Colunas
Coluna do Gabriel Dias

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para página 1, 2  »

Página 1 de 2 [ 12 mensagens ] 

Mensagem não lidaPublicado: Dom Mar 11, 2018 8:07 pm 
Imagem

Essa situação parece surreal, mas aconteceu comigo. Não vou citar a companhia aérea, mas vou contar sobre os procedimentos que foram realizados. Era um voo internacional e tudo corria bem. No final da viagem, um passageiro idoso começou a tossir muito, e a passageira ao seu lado começou a gritar pedindo um médico quando percebeu que ele estava ficando sem ar. Nisso, vários outros passageiros começaram a chamar também, até que uns minutos depois a tripulação fez a solicitação no auto-falante.

Nos voos, não há médicos da companhia aérea, mas há kit de primeiros socorros, e os comissários são treinados para situações de emergência, e sabem realizar alguns procedimentos básicos. Entretanto, nada melhor do que um profissional para lidar com a situação. Neste voo, havia três médicos, e todos foram ajudar o passageiro. Eu acompanhei de longe e não conseguia ouvir o que falavam.

Os demais passageiros permaneceram calmos (até demais). Os médicos ficaram por 30 minutos mais ou menos tentando realizar procedimentos, e se cogitou pousar o avião no aeroporto mais próximo. Como o voo estava no final, o aeroporto mais próximo era mesmo o destino final do voo.

Os procedimentos não deram certo e o passageiro faleceu. Acho que a maioria não notou. Percebi quando os médicos começaram a sair e fizeram um sinal de que não havia o que ser feito mais. A tripulação estava sem reação, provavelmente por nunca terem passado por uma situação semelhante. Um comissário pegou um cobertor e cobriu todo o passageiro. Neste momento, caiu a ficha de que ele realmente havia morrido, mas apenas quem estava próximo notou. Os passageiros continuaram calmos e não houve nenhuma confusão ou falatório.

Cerca de 45 minutos depois o avião pousou. A tripulação não sabia muito o que fazer, mas o aeroporto já havia sido comunicado da situação, e uma equipe médica estava à espera da aeronave. Ao chegar ao finger, ficou aquela dúvida: os passageiros desembarcam ou esperam? Seguindo ordens do pessoal de solo, depois de alguns minutos sem saber o que fazer, a tripulação orientou que todos deveriam permanecer sentados para a equipe médica examinar o passageiro. Achei o correto, afinal, eles precisavam identificar se o passageiro estava realmente morto.

Os médicos, muito bem equipados, fizeram uma série de procedimentos, e constataram a morte do passageiro. Ficamos por mais ou menos uma hora dentro da aeronave, enquanto aguardávamos a chegada de outro médico, para posterior liberação.

O passageiro continuou no local, coberto, e os demais passageiros foram autorizados a desembarcar. Era impossível ficar indiferente e era possível ver isso na cara de cada membro da tripulação e de vários passageiros. Realmente, ninguém espera que isso vá acontecer, e é mesmo chocante. Você fica ali parado, sem poder fazer nada para ajudar, e os prestativos médicos tentam lidar com a problemática situação, sem ter muitos equipamentos e sem saber do histórico do paciente.

Esse voo já aconteceu há vários meses, mas sempre que viajo de avião acabo me lembrando da situação. Não sei o que aconteceu depois que desembarquei, mas certamente os profissionais envolvidos lidaram muito bem com a situação. Na minha memória, e com certeza na de todos os envolvidos, ficou o sentimento de tristeza.

Espero nunca mais passar por uma situação semelhante, pois é realmente um choque, mesmo sendo alguém que você nunca viu na vida.

E você, já presenciou algum caso grave dentro de um avião? Qual foi o desfecho? Conte para nós a sua experiência!

Contrate aqui o seguro viagem bom, barato e com a maior e melhor cobertura do mundo (2 milhões de dólares).
Busque aqui: https://fdv.im/MaiorCobertura

Buscando Voos mais baratos? Aqui você os encontrará!
Busque aqui: https://fdv.im/VoosBTST

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Mensagem não lidaPublicado: Dom Mar 11, 2018 10:21 pm 
Nossa! Que situação! Nunca passei por nada parecido. O máximo foi alguém passar mal ou ficar desesperada em uma turbulência mais forte...
Espero nunca ter que passar por uma situação dessas. Mas li em algum lugar que mortes em voos são mais comuns do que a gente imagina...

Mensagem não lidaPublicado: Seg Mar 12, 2018 10:44 am 
Aconteceu uma situação parecida num voo agora em fevereiro pra Los Angeles.. tripulantes solicitaram auxílio de médicos que estivessem no voo. Não sei o desfecho, mas fiquei intrigado.

Mensagem não lidaPublicado: Seg Mar 12, 2018 12:36 pm 
Nossa, eu ja pensei sobre o assunto, por assistir a série toda de House, quando voltam de Cingapura e surge uma doença misteriosa, onde eles começam a pedir qualquer tipo de medicamento aos passageiros e montam uma quarentena no avião...

Mas pensar deve ser diferente de presenciar, certamente a tripulação deve ter ficado em choque...

Eu, como passageira, ficaria desolada....

Mensagem não lidaPublicado: Seg Mar 12, 2018 3:47 pm 
Gente, que situação terrível.. Eu ficaria mal até chegar em casa.
O máximo que já aconteceu comigo foi um idoso ter uma espécie de AVC no avião. O atenderam rapidamente, colocaram ele no chão da aeronave para primeiros socorros, e o avião pousou no aeroporto mais próximo, que era o de Brasília - logo Brasília, que é conhecida por péssimos hospitais. Nunca soube o que aconteceu com ele depois.

Mensagem não lidaPublicado: Seg Mar 12, 2018 4:24 pm 
Rapaz!! Que loucura!!

Mensagem não lidaPublicado: Seg Mar 12, 2018 6:40 pm 
Rapaz, eu passei por uma situação similar, mas também não sei o desfecho. Chamaram os médicos presentes no voo, acho que um foi lá, mas acho que foi tipo um AVC mesmo.

É chocante.

Mas o que me deixou mais revoltado é que na poltrona da frente da minha, estava sentado um cara que eu conheço de vista aqui da cidade, que eu sei que é médico, mas na situação se fingiu de surdo. Eu fiquei p da vida, com a falta de ética e humanidade.

Do jeito que estava, permaneceu.

Mensagem não lidaPublicado: Qui Mar 15, 2018 7:28 pm 
Como médicos devem atuar em emergências durante voos? viewtopic.php?f=395&t=15788

Mensagem não lidaPublicado: Qui Mar 15, 2018 7:29 pm 
Algo que não comentei: não apareceu nenhum engraçadinho para tirar foto ou filmar o que estava acontecendo. Se eu visse, iria pegar o telefone da pessoa e quebrar ao meio, pela falta de respeito.

Mensagem não lidaPublicado: Qui Mar 15, 2018 9:20 pm 
Só faltava essa. Mas eu não duvido de nada vindo do ser (sem noção) humano.

Tópicos Relacionados      Respostas 
KLM no WhatsApp: interação em tempo real com o passageiro e sua família

em Companhias aéreas

Última mensagem Qua Dez 26, 2018 12:38 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

3

Passageiro Digital: nova plataforma da ANAC promete tirar dúvidas de viagem de forma fácil

em Dúvidas gerais

Última mensagem Qua Dez 19, 2018 2:35 pm GabrielDias Ver última mensagem

1

Plataforma 'O Bom de Viajar' oferece descontos de até 30% nos hotéis durante julho

em Promoções

Última mensagem Dom Jul 21, 2019 10:16 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

3

SeaWorld Orlando oferece cerveja gratuita durante o verão 2019

em Notícias

Última mensagem Qua Mai 22, 2019 7:29 am Adriana Ver última mensagem

1

É possível compartilhar a internet da Royal Caribbean durante a viagem de cruzeiro?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Qui Jul 25, 2019 3:30 pm GabrielDias Ver última mensagem

1

Booking.com

Colunas
Coluna do Gabriel Dias

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para: