Colunas
Coluna do Gabriel Dias

Todos os horários são GMT - 3 horas


Ir para página 1, 2  »

 Página 1 de 2 [ 11 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Qui Set 10, 2020 8:18 am 
 Atualizado: Seg Set 21, 2020 6:36 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 40793
Imagem

Aos poucos, tudo está reabrindo, e a vida está voltando ao normal com os procedimentos de segurança e higiene necessários. Eu já estou retomando várias atividades de antes da pandemia, como ir almoçar e jantar nos restaurantes. Estava com saudades de comer fora e visitei vários restaurantes nas últimas semanas. Me senti confortável, mas notei que os procedimentos variam muito ainda, e vou falar um pouco sobre isso.

Os restaurantes que eu visitei foram:
- Adega Santiago;
- Capim Santo;
- Giuseppe Mar;
- Clássico Beach Club Recreio;
- Outback Steakhouse;
- Prize Burger;
- Bar Urca;
- Nido Ristorante;
- Rancho Português;
- Giuseppe;
- Moshio;
- Nolita Oven & Bar;
- Manekineko;
- Boteco do Amaral;
- Barthodomeu;
- B, de Burger;
- Casa Due;
- Clássico Sunset Club.

Leia também:
- 11 deliveries de pizzarias locais no Rio de Janeiro que vale pedir em casa
- 10 deliveries de comida japonesa no Rio de Janeiro que vale pedir em casa
- 10 deliveries de hamburguerias locais no Rio de Janeiro que vale pedir em casa

Álcool em gel e máscara de proteção

Ambos são uma constante em todos os restaurantes. Na entrada, sempre tem álcool em gel, mas notei que na maioria dos restaurantes não há álcool em gel na mesa - eu levo o meu sempre no bolso. O cenário ideal é sempre ter na mesa dos clientes, mas entendo que isso aumenta o risco e que muitos clientes podem até levar o produto para casa.

A máscara de proteção é obrigatória para todos os funcionários e não vi nenhum problema com relação a isso. A minoria dos restaurantes que visitei optava pela proteção extra de acrílico. Os clientes retiram a máscara logo que chegam e, ao ir ao banheiro, a colocam.

Aferição da temperatura

Outro protocolo que está sendo seguido, apesar de que isoladamente não ajuda muito. E eu acredito que não irão barrar ninguém com temperatura elevada. Vi em shoppings que algumas pessoas se recusam a medir a temperatura.

Nos restaurantes de shoppings, a aferição é na entrada do shopping e não do restaurante. Apenas em restaurantes de rua é necessário que o próprio estabelecimento faça a checagem na chegada. O procedimento é rápida e não gera filas.

Mesas prontas - ou não

Aqui está uma diferença que notei: alguns restaurantes deixam as mesas vazias, sem nada, e passam álcool quando o cliente chega, para depois montar a mesa. Outros já deixam a mesa pronta, mas com os talheres e copos protegidos. Notei também que uma minoria continua usando guardanapos de pano. Os talheres são embalados em papel ou plástico.

Onde colocar a máscara?

Os clientes, claro, podem ficar sem máscaras. E ao tirar, onde colocá-las? Apenas dois dos restaurantes que eu visitei forneceram uma sacola plástica para guardar a proteção, o Outback Steakhouse e o B, de Burger.

Gostei de oferecerem a sacolinha, mas ao mesmo tempo isso aumenta o consumo de plástico, o que é ruim. Há lojas que vendem acessórios para você guardar a sua máscara, que é reutilizável, e é uma opção ecologicamente mais correta.

Distanciamento das mesas

Todos os restaurantes estão com menos mesas, mas nem sempre tem 2 metros entre as mesas. Dependendo do local, onde as mesas são fixas, é mais difícil fazer essa divisão. Notei que os restaurantes com varanda têm grande procura pelas mesas ao ar livre. Os garçons não praticam o distanciamento, mas como estão sempre de máscaras não achei problemático.

Servir ou não servir: eis a questão

Notei que o modo de servir varia também de restaurante para restaurante. Alguns trazem a bebida e o copo, para o cliente mesmo abrir e se servir, enquanto outros servem como sempre foi. Os copos às vezes estão protegidos em plástico e às vezes não. Alguns restaurantes também trazem os pratos tampados e abrem somente ao chegar à mesa.

Não dá para saber a quantidade de vezes que os funcionários higienizam as mãos, mas também se você for entrar nessa paranoia de limpeza vai acabar não conseguindo aproveitar a refeição. E a contaminação através de objetos é bem mais difícil de acontecer.

Problemas nas visitas? Nenhum

Não vi nenhum problema com clientes desrespeitando as regras. O que é incômodo é quando um cliente tosse ou espirra no ambiente, pois todo mundo olha, e fica sempre aquele climão. O ideal, neste caso, é que você cubra a boca com o braço dobrado usando o antebraço, e nunca as mãos. É a chamada etiqueta da tosse e é uma das principais recomendações para reduzir a circulação de doenças respiratórias - em época de COVID-19 ou não.

Os preços aumentaram?

Depende. Notei que em alguns aumentaram sim, mas em outros não. Como os restaurantes agora têm menos mesas e mais despesas extras, o reflexo acaba indo para o cardápio. Ao mesmo tempo, o aumento pode espantar os clientes. Muitos restaurantes comentaram comigo que mesmo com menos mesas o ticket médio está bom, o que prova que há muito consumo reprimido.

Ir ou não ir?

Eu considero inviável ficarmos no isolamento até termos uma vacina. Esse é o meu pensamento, mas você deve seguir o procedimento que lhe deixar mais confortável - inclusive continuar em isolamento se for do grupo de risco. O mais importante de tudo é ir aos restaurantes que seguem os procedimentos à risca, pois isso minimiza os riscos. Também é importante que você tome os devidos cuidados, usando sempre álcool em gel nas mãos, evitando tocar em locais sem necessidade, e sempre usando uma boa máscara de proteção. Inclusive, quando eu sei que vou passar muito tempo na rua ou que vou suar, eu levo mais de uma máscara para efetuar a troca.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Bom apetite!

E você, está visitando os restaurantes na sua cidade? Está satisfeito com os protocolos adotados? Está se sentindo seguro? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias



 Mensagem não lidaPublicado: Qui Set 10, 2020 11:16 am 
Mensagens: 717
Perigo sempre tem, fazer o quê? No final das contas não deixa de ser um lugar fechado com um monte de gente sem máscara, embora a distância para outras mesas ajude. Mas acho que é gerenciável, se você usar a máscara em todos os outros momentos evitando contaminar as outras pessoas. É melhor as pessoas saindo conscientemente do que forçar todo mundo num lockdown que não existe mais, e aí as pessoas simplesmente desistem e vão lotar Ipanema.

A medição de temperatura é uma medida meio sem propósito, acho. Dia desses fui ao supermercado e minha temperatura deu 33,8ºC - ou seja, eu deveria estar morto já, antes mesmo de entrar. Vai entender.

Nos restaurantes do shopping Cidade Jardim em SP (onde tem vários restaurantes colados, ex. Adega Santiago), distanciamento social já acabou faz tempo.


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Set 10, 2020 4:32 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 3678
Gostei de saber dos procedimentos em vigor. O caminho é esse mesmo, retomar mas adotando os cuidados necessários.

Aqui em Belo Horizonte os restaurantes também estão voltando a funcionar, mas ainda não fui em nenhum.

_________________
http://fdv.im/HugoMarcio


 Mensagem não lidaPublicado: Sex Set 11, 2020 12:22 pm 
Mensagens: 2132
Legal saber como estão sendo os procedimentos.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Set 13, 2020 7:52 pm 
Mensagens: 286
Sempre bom saber dos procedimentos. Acredito na normalização ainda em 2020.


 Mensagem não lidaPublicado: Dom Set 13, 2020 10:38 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 10170
Ainda não me sinto seguro para ir a restaurantes. Aqui em Brasília acho que as pessoas já chutaram o balde de vez.


https://www.metropoles.com/distrito-fed ... -asa-norte

_________________
http://fdv.im/FlavioBaran


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Set 14, 2020 2:02 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 8849Rio de Janeiro- RJ
Medir temperatura é a medida mais "para inglês ver" que existe.

Caramba, Gabriel, quantos quilos a mais essa matéria te rendeu? hahahahah

_________________
http://fdv.im/FabioMacedo


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Set 14, 2020 9:40 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 40793
Sim, medir a temperatura é a coisa mais inútil de todas. Só que isso gera um efeito psicológico de segurança nas pessoas.

Fabio, to tirando o atraso depois de meses em casa! hahaha

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Set 14, 2020 9:41 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 40793
@baran não apenas em Brasília, mas em todos os lugares. O final de semana com calor de verão tirou todo mundo de casa aqui no Rio.

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Ter Set 15, 2020 2:28 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 8849Rio de Janeiro- RJ
Gabriel, esse negocio de medir temperatura pode ser uma faca de dois gumes. A loira que veio medir minha temperatura no Bellagio faz ferver o sangue de qualquer mortal.

_________________
http://fdv.im/FabioMacedo


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Comunicado da Decolar | Como estão atendendo os clientes em função do coronavírus

em Agências de viagem

Última mensagem Qua Mar 18, 2020 1:37 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

Comunicado da Zupper | Como estão atendendo os clientes em função do coronavírus

em Agências de viagem

Última mensagem Sáb Mar 21, 2020 2:09 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

É seguro continuar viajando de cruzeiro em época de coronavírus?

em Cruzeiros

Última mensagem Qui Abr 23, 2020 7:43 pm Ajudante Ver última mensagem

 

5

Fiz conexão na Itália em época de coronavírus | Relato de viagem

em Destinos - Europa

Última mensagem Qui Mar 12, 2020 10:29 am Ajudante Ver última mensagem

 

5

Pesquisa FDV: 11 perguntas sobre aviação em época de coronavírus

em Informações sobre o Falando de Viagem

Última mensagem Qui Mai 14, 2020 4:51 pm Ajudante Ver última mensagem

 

3

 


Booking.com
Colunas
Coluna do Gabriel Dias

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes