Golpe do WhatsApp | Como evitar o golpe que vem enganando um monte de gente

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Mar 16, 2017 6:29 am
Um amigo ou familiar lhe manda uma mensagem no WhatsApp, diz que está com o limite estourado ou com algum problema no Internet Banking e pede para você realizar uma transferência que depois lhe devolve o dinheiro. Até aí algo normal, que realmente acontece, certo? Você sabia que isso pode ser um golpe? Bandidos estão roubando linhas e clonando o WhatsApp para se passar pela pessoa dona da linha e pedir dinheiro.

Esse golpe é aplicado com a ajuda de funcionários, geralmente de revendedoras, como foi o caso da Vivo. Meu cunhado estava na Europa e uma pessoa se passando por ele começou a perguntar em vários grupos, incluindo o nosso da família, se alguém tinha conta no Banco do Brasil. Quem respondia que sim recebia uma mensagem privada dele pedindo para fazer a transferência. Resultado: três pessoas transferirem dinheiro, somando R$10.000,00.

Por isso, em fevereiro de 2017, o aplicativo lançou um proteção extra de segurança, que é a verificação em duas etapas. Com ela ativada, mesmo que a sua linha seja clonada, o meliante não conseguirá usar o WhatsApp.

Ativar a dupla verificação no aplicativo é bem simples: Configurações - Conta - Verificação em duas etapas - Ativar.

Você irá cadastrar uma senha de seis números e um endereço de e-mail. Com isso estará seguro e só conseguirá ativar o WhatsApp em outro aparelho se digitar a senha certa. Para você não esquecer, de tempos em tempos o aplicativo pede que você confirme a senha.

Fique de olho aberto e na dúvida pergunte coisas pessoais, peça para enviar áudio ou ligue para a pessoa antes de qualquer coisa.
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 16, 2017 9:14 am
Bom saber, já ativei aqui!

E lembrando que é sempre prudente olhar o nome do titular da conta de destino antes de fazer qualquer transferência bancária.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 16, 2017 10:00 am
Não entendi...
O cara pede os dados bancários da sua conta e transfere (credita) na sua conta R$ 10 mil ???
Ou ele pede os dados bancários e DEBITA R$ 10 mil da sua conta ???

Naldis Mensagens: 320
Qui Mar 16, 2017 10:40 am
@zardox

Ele pede os dados bancários e DEBITA R$ 10 mil da sua conta. [Estelionato]

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 16, 2017 10:44 am
Eu não entendo como é que ele consegue debitar da minha conta corrente... apenas tendo as informações da conta...
Precisa de ter a senha e códigos do cartão de códigos...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Mar 16, 2017 10:52 am
Esse golpe é impressionante e muito fácil de cair! Já aconteceu com meu marido (no caso roubaram a linha dele) e com meu irmão (no caso fez uma transferência para uma pessoa achando que era para um amigo mas era o golpista).

@zardox
O golpista rouba sua linha e então ele passa a ter acesso ao seu WhatsApp e todos os contatos. Ai então ele passar a conversar nos grupos e com seus contatos de WhatsApp como se fosse você. Ai papo vai, papo vem ele pergunta se alguém usa o internet banking do BB por exemplo. Ai alguém do grupo diz que sim. Nisso ele passa a falar com a pessoa no individual e fala que ta com algum problema para fazer uma transferência, pergunta seu limite diário e pede para você fazer uma transferência para uma tal pessoa urgente que ele te devolve o dinheiro no dia seguinte. Aí ele passa os dados, vc faz e pronto! Caiu no golpe!

É uma quadrilha dentro da Vivo que está fazendo! Ainda não ouvi casos de outras operadoras!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 16, 2017 11:32 am
Agora entendi..
Vlw pessoal..
Vou avisar meus parentes e amigos..

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Qui Mar 16, 2017 12:45 pm
Mas como ele consegue roubar sua linha?

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Mar 16, 2017 1:07 pm
@emmanuel
Pelo sistema da Vivo! Normalmente são lojas terceirizadas e por isso sabemos que são pessoas de dentro que agem! Eles transferem a linha de um chip para outro o que é fácil. Mas no caso sem autorização!





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio