A indústria das gorjetas nos Estados Unidos

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Nov 10, 2013 6:16 pm
Imagem

No Brasil, você praticamente só dá gorjeta nos restaurantes e assim mesmo porque já está na conta. Nos Estados Unidos, a cultura diz que você deve dar gorjeta para todos. Esta é apenas uma das inúmeras diferenças entre os dois países.

Alguém carregou sua mala? Gorjeta! Estacionou o carro no valet-parking? Gorjeta! O funcionário da van da locadora te ajudou com as malas? Gorjeta! Fez check-in no curb side? Gorjeta! Almoçou ou jantou em um restaurante com serviço de mesa? Gorjeta! Um funcionário foi levar algo no seu quarto do hotel? Gorjeta! Andou de táxi? Gorjeta! Guardou seu casaco no restaurante? Gorjeta! Fez um tour guiado? Gorjeta!

Gorjeta = tip ou gratuity.

Parece que precisamos dar gorjeta para todo mundo, independente do serviço ter sido ou não relevante. Independente do serviço ter ou não sido bom.

Você fica constrangido? Eu fico!

Em uma viagem, sem contar com os restaurantes, gastei quase US$200 em gorjetas. Em muitos casos achei que não tinha o menor sentido em dar a gorjeta ao funcionário, mas acabei pagando. Em uma das vezes o manobrista pegou o carro que estava a 10 metros e trouxe até mim. E ele espera uns US$2 por esse serviço.

Em minha opinião essa cultura da gorjeta acaba nivelando o mau profissional do bom. Se todos ganham, qual a vantagem de trabalhar bem? Deveríamos dar gorjeta para um serviço relevante e de excelência, não para todo mundo.

As empresas também incentivam isso, pois na maioria das vezes pagam salários baixos, sabendo que os funcionários vão receber a gorjeta.

Muitas vezes em hotéis, os funcionários fazem até estratégia para maximizar os ganhos. O que te recebe na chegada não é o mesmo que levará suas malas até o quarto, então ele chega na cara de pau e diz isso, insinuando que quer a gorjeta. E depois você precisa dar a gorjeta novamente para o outro funcionário que leva as malas até o quarto.

Se você andar de táxi em Nova York, e o corrida tiver dado US$17, se você entregar uma nota de US$20 o motorista provavelmente nem vai falar nada, vai assumir que os US$3 são a gorjeta dele. Em Londres, por exemplo, eles devolvem até os centavos e não assumem que terão gorjeta. Que diferença!

Experimenta não dar uma gorjeta que provavelmente receberá uma cara feia. Uma situação constrangedora.

Para mim a gorjeta perdeu o sentido de valorizar um bom profissional.

Grupo de WhatsApp sobre como tirar o visto americano

Você precisa tirar o visto americano? Ou vai renovar? Agora o Falando de Viagem tem um grupo pago exclusivo para lhe ajudar nessa etapa, que é muito importante e tem vários detalhes.

Não, o processo não é um bicho papão. É burocrático, mas se aprovado são 10 anos de viagens pela frente. Entendendo como fazer todo o processo a chance de aprovação é altíssima. Você sabia que muitas pessoas têm o visto negado por causa de informações erradas? Com a consultoria do Gabriel Dias você saberá tudo o que realmente precisa para conseguir o visto, com informações práticas e sem enrolação.

Para a elaboração dessa assessoria foram realizadas duas entrevistas com o cônsul do Consulado dos Estados Unidos da América. Além das informações sobre o visto americano, você terá informações sobre o processo de imigração e alfândega, que também gera muitas dúvidas. Faça a inscrição clicando aqui. Custa R$ 99,00 (pagamento único).

Atenção: esse grupo é focado apenas em visto de turista.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já teve algum dissabor com gorjetas?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
giancarlo Mensagens: 69
Dom Nov 10, 2013 7:13 pm
Várias vezes. A impressão realmente é que se deve dar gorjeta até pro funcionário do hotel que abre a porta para você. O mais complicado é que em restaurantes comumente a gorjeta não pode ser colocada no cartão, tem que ser em dinheiro vivo e só de você perguntar se pode incluir no cartão já vem a cara feia. No Brasil eu não ando com um real no bolso, mas lá sinto-me compelido a ter sempre dinheiro na carteira. Trocado em notas baixas pois dar dez dólares ou mais pra um manobrista ninguém merece. Por vezes não tenho dinheiro vivo e fica aquele clima esquisitão quando você fala que não tem dinheiro, só cartão.

Para minimizar este problema mas não resolvê-lo de vez eu sempre saco um pouco de dólares no aeroporto quando estou voltando pro Brasil e já deixo reservado pra quando voltar lá. Estive em LA em outubro e estarei em Chicago no final deste mês e esse small money já está garantido. Chato é que nestes saques nunca vem notas baixas e aí complica de novo para manobrista, carregador de malas e afins.

Sobre o mérito da gorjeta, não tenho uma opinião definida sobre o assunto. Não me agrada o método brasileiro de restaurantes, por exemplo, onde independentemente do serviço já vem lá os 10%. Por outro lado a paranóia americana de gorjeta pra tudo (além de maiores) e de não ser possível em vários momentos colocar no cartão também é irritante.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Nov 10, 2013 7:19 pm
Não pode dar gorjeta no cartão? Eu sempre faço isso. Na conta tem até espaço para ela.

Dar gorjeta para motorista de táxi eu acho o cúmulo. Não basta pagar pelo serviço para a pessoa que o prestou? Ainda tenho que dar gorjeta?

ironfire Mensagens: 2186
Dom Nov 10, 2013 7:19 pm
giancarlo, vc pode adicionar a gorjeta em qualquer conta no cartao, nao precisa pagar em dinheiro de forma alguma. Só escrever quando vc quer deixar no espaco de tip/ gratuity.

ironfire Mensagens: 2186
Dom Nov 10, 2013 7:21 pm
O que me deixa extremamente irritado é em hotel mais chique a pessoa ficar forcando pra levar sua mala, quando eu não faco a menor questão que ela leve e se vc fala que não quer a pessoa fica te olhando torto.

Ernesto Mensagens: 40
Dom Nov 10, 2013 7:46 pm
Eu entendo perfeitamente que nos EUA, em muitos casos os salários são ruins, e a gorjeta é uma fonte importante de renda do trabalhador que está lhe servindo. Mesmo assim, acho que só deve ser dada se o serviço for bem prestado, e nos hoteis por exemplo eu mesmo levo a minha mala. Há casos em que acho ridiculo dar gorjeta, como no caso das vans das locadoras que lhe levam ao carro alugado, em especial quando o motorista sequer ajuda com a mala.

Avatar do usuário
giancarlo Mensagens: 69
Dom Nov 10, 2013 8:07 pm
Ironfire e Baran, na primeira vez que fui pros USA, uns quase dez anos atrás,eu tive muita dificuldade de pagar a gorjeta com cartão, só consegui em uns dois lugares. Pode ser que eu tenha dado azar nos locais que fui, tenha sido ludibriado, que os tempos fossem outros ou mesmo tudo isso junto, mas o fato é que de lá pra cá passei a evitar a gorjeta no cartão. Um amigo meu que imigrou para lá muito tempo atrás chegou, na época, a me confirmar esta impressão que tive na ocasião.

Quando voltar lá no final do mês vou testar gorjetas de restaurante no cartão a torto e a direito, nos restaurantes melhores e piores. Quero pro meu próprio bem que todas dêem certo, confirmando isso só vai ficar melhor se os carregadores de malas pasarem a andar com suas maquinhas pessoais de cartões...

Avatar do usuário
giancarlo Mensagens: 69
Dom Nov 10, 2013 8:11 pm
Ernesto, sobre dar ou não gorjeta, este mesmo amigo que citei comentou que só não se dá absolutamente nada se o serviço tiver sido muito porco mesmo. Do contrário pelo menos o mínimo sugerido de 15%. Comentou também que entre zero e 15% não é usual e não é uma prática bem vista. Enfim, em Roma como os romanos...

Ernesto Mensagens: 40
Dom Nov 10, 2013 8:18 pm
Se eu gostei do serviço, acho mais do que justo dar a gorjeta, aqui ou lá fora. Se não gosto, e fui mal antendido, ou com aquela cara de "ai que saco", e não vou voltar, ainda mais no exterior, prefiro a cara feia. Foi o que aconteceu recentemente num restaurante a kilo no Rio, onde me recusei a pagar os 10%, afinal fui eu quem me servi da comida. Concordo que não dar gorjeta nos EUA não é usual, mas com motorista de taxi mal educado, eu até aprendo uns palavrões novos... :D E, tem casos onde realmente eu não vejo sentido em dar gorjeta, como no caso do valet pago. Se for gratuito, ok, mas pago?

Avatar do usuário
giancarlo Mensagens: 69
Dom Nov 10, 2013 8:22 pm
Cobrar 10% em restaurante por Kg é dose...

Pra taxista só se tiver sido muito educado e sempre completando o quebrado da nota, nunca dando nota a mais por isso.

O do Valet eu decido na hora, geralmente baseado na direção do vento.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio