Le Canton: minha primeira viagem depois de 5 meses

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Ago 23, 2020 6:12 pm
Imagem

A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) fez o mundo parar. Foi preciso fazer o isolamento e cancelar todos os planos - de vida e de viagem. Eu também parei e cancelei várias viagens. Felizmente, o vírus perdeu força e permitiu que a vida fosse voltando ao normal. Mesmo sem uma vacina, é possível retomar as atividades, tomando todos os cuidados necessários.

Com a reabertura, decidi priorizar inicialmente as viagens de carro. Reservei o Le Canton, em Teresópolis, a 2 horas de distância do Rio de Janeiro (capital). Já havia estado duas vezes no hotel e sempre gostei da qualidade da estrutura e do serviço, portanto isso me deu mais confiança em visitá-lo novamente. Nesse texto, não falarei sobre o hotel em si, mas sobre os procedimentos que foram adotados para oferecer maior segurança e higiene. No final coloquei vários links de matérias do hotel para você se inspirar.

Leia também: Guia de hotéis all-inclusive no Brasil

Antes de começar, um adendo: não é 100% seguro viajar no momento. O vírus continua ativo e você pode se contaminar até termos uma vacina eficaz. Para mim, nunca foi 100% seguro viajar em época nenhuma, pois sempre há riscos. Já fui assaltado em estradas pelo Brasil, já vi um atentado terrorista acontecer a 500 metros do meu hotel e já sofri acidentes. Então, você deve colocar na balança se acha que vale ou não vale a pena correr o risco. Não deixe ninguém lhe pressionar. Faça o que considerar seguro para você e sua família.

Ocupação reduzida

Imagem

Por lei, a ocupação dos hotéis não pode ser de 100%. Isso é preciso para evitar aglomerações. Eu decidi viajar durante a semana, de segunda-feira à quarta-feira (três dias - duas diárias). Com o ensino à distância (EAD), meu filho pode estudar de qualquer local, e temos maior liberdade. O Le Canton está com ocupação máxima de 70% e os quartos são lacrados após a limpeza. Entre um hóspede e outro há intervalo de 24 horas sem ninguém no quarto.

Álcool em gel e aferição da temperatura

Imagem

Esses procedimentos todo mundo já está careca de saber, né? No Le Canton, sua temperatura será checada:
- Na chegada, assim que desembarcar do carro;
- Na entrada do restaurante, em todas as refeições.

O álcool em gel está disponível em vários lugares. No quarto, você também receberá um pequeno frasco, que é bom para andar no bolso.

Imagem

Imagem

Máscaras de proteção são obrigatórias

Imagem

Sim, você precisa usar máscara. O tempo todo. O que me impressionou positivamente é que os funcionários realmente advertem os hóspedes que estão sem máscaras ou colocam a máscara no queixo ou pescoço. Claro que fazem com toda a educação e sem gerar constrangimento.

Você só não precisa usar máscara nos seguintes locais:
- Piscina;
- Restaurante (na mesa). Para ir ao bufê precisa colocar.

Menores de 2 anos, claro, podem ficar sem máscara o tempo todo. Você também pode tirar a máscara para tirar uma foto sem problemas, desde que não esteja próximo de outras pessoas que não são da sua família.

Imagem

Distanciamento

O distanciamento também é respeitado. São menos mesas e maior espaço entre elas. Até mesmo na recreação, que agora é sempre ao ar livre, os "tios" pedem o distanciamento em vários momentos.

Cabine de higienização

Imagem

Na entrada do hotel e na entrada do restaurante há uma cabine de higienização - uma estrutura que pulveriza uma substância desinfetante em cada um que passa dentro dela. Notei que os funcionários não obrigam o uso, mas muitos fazem. Meu filho adorou e queria fazer o tempo todo. Acho válido como um procedimento extra de segurança.

Agendamento

Quase tudo no complexo está aberto. Através de um app, você pode realizar reservas nas atrações e restaurantes. Todas as refeições são divididas em dois turnos, para evitar aglomerações. Também é possível fazer agendamentos na central de lazer.

O check-in também pode ser realizado com antecedência, para você gastar menos tempo na recepção.

Alimentação

Imagem

O bufê não morreu. E nem vai morrer. Ele foi adaptado para os tempos atuais. Agora, você não irá mais se servir, pois há divisórias de acrílico entre os hóspedes e as comidas. Os funcionários que preparam o seu prato, seguindo as suas orientações. Eles sempre perguntam a quantidade e o local onde colocar o molho, por exemplo. Achei excelente o sistema!

Vários hotéis estão adotando procedimento diferente, por questão de custo. No sistema do Le Canton, eles precisam de muitos funcionários, o que gera um custo extra. Vi hotéis que pedem que o hóspede use uma luva de plástico e ele mesmo se serve, usando máscara. Não diria que é inseguro e entendo a questão dos custos, mas ainda não usei para ter uma opinião formada.

Le Canton Escolar

Imagem

O Le Canton Escolar é um projeto que oferece um espaço adequado para as crianças do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), onde poderão assistir suas aulas on-line. O espaço oferece mesas individuais, internet com boa conexão, material escolar como papel A4, lápis de cor, cartolina, cola, hidrocor e impressora preto e branco.

Além de uma pedagoga à disposição para eventuais dúvidas, os pequenos ganham um lanchinho, com suco ou achocolatado, biscoito e maçã.

O espaço no Salão Zermatt estará disponível para os estudantes de segunda a sexta, em dois horários: das 8h ao meio-dia e 13h às 17h. Para evitar aglomeração, são aceitas até 15 crianças por turno.

Leia também: Le Canton Escolar | Espaço para as crianças estudarem durante a semana no Le Canton Village

Foi possível se divertir?

Com certeza! Claro que seria mais legal sem as restrições, mas temos que nos adaptar. Eu me senti seguro em todos os momentos. Não precisei chamar a atenção de nenhum funcionário por procedimentos errados. As únicas advertências que vi foram sobre o uso de máscara, mas sempre foram leves.

Curti com o meu filho a piscina, o parque, a recreação e muito mais. Foram três dias intensos, onde não paramos um minuto sequer. Ele nem queria ir embora. Ver a alegria dele de viajar, brincar e aproveitar tudo novamente foi maravilhoso. E isso tudo com muita segurança. Todos estávamos precisando desses sentimentos.

Matérias do FDV sobre o Le Canton

:arrow: Le Canton | Um complexo perfeito para viagens em família no Rio de Janeiro

:arrow: Gastronomia do Le Canton | Pensão completa e restaurantes à la carte

:arrow: 6 motivos para você escolher o Le Canton para passar um final de semana com crianças em Teresópolis

:arrow: Canton Ville: diversão o dia inteiro para crianças e adultos no Le Canton

:arrow: Spa L'Occitane no Le Canton | Os pais relaxam e as crianças se divertem

:arrow: 6 motivos para viajar para Teresópolis

Boa viagem!

E você, fez alguma viagem recentemente? Para onde foi? Se sentiu seguro com os procedimentos do hotel? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Seg Ago 24, 2020 7:53 am
É bom ver os hotéis funcionando novamente, as pessoas podendo curtir um pouco, fugir do stress. Mas claro cuidando sempre.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Ago 24, 2020 9:25 am
O importante é sempre seguir os protocolos de segurança, enquanto não surge uma vacina. Gostei muito das novas iniciativas que estão sendo adotadas.

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Seg Ago 24, 2020 10:49 am
Achei bem legais os procedimentos. E bem amplas, né?! Parabéns ao hotel :clap

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Set 13, 2020 8:04 pm
Alguns amigos foram ao Le Canton e curtiram muito. O hotel está com datas esgotadas aos finais de semana de setembro. Muita demanda reprimida!





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio