Obviamente avaliei o motorista com 1 estrela e iria pedir por escrito uma revisão de tarifa porque era inaceitável uma coisa dessas. Ao entrar nas opções do aplicativo descobri que há uma área só para se solicitar isso. Cliquei na tela e voilá ! instantâneamente surgiu na tela a informação de que a tarifa foi revisada para R$16,90 !!

Tá difícil aturar certos motoristas de cara fechada, outros que começam a falar sem parar que o Uber isso, o Uber aquilo ,etc. O problema é que muita gente que não tem experiência ou conhecimento nesse ramo cai de paraquedas e aí o serviço perde em qualidade.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jul 04, 2016 8:56 am
Aqui em Belo Horizonte eu pego o UberX em torno de 3x por semana, e no geral a experiência tem sido satisfatória.

Da mesma forma que o JLit, aqui também tinha problemas com relação ao endereço do meu escritório. Como ele fica numa esquina, muitas vezes o carro ia para a Avenida, ao invés da Rua onde fica a entrada do edifício. Com isso, alterei o endereço para um número no meio do quarteirão da Rua e nunca mais tive problema.

Uso o UberX desde o início, em agosto de 2015, e durante muito tempo nunca tinha entrado num carro com o ar desligado. Mas no último mês isso aconteceu 2 vezes. Tudo bem que estamos no inverno, mas acho que o motorista tem que perguntar. Numa das vezes ele não perguntou, e isso refletiu na avaliação que fiz. Na segunda vez perguntou e considerei a postura adequada.

Também tenho visto muitos motoristas novos. Sempre pergunto se a pessoa está no Uber a muito tempo, e vejo várias pessoas que nem completaram um mês ainda.

Mas no geral, pelo menos por enquanto, ainda está valendo a pena, principalmente quando considero que a tarifa é em torno de 35~40% menor do que um táxi.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 04, 2016 9:14 am
Aqui em BSB também, muito motorista novo rodando. A Uber encheu a cidade de X, provavelmente para garantir o mercado antes da chegada das concorrentes. Claro que isso acaba se refletindo na qualidade do serviço.

O GPS deles nunca encontra o endereço do meu trabalho. Se eu indico o prédio (isso ele acha) ele leva o motorista até os fundos do edifício, o que eu acho ruim. O que acabo fazendo é arrastar o "alfinete" até o ponto onde vou ficar esperando o carro. Geralmente funciona.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 04, 2016 9:16 am
Pelo que eu soube, os motoristas vão fazer adesão nos concorrentes, e trabalhar com 2 ou até 3 apps ao mesmo tempo.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 04, 2016 9:50 am
Quero só ver a confusão que isso vai gerar...

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Seg Jul 04, 2016 10:00 am
Eu peguei um Uber uma vez aqui em Salvador que o motorista era novo na empresa, mas que vc via pelo perfil dele, que ele estava ali esperando a "chuva passar", ele era funcionario da Azul no aeroporto e que cuidava dos pesos das aeronaves, mas foi desligado por conta da crise, e readequação da malha aérea da empresa.

Isso faz com que a qualidade do serviço caia, muita gente desempregada e precisando pagar as contas que chegam.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 04, 2016 10:05 am
Tenho o hábito de conversar com os motoristas. Tirando um ou outro mala, as corridas costumam render boas conversas.

Já peguei muito motorista que, não fosse pela Uber, estaria procurando emprego. E era gente com uma certa qualificação.

Um motorista me disse que encontrou na Uber uma maneira de ter uma renda ao mesmo tempo em que estuda para concurso público. O horário flexível permitia a ele parar de trabalhar e se concentrar nos estudos às vésperas das provas.

Teve um motorista que eu chamei para ir do trabalho para casa que, logo descobri, trabalhava em um prédio próximo ao prédio onde trabalho. Ele havia acabado de sair do escritório e recebeu a minha chamada, ainda na garagem do prédio.

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Seg Jul 04, 2016 10:06 am
Gabriel,
uma vez aconteceu algo similar comigo. Mandei um e-mail e me responderam em menos de 24h estornando o valor cobrado pelo cancelamento.
No meu caso, o motorista aceitou a corrida mas resolveu dar uma volta gigantesca para chegar onde eu estava, cancelei e chamei outro.

À respeito da piora do serviço, também tenho notado. Costumo pegar Uber com frequência aos final de semana e diversas vezes o carro que chega é sujo, o motorista não sabe bem os caminhos e já aconteceu até dele não se entender com o GPS e eu ter que guiá-lo até o destino. Pelo que converso com os motoristas, maioria vê o Uber como um bico, até arrumar um novo emprego
Acho que a pressa em aumentar a oferta de carros, de modo a maximizar o lucro deles, reduziu a qualidade do serviço. Aliado a isso, ainda tem o fato das olimpíadas estarem chegando e eles devem pensar que um rápido aumento da frota vai gerar mais retorno para a empresa.

Estou curioso para a chegada da concorrência, espero que eles selecionem melhor os motoristas, especialmente com essa possibilidade deles se cadastrarem em vários aplicativos. Outro dia, vi uma matéria no G1 que um taxista cadastrou o carro no Uber, vê se pode hahahahah

Gustav Mensagens: 94
Seg Jul 04, 2016 10:28 am
Não vai haver nenhuma seleção de motoristas com o preço que estão cobrando. Outro aplicativo apenas vai compartilhar os mesmos motoristas que irão se iludir achando que vão ganhar mais. Os preços não são sustentáveis se o carro não estiver ocupado o tempo todo e com a entrada indiscriminada de motoristas isso nunca vai acontecer. É o alto custo do preço baixo, uma regra tão imutável quanto a do preço alto e a qualidade baixa por falta de concorrência.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Anúncio