O que a mudança da franquia de bagagem irá gerar para o viajante comum?

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 28, 2017 10:02 am
As novas regras de franquia de bagagem já estão ativas em várias companhias aéreas. Não há como voltar atrás e o mercado realmente mudou. Se foi bom ou ruim ainda vamos descobrir, mas a mudança equipara nosso mercado com o mercado americano e europeu. Não estamos fazendo nada que outros mercados já não fazem.

Nessa coluna não entrarei no mérito de valores ou se as passagens vão diminuir. Entrarei no mérito do desconhecimento. São 7 anos de Falando de Viagem e já li milhões de dúvidas. Também já aprendi que a maioria das pessoas não busca informações antes da viagem. Entendi ainda que por mais que haja milhões de informações disponíveis no Google, a maioria não vai pesquisar. Em geral, muitos só aprendem quando quebram a cara e dá um problema na viagem.

Com o lançamento da tarifa light, sem franquia de bagagem, imagino a enorme quantidade de pessoas que irá comprar apenas pelo preço, sem atenção a esse detalhe. Não por culpa da companhia aérea, já que há informações no momento da compra, mas por desatenção mesmo.

Aí o que acontece: as pessoas vão descobrir apenas no check-in. E comprar no check-in pode custar até mais do que o dobro do preço. O resultado é prejuízo para o viajante.

Pelo que vi até o momento as três principais companhias aéreas brasileiras estão cobrando R$30,00 a menos na tarifa que não permite franquia de bagagem. No caso da LATAM Airlines Brasil, o cliente terá economizado R$30,00, mas ao se esquecer de comprar a bagagem pagará R$80,00 no aeroporto. Prejuízo de R$50,00. Na GOL, a diferença é menor, e o prejuízo seria de R$30,00. Na Azul, pelo que parece, o valor é único e não muda.

Quanto será que as companhias aéreas irão lucrar com o esquecimento dos viajantes?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jun 28, 2017 11:34 am
Para mim o maior prejuizo serah nos voos intercontinentais. Principalmente para os USA. 23kg por mala vai enfurecer muita gente

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 28, 2017 11:38 am
Nos voos internacionais ainda não vi mudanças nas companhias aéreas americanas.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Jun 28, 2017 12:59 pm
Sem dúvida vai causar muita confusão com os desavisados. Ainda mais porque o brasileiro gosta de viajar com malas grandes, e agora isso vai ter o seu preço.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qui Jun 29, 2017 2:35 pm
Realmente Gabriel, comprei minha passagem começo de junho e ainda está valendo as 02 malas de 32. Eu achei que já tinha mudado. Boa notícia :) haha

EDIT: Delta

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jun 29, 2017 5:22 pm
Eu acho que os desavisados que vão sofrer! Tem muita gente que nem ta sabendo! rs

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mar 24, 2018 1:30 pm
Pelo que saiu na mídia, os valores não abaixaram, como se previa.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Mar 24, 2018 5:59 pm
Só quem "previu" isso foram as cias aéreas...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Jul 30, 2018 2:33 pm
Até o momento os viajantes só foram prejudicados. E agora dá para AFIRMAR: se fosse só a franquia de bagagem a gente estaria no LUCRO. Agora temos taxa para marcar assentos e antecipar voos também.

LucasJacobus Mensagens: 176
Seg Jul 30, 2018 2:42 pm
Isso nunca foi proibido, assim como a comida.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio