Aluguel de carro compartilhado | Vantagens e desvantagens

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Nov 22, 2016 9:14 am
Você tem um carro? Ele fica parado muito tempo? Você quer fazer um dinheiro extra no mês? Se você respondeu sim a essas três perguntas talvez se interesse pelos sites de compartilhamento de carros. Eu ainda não aluguei meu carro e nem aluguei o carro de outra pessoa (meu maior interesse de testar), mas achei interessante a proposta.

Basicamente os sites oferecem:
- A possibilidade de qualquer pessoa alugar seu próprio carro;
- A possibilidade de qualquer pessoa alugar um carro.

Como você percebeu, o conceito é o mesmo de uma locadora, mas há vantagens e desvantagens.

As principais vantagens que vi até o momento:
- Os preços podem ser mais baratos;
- O proprietário pode levar o carro até você;
- Você encontra modelos não disponíveis nas locadoras;
- Você encontra carros completos (nas locadoras geralmente são as versões básicas).

As principais desvantagens que vi até o momento:
- Não há tantas opções de carros disponíveis;
- Muitas vezes os proprietários não aceitam a reserva, por vários motivos;
- Alugar um carro em cima da hora não dá certo;
- Tem proprietários que não entregam o carro, então pode se tornar inviável a locação.

Para quem vai alugar sempre tem o risco do cuidado que o locatário terá com o veículo, mas o valor é interessante e todos os carros têm seguro. Já pensou em alugar por 4 dias e ganhar em torno de R$500,00? Ou por uma semana e ganhar R$1.000,00? Às vezes até compensa usar o Uber, por exemplo, para deslocamentos pontuais, e alugar o carro. O dono do carro é quem define o seu preço e pode aceitar ou não a locação.

Usei o Parpe e o Fleety, que oferecem o mesmo serviço, para fazer pesquisas e ver as opções disponíveis. Não cheguei a comparar com as locadoras tradicionais, mas é algo que aconselho ser feito antes de fechar a locação.

Será que vale a pena o aluguel compartilhado? Você já usou?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Nov 22, 2016 9:41 am
Vi muita propaganda desse tipo de serviço em Paris.

Eu não alugaria o meu carro mas alugaria o de outra pessoa. Acho que pode ser interessante, por exemplo, quando você está pensando em trocar de carro e quer fazer um test-drive em um modelo específico. Não é toda concessionária que deixa você fazer test-drive, então seria uma alternativa. Se o dono do carro for simpático pode até rolar uma troca de idéias sobre o carro.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Nov 22, 2016 9:43 am
Será que as locadoras farão pressão contra assim como os taxistas fazem com o Uber?

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Nov 22, 2016 10:35 am
Se alguém pensa em compartilhar seu carro no Brasil, deve saber de antemão que o proprietário do carro responde (pode ser de forma direta, solidária ou subsidiária) na esfera civil por todos os prejuízos que o veículo venha a causar a terceiros, ainda que causado pela pessoa que "alugou" o carro...
Um exemplo simples:
Vc aluga um carro para uma pessoa... mesmo vc tendo como comprovar que a pessoa estava com a posse do carro, se esta pessoa atropela e mata um pai de família, que tem salário de R$ 25 mil por mês, com idade de 35 anos... caso o atropelador não tenha recursos para o ressarcimento dos danos, ou não seja localizado, o proprietário do carro vai ter que pagar à família do atropelado, por aproximadamente 82 - 35 = 57 anos, o salário mensal de R$ 25 mil, corrigido anualmente...
E muito provavelmente terá que pagar tb uma indenização por dano moral em valores astronômicos...

Agora, a pessoa alugar o carro dos outros.. em princípio, não tem esse problema....

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Nov 22, 2016 10:39 am
zardox,

Um seguro de responsabilidade civil poderia cobrir esse risco?

Outra desvantagem: se o cara bater com o seu carro, mesmo que o seguro cubra o dano material, você fica alguns dias (semanas?) sem o carro. Duvido que o seguro cubra os seus gastos com táxi/Uber/ônibus/tempo perdido por ficar sem o seu carro.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Nov 22, 2016 10:41 am
Pelo que vi no Parpe, o seguro tem uma franquia de mais ou menos R$3.000,00. Não achei informação sobre isso no Fleety.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Nov 22, 2016 10:54 am
baran...
Sim.. um seguro de responsabilidade civil pode minimizar (ou até mesmo bancar) o prejuízo...
Mas.. todo seguro tem uma IS (importância segurada)... chegou neste valor, daí em diante é o segurado que absorve o prejuízo...
Outra coisa: hoje em dia, uma das coisas mais desleais na hora em que se contrata seguro são as tais "cláusulas de exclusão", que desobrigam a seguradora a cobrir o prejuízo...
Quando fui assaltado na porta de casa, levaram o carro+bolsas+Iphones (esposa/filho)+Note 3 da Samsung..
Para a seguradora, porta de casa é considerado "casa", pois foi quando eu abri o portão..
A seguradora não pagou os celulares, simplesmente porque a cláusula de exclusão de seguro de furto/roubo a residências da Sul América e da Itau Seguros, não cobrem mais roubo a celulares dentro de casa... Neste episódio descobri que não cobre notebook e um monte de coisas...
P*** da vida, eu reclamei com a seguradora que o seguro deve cobrir apenas a geladeira, armários, camas e fogão, coisa que ladrão algum rouba/furta, a menos que encoste um caminhão e faça um "Gato Preto" na sua residência...

Então..pense sempre que a seguradora vai tentar achar alguma cláusula de exclusão para não pagar a indenização de responsabilidade civil... de repente ela descobre que a pessoa que vc alugou o carro tem algum histórico de má condução de veículos, e/ou tem problemas mentais.. sei lá.... coisas da vida real..

Aí, advinha quem vai bancar o prejuízo no final das contas ???

Muito risco para pouco retorno de $$$$

soares Mensagens: 504
Qua Nov 23, 2016 9:59 am
Na minha opinião, se não houver, legalmente, forma de imputar a responsabilidade de danos contra terceiros ao locatário, acho maior furada o proprietário entregar seu veículo para locação. Tem cada motorista por aí!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Nov 23, 2016 10:02 am
Vou tentar me informar sobre isso com as empresas.

Alguém já tentou alugar um carro de terceiros? Ontem mandei três pedidos de aluguel no Parpe e ninguém me respondeu ainda.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio