O elevado preço do aluguel de carro no Brasil

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 27, 2013 4:13 pm
O elevado preço do aluguel de carro no Brasil

Imagem

Que tudo no Brasil é absurdamente caro todos nós já sabemos, mas eu não canso de me surpreender com esses valores. Chega a ser um choque para mim, que viajo sempre para os Estados Unidos e Europa e conheço os valores que são cobrados lá.

Recebi semana passada um e-mail da Unidas anunciando o lançamento do Renault Duster. Eles anunciam como um SUV, mas consideramos um mini SUV. No e-mail parece que eles estão escrevendo sobre uma Mercedes-Benz ou BMW, de tanto que tentam destacar como algo exclusivo.

Quando vejo o preço, no valor de R$280,00, citando um desconto até dezembro, fico impressionado. Ao colocar as proteções e demais taxas facilmente chegaremos a quase R$400,00. A diária!

Aí pensamos também que vamos gastar com combustível (que está cada vez mais caro) e estacionamento (verdadeiros absurdos em muitas cidades). Desânimo total em alugar um carro!

Pense em uma semana. Pensou? Vai dar uns R$3.000,00 facilmente!

Na Sixt, por exemplo, conseguimos alugar um SUV de verdade por R$50,00 nos Estados Unidos. Que diferença!

Fico pensando em que tipo de pessoa aluga um carro desses no Brasil, se dispondo a pagar esses valores altíssimos, por um carro que não oferece nada demais. Eu, mesmo tendo dinheiro, não pagaria. Iria dar preferência a um modelo simples, que mesmo também sendo caro, vai me proporcionar uma experiência praticamente igual.

Viajar, além de proporcionar experiências inesquecíveis, abre os horizontes dos brasileiros. Fico feliz quando percebo que as pessoas estão deixando de valorizar coisas sem sentido, que lá fora são usados pela classe C e no Brasil chega e são usados pela classe A e B, custando absurdamente mais caro.

Sorte das empresas que existe o público corporativo, que paga independente do valor.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

dpalma Mensagens: 1891
Dom Out 27, 2013 4:46 pm
Eu recebi este mail da unidas também. A última vez que aluguei um carro na unidas foi em Uberlândia para ir a Caldas Novas. Vendo aqui nos meus mails antigos, paguei R$228,00 por duas diárias de um palio 2 portas sem nada (nem rádio). Isso foi em 2011.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Out 27, 2013 4:53 pm
No Brasil, as locadoras querem pagar o carro em 6 / 8 meses...
É algo absurdo...
Prefiro andar da jegue.....não pago.. não alugo...
Ou eu viajo por aqui, e vou com meu carro, ou ando de taxi ou de ônibus.. mas não alugo de jeito nenhum...
Quando fui a Salvador, o cara da locadora me deu o preço.. eu perguntei se era a semana e ele falou, de forma bem indolente:
"... que isso meu rei... este valor é para diária...."
Quero que todas elas se explodam...
Aí... a gente vai para os EUA.. e aluga carro, de 4 a 8 vezes mais barato...
E se sente otário se alugar no Brasil...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Out 27, 2013 5:01 pm
Nos EUA você aluga o dobro de carro pela metade do preço.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Out 27, 2013 5:06 pm
Há cerca de 2 anos precisei alugar um carro aqui por 3 dias. Foi um Gol 1.0 com ar e direção na Localiza.

Valor total da brincadeira: R$500,00

Duas semanas depois desembarquei em Los Angeles e peguei um Nissan Altima Hybrid na Hertz.

Paguei exatamente o mesmo preço por uma semana de locação.

Mas esse é só mais um exemplo das distorções absurdas que existem aqui.

victorcruvinel Mensagens: 181
Dom Out 27, 2013 5:54 pm
A cerca de um mês tive que alugar um carro em Campinas e optei por um pálio 1.0 com ar. Pasmem, a bagatela de R$ 300,00 por um carro que, embora 2011 e com 40000 km rodado, extremamente mal conservado e mal cuidado. Uma pena. Esse valor foi por dois dias. Aluguei na Hertz. Uma diferença de preço descomunal com os praticados nos EUA.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Dom Out 27, 2013 9:50 pm
Nos USA realmente é muito barato, mas na Europa não costuma ser tão barato assim. Aluguei agora em setembro pela Hertz, um dia em Viena e um dia em Munique e paguei cerca de 250,00 reais a diária com seguro em um carro básico com ar. E olha que eu tinha uns descontos que deve ter diminuído uns 50 reais.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Out 27, 2013 9:51 pm
Se você fizer a comparação moeda com moeda, sem conversão, verá que há diferença. Com o euro ou a libra as conversões ficam caras.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Dom Out 27, 2013 10:04 pm
Ah sim, perfeito. Não levei isso em conta, para eles 1 euro é como se fosse 1 real para nós. Mas nos USA mesmo fazendo a conversão ainda sim fica muito mais barato lá do que aqui.

pcalixto Mensagens: 371
Dom Out 27, 2013 10:46 pm
Mês passado aluguei um uno na hertz, paguei 39 reais na diária, embora a categoria fosse sem ar, ele veio com. Recusei as proteções e acabou dando 177 por 4 diárias, pois tinha 10% de taxa de aeroporto. Mas pelo visto foi exceção.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio