Golpe do WhatsApp | Como evitar o golpe que vem enganando um monte de gente

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Qui Mar 16, 2017 1:10 pm
Nossa, que golpe!

Nesse caso, o aparelho da pessoa fica sem comunicação por um tempo né, até a pessoa perceber.

O golpe é engenhoso, mas também é fácil detectar a quadrilha, já que deve ser fácil saber quem mudou o chip.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Mar 16, 2017 1:49 pm
Exatamente! O telefone fica "sem serviço" e o dono da linha tem que ir numa loja física própria da Vivo para colocar a linha novamente no chip dele. Com meu marido aconteceu quando estávamos decolando em Frankfurt embarcando para o Brasil! Quando percebemos tivemos que correr para avisar nos grupos e contato, através do meu celular, que era golpe!

A polícia certamente detecta fácil de onde veio!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Mar 16, 2017 2:46 pm
Me desculpem, mas eu nao acharia de modo algum normal um pedido desses de algum familiar ou amigo e iria confirmar com uma ligacao convencional.

Sou muito, mas muito desconfiado mesmo quando o assunto eh dinheiro.

Ateh quando banco me liga para oferecer algum cartao ou servico eu sequer forneco meu nome completo e digo que se precisar de algo irei pessoalmente tratar com minha gerente de conta.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 16, 2017 3:05 pm
Acho que nem precisaria confirmar com a pessoa com uma ligação normal. Bastaria fazer uma pergunta que só a pessoa saberia responder.

Pessoas com quem tenho mais intimidade (família, amigos mais próximos) eu conseguiria identificar se é uma fraude até pelo jeito como ele/ela escreve. Tem um amigo meu que só me chama pelo apelido. Se ele mandasse mensagem me chamando pelo nome eu iria desconfiar antes de ele pedir qualquer coisa.

alexandrerj Mensagens: 3658
Qui Mar 16, 2017 3:11 pm
Tb não cairia não.. Até pq eu antes de mandar faria uma verificação mínima...

Abraços.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 16, 2017 4:32 pm
Me lembrei de uns 2 anos atrás me ligaram no celular,por volta da meia noite...
O cara falou assim:
"... pai, eles me pegarem.. tão dizendo que vão me matar... pai... paiiii...."
Como meu filho tinha 10 anos na época e eu tinha acabado de passar no quarto dele pra ver se a janela estava bem fechada, mandei logo para o meliante ( o cara tinha uma voz de uns 20 anos ) do outro lado da linha:
"... o seu filho da p***.... tua mãe preocupada contigo... com 13 anos tu fugiu de casa e já está na balada..... vou te dar um monte de por*** quando chegar em casa... e vê se não esquece de usar a camisinha seu mané...." :lol: :lol:
E bati o telefone na cara do bandido..

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Mar 16, 2017 4:36 pm
Zardox, essa eh bem velha. Tambem jah tentaram pegar minha mae. Ela percebeu na hora que era golpe, mandou matar logo para pararem de incomoda-la e poder continuar dormindo.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 16, 2017 4:46 pm
Também já tentaram pegar minha mãe, mas ela não caiu.

decafon Mensagens: 85
Sex Mar 17, 2017 7:41 am
Jura que alguém manda dinheiro pra outra pessoa baseado numa conversa de whatsapp?

Quanta ingenuidade.

Pra pegar dinheiro comigo tem que assinar contrato, verificar Serasa e Spc, kkkk.

soares Mensagens: 504
Sex Mar 17, 2017 9:33 am
Pois é, pelo visto esta questão da clonagem de linha de celular é bastante comum. Em outubro/2016, na semana do dia das crianças, estávamos (família) na fazenda de um parente no sul de minas onde não tinha sinal de celular. Ao retornar a Belo Horizonte percebi que meu celular continuava sem sinal de linha. Fui então em uma loja da Vivo e constatei que haviam clonado meu chip. O pior é que ao abrir o sistema da vivo, o funcionário da loja me mostrou na tela que o meu número havia sido transferido para uma empresa (isso mesmo, pessoa jurídica) do Paraná. Na tela constava até o nome do funcionário preposto da empresa. Pedi então ao funcionário da vivo para me passar uma cópia de minha ficha completa, onde constava inclusive a transferência de minha linha, mas ele recusou, informando que era informação de uso interno e que aquela transferência de linha somente poderia ter ocorrido com a minha autorização e que provavelmente algum funcionário da Vivo facilitou as coisas.
De toda forma é retornou a linha para o meu chip novamente.
Sai da loja e fui direto na Polícia Civil e abri uma ocorrência (B.O).
Agora estou montando um processo para apurar o caso via judicial.
Via das dúvidas, substituí meus cartões de crédito e troquei minhas senhas.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio