Uma boa hora para se viajar para a Europa

Um apaixonado por viagens, vinhos e carros. Se deixar, viaja até em pé, mas nunca deixa de viajar.
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 21, 2015 7:07 pm
Uma boa hora para se viajar para a Europa

Imagem

Nos últimos tempos a alta do dólar tem apavorado a todos nós, mortais amantes das viagens, tornando as idas à terra de Mickey Mouse mais caras e fazendo com que fique mais dolorosa a fatura do cartão de crédito após um safári pelos outlets americanos.

Por outro lado o fortalecimento do dólar não foi exclusivamente sobre o real. Muitas outras moedas perderam força frente a moeda americana. O euro foi uma delas.

Se pegarmos um gráfico da paridade euro x dólar nos últimos anos veremos o quanto a moeda europeia perdeu valor. O euro hoje está mais barato que no começo do ano passado, enquanto o dólar disparou.

Nos últimos meses tivemos diversas promoções aéreas para os Estados Unidos e nem tanto para a Europa. Com exceção daquele famoso "bug" da KLM em dezembro os preços têm andado relativamente estáveis.

Creio que com a baixa ocupação dos voos que se desenha em um futuro próximo e a queda do preço do querosene de aviação, as promoções de passagens para a Europa começarão a aparecer.

Combinando isso com um euro estável em relação ao real, considero que é a hora de se pensar seriamente em uma viagem para o Velho Mundo.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jan 21, 2015 7:10 pm
As promoções estão surgindo, mas nenhuma ainda arrasadora. Passando janeiro (altíssima temporada) e o Carnaval acho que o cenário vai mudar, pois teremos vários meses de baixa temporada até julho.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Jan 21, 2015 7:18 pm
E não existe explicação para que não apareçam. As vezes achamos erroneamente que os Estados Unidos ficam perto e a Europa fica longe.

Então parece "natural" que uma passagem para os USA seja mais barata que para a Europa.

Mas com exceção da Florida, não é.

Los Angeles é mais longe que Frankfurt
Las Vegas é mais longe que Paris
Nova York é mais longe que Lisboa

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 21, 2015 8:31 pm
Eu tenho acompanhado a cotação do euro nos últimos 3 meses e o que vc falou realmente está acontecendo... o euro não tem tido uma flutuação tão forte quando o dólar.. inclusive vários dias ocorreu do dólar subir em relação ao real e o euro cair...
Em jul/15 nós estamos com tudo pronto para irmos à Europa.. e a maior parte das despesas já está protegida contra qualquer variação de euro... as passagens foram emitidas com milhas e os hotéis serão pagos com voucher Le Club... grana mesmo só para transportes, refeições, ingressos, e pequenas despesas....

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Qua Jan 21, 2015 9:24 pm
Gostei da análise, Fabio. Estou a algum tempo querendo ir para outro lugar além dos Estados Unidos (lugar que gosto muito). Pode ser uma boa opção ir para Europa esse ano..

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
henriquebasa Mensagens: 59
Qui Jan 22, 2015 7:17 am
Europa, nos vemos em Maio!

Vamos em dois casais para França e Itália. 18 dias rodando uma parte de carro e cruzando de um país para o outro de avião.

Ótima informação da estabilidade do Euro, ta na hora de ir comprando.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jan 22, 2015 10:58 am
Fiquem atentos às medidas da área econômica..
Com SELIC a 12,25%, e todas as medidas de ajuste fiscal adotadas e outras que estão a caminho, existe uma grande tendência de que o dólar e o euro caiam...
O mercado estava embutindo um risco nas cotações, achando que as medidas da área econômica seriam limitadas pela presidanta... mas parece que a equipe está com autonomia para fazer ajustes e isto está se refletindo na cotação do dólar e euro..
Pode haver uma entrada de dólares maior, em função do valor de retorno de aplicações financeiras, pois nenhuma país com avaliação de risco igual ao nosso tem este retorno..
Hoje o euro comercial já está abaixo de R$ 3,00, despencando quase 3,0%....o dólar comercial está a 2,576...
Eu comprei dólares em valor médio de R$ 2,40 e depois parei, quando atingiu R$ 2,48... se a cotação bater 2,525, vou comprar mais um pouco...e vou aproveitar comprar uns poucos euros...

aabagge1 Mensagens: 527
Qui Jan 22, 2015 11:06 am
zardox,

o BCE tem intenção de soltar um plano semelhante ao americano de estímulo à economia na zona de sua influencia, o que deve colocar mais euros no mercado.

vc acredita que isto tbm possa contribuir para uma redução ainda maior na cotação do euro vs brl?

abs

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jan 22, 2015 11:21 am
Zardox, essa análise faz sentido a curto prazo. A acomodação atual diz respeito mais a um efeito psicológico que a algum resultado concreto.

O problema é que os fundamentos da economia brasileira estão deteriorados. Balanças comercial e de pagamentos deficitárias. Sinais de recessão, país se fiando cada vez mais nos investimento diretos para se zerar. E fluxo de investimentos nós sabemos que é algo finito.

Se até o final do primeiro de governo não houver sinais de melhoras desses fundamentos e a economia americana se fortalecendo, não vejo como o câmbio possa se manter sob controle.

Ok, logo logo vem aquele blá blá blá das reservas de mais de 300 bi, mas se o BC lançar mão de grande parte dessas reservas, novamente o efeito psicológico disso será péssimo e a credibilidade do país frente ao mercado externo será bem abalada.

Avatar do usuário
JuAssreuy Mensagens: 285
Qui Jan 22, 2015 12:31 pm
Sem contar que uma coisa é a cotação para transações na Bolsa e etc em dólar, outra coisa é a compra de papel moeda.
Ontem comprei dolar, acreditando ser uma baixa momentânea no atual cenário, a cotação do BC era de 2,63 e eu paguei 2,72 no Banco do Brasil (+taxas e IOF). Então, eu concordo com o Fabio, o efeito psicológico está péssimo. A credibilidade está em baixa e os grandes empresários estão jogando na retaguarda.
Bom... vamos torcer pro BC e a Fazenda terem mais autonomia em 2015 e acho que aos poucos vamos ganhando mais fôlego...

"Ah, o Outono! Nos veremos duas vezes esse ano! Iupiii..."
Juliana Assreuy




Booking.com

Voltar para “Coluna do Fabio Macedo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio