Seu quarto não está pronto | As mentiras que os hotéis contam para os hóspedes

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 21, 2017 10:52 am
Como eu disse: tem muita gente que chega depois e sai antes. Há um equilíbrio. Por isso temos que jogar duro com os hotéis que estão com má vontade.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Ter Fev 21, 2017 1:02 pm
Perdi as contas de quantas vezes eu cheguei em um hotel no fim do dia, seja porque o voo chegou tarde ou porque eu vim dirigindo de outra cidade mais distante. Esse é o tal do equilíbrio que o Gabriel falou. Não vai acontecer nunca de todo mundo chegar às 8h30 da manhã.

Eu fico impressionado com essa mentalidade de se agarrar às cláusulas contratuais ao invés de, sempre que possível, fazer aquilo que vai deixar o cliente feliz. É com esse tipo de atitude que muitas empresas deixam de fidelizar a clientela. O que o hotel pode ganhar com esse tipo de gentileza é muito maior do que o eventual prejuízo que ele poderia ter ao deixar o hóspede entrar mais cedo no quarto (embora eu nem enxergue prejuízo nesse caso, muito pelo contrário).

Avatar do usuário
bigshot Mensagens: 3415
Ter Fev 21, 2017 1:07 pm
Eu costumo usar aquele velho ditado, o combinado não sai caro.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Fev 21, 2017 2:17 pm
Não sei em qual estatística se baseia isso de que há um equilíbrio e nem acho que seja se agarrar ao contrato. Não conheço a realidade do ramo mas quero presumir, talvez inocentemente, a boa-fé das empresas do ramo ao praticarem essa "mentira"

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 21, 2017 2:21 pm
É mentira mesmo, sem as aspas. Já comprovei o fato dezenas de vezes.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Ter Fev 21, 2017 6:42 pm
O mais engraçado é que basta começar a engrossar que, milagrosamente, "aparece" um quarto pronto.

É a mesma lógica das locadoras de carro. Algumas vezes a Hertz me deu carros em mau estado de limpeza e conservação. Na primeira vez que pedi para trocar, disseram que não tinha nada disponível naquela categoria. Aí bastou eu mudar um pouquinho o tom para "descobrirem" um carro novinho e limpinho à disposição.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Fev 21, 2017 7:07 pm
Aí um caso muito pior já que a obrigação da locadora é entregar o carro limpo e a obrigação do Locatário é devolver limpo. Análogo a entrar no quarto do hotel e descobrir que está sujo, a banheira ainda está cheia, a cama sem ter trocado os lençóis e frigobar mexido, etc

FabioCalderon Mensagens: 3832
Ter Fev 21, 2017 7:32 pm
E em algum momento eu falei que é a mesma coisa? Estou apenas citando uma outra prática mentirosa de empresas de determinado ramo. E nesse caso, eles também parecem só se importar com o cliente quando o mesmo começa a mudar o tom.

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Ter Fev 21, 2017 8:39 pm
Discordo @FabioCalderon você disse ser a mesma lógica e não é! O tema do tópico é uma mentira para não ofertar uma antecipação do benefício previsto mas não obrigatório no contrato e a segunda é uma mentira para eximir-se de cumprir um dever previsto no contrato.

Pode até ser semelhante pelo comportamento e modo de operar, mas o conteúdo volitivo, que nesse caso é determinante da conduta, é totalmente diferente.

No caso do hotel o ato de "engrossar" é algo que extrapola seu direito para tornar isso uma obrigação com a qual o hotel não concordou em momento algum. No caso da locadora não está se "engrossando" e sim exigindo que o seu direito, que também é dever dá Locadora, seja cumprido. Não há nenhuma simetria lógica entre estes casos.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Ter Fev 21, 2017 8:54 pm
Adoraria ver você usar de todo o "juridiquês" para discutir com a atendente da Hertz que nem inglês sabe falar direito. Pois eu já ouvi, nesse mesmo caso da locadora, que não estava no contrato que eles seriam obrigados a me dar um carro sem riscos, arranhões ou amassados; ou que eu não poderia solicitar a troca por um carro com menos milhas rodadas, porque aquilo era "um contrato de locação de veículo, e não de compra de um carro 0". Argumentos sempre existirão para os dois lados.

O que eu disse é que a lógica de tentar dispersar o cliente com uma mentira é a mesma. A locadora até tem um carro em melhor estado para dar, mas prefere mentir para o cliente. O hotel até tem o quarto pronto, mas prefere mentir para o cliente. É a lógica que passa pela cabeça de certas empresas. É a mesma lógica no sentido de fazer o cliente de trouxa. E pelo jeito, tem muita gente que cai...

Fora que a argumentação "contratual" vai contra qualquer lógica de marketing e de bom relacionamento com os clientes. Tanto que os hotéis não dizem na cara dura que não vão dar o quarto porque "no contrato está escrito que a diária só começa a partir de determinado horário".

Aliás, gostaria de saber em que momento o Gabriel escreveu na coluna dele que o hotel tem a OBRIGAÇÃO contratual de dar o quarto antes do horário. Ele só está questionando o fato de alguns hotéis mentirem para o cliente, está expressando sua opinião. O olhar aqui é muito mais pra imagem que essas empresas acabam passando, pra atitude muitas vezes antipática delas, do que que pra qualquer questão jurídica. Tanto é assim que nunca vi ninguém processar um hotel porque não entrou no quarto antes do horário.

Um pouco de interpretação de texto às vezes vai bem.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio